Blog

Lean Manufacturing: O que você pode aprender com a Toyota?
27 de julho de 2018
Lean Manufacturing: O que você pode aprender com a Toyota?

O que você pode aprender com a Toyota?

Você com certeza já deve conhecer a Toyota e ter lido sobre seu sucesso mundo afora, não é mesmo? A Toyota é uma empresa japonesa que já está no competindo no mercado desde 1937. Ademais, até hoje, se destaca no seu setor de atuação. Com certeza, parte desse sucesso pode ser atribuído ao Sistema Toyota de Produção, ou também conhecido como o Lean Manufacturing.

toyota lean manufacturing

Esse sistema foi desenvolvido por dois funcionários da Toyota. Após diversas visitas a indústrias americanas para observar a produção em massa, ficaram indignados com alguns aspectos: produção em lotes grandes, interrupções entre as etapas, grandes estoques, máquinas sempre em operação, além de não dar importância real para o mais importante, o que o cliente realmente deseja. Operar dessa maneira no chão de fábrica da sua indústria pode te trazer alguns problemas. Como a superprodução, peças com defeitos e um fluxo de produção descontínuo.

“Operar com um chão de fábrica mal organizado por ser um grande desperdício na execução da sua produção” – Leia mais no nosso artigo sobre como melhorar o Layout do seu chão de fábrica e deixa-lo mais organizada


A solução: Lean Manufacturing!

Pensando nesse panorama, o sistema de produção, desenvolvido, precisava minimizar os desperdícios e aumentar o valor que estava sendo criado para o cliente. Com isso, os funcionários da Toyota, conseguiram mudar a realidade da empresa na qual trabalhavam.  

Assim, surgiu o Lean Manufacturing, tão conhecido até os dias atuais. O foco não era mais potencializar cada um dos processos separadamente, mas sim todo o fluxo de valor do seu produto. Assim, os processos e produtos deviam fluir pela indústria até o seu cliente. Assim, a eliminação de desperdícios foi muito perceptiva: menos dinheiro, espaço, capital, esforço, custo e defeitos. Mas o que isso pode ter a ver mais diretamente com o foco no que o cliente quer?

A resposta é a maior variedade conquistada pela indústria, que agora conseguia rapidamente atender às mudanças nas vontades de seus clientes, mantendo um boa qualidade e baixo custo.

O vídeo abaixo pode te fazer compreender melhor os diferentes sistemas de produção que podem ser utilizados em uma indústria. Além disso, ressalta alguns problemas que alguns deles podem causar:

Mas e agora, como aplicar?

 

Depois de ter entendido um pouco mais sobre o Lean Manufacturing e seus benefícios, você deve estar se perguntando como seria possível aplica-lo na realidade da sua indústria, não é mesmo?

Para tornar esse sistema de produção adequado são necessárias informações essenciais para essa implementação. É de extrema importância entender qual o caminho que o seu produto percorre. Ou seja, deve-se entender a etapas e sua sequência, os diferentes tempos relacionados ao processo, como o tempo de processamento, tempo de troca em máquinas ou tempo em estoque, a frequência necessária de produção para atender os pedidos de seus clientes, além de entender como o fluxo de informação acontece paralelamente a tudo isso. Vale ressaltar, a importância de uma análise e desenvolvimento do Layout da sua produção, para assim explorar ao máximo o Lean Manufacturing.

agende um diagnostico

Coletadas essas informações, podem ser desenhados mapas desse fluxo de material, informação e processos. A partir disso, fica mais fácil a identificação de desperdícios. Talvez, o seu produto esteja passando por um tempo de processamento de questão de minutos, mas mesmo assim passa semanas dentro da sua fábrica. E isso ocorre graças a esse tempo que é desperdiçado em etapas onde não está agregando valor nenhum para ele.

Para sanar esse problema é então desenhado o mapa de estado futuro. Ou seja, o esquema de como os fluxos devem passar a acontecer no seu chão de fábrica. Com a implementação do estado futuro, você estará eliminando da sua indústria os grandes estoques. Além do elevado tempo para a produção de cada unidade, custos desnecessários, defeitos, e vários outros aspectos que te trazem malefícios para a qualidade de seu serviço.

Ficou interessado? Aplique o Lean Manufacturing!

Ficou interessado no sistema Lean Manufacturing de produção? Quer melhorar a produtividade do seu chão de fábrica? Entre em contato com nossa equipe e faça uma consultoria conosco! Desenvolvemos todo o projeto para sua empresa!

[av_button label=’Solicite um orçamento e otimize sua produção!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-producao’ link_target=’_blank’ size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto Escrito por Luiza Furlan, Consultora da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

1 Comentário

  1. Marta Fonseca

    Essa matéria me ajudou muito mesmo e suas informações foras bem claras e por isso valeu demais. Quero voltar aqui e pesquisar mais seus conteudos. Agradeço muito.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias