Blog

Layout Industrial: Primeiros passos para a otimização
4 de junho de 2018
Layout Industrial: Primeiros passos para a otimização

Layout Industrial: Primeiros passos para a otimização

Você sabe o quanto organizar o layout industrial, ou seja, organizar a disposição das máquinas, equipamentos, ferramentas, funcionários ou setores do seu negócio, pode afetar diretamente na sua produtividade? Para que uma empresa garanta sua competitividade e visibilidade no mercado, é necessário investir tanto na qualidade do que é produzido quanto na própria organização interna do negócio. A seguir, daremos os direcionamentos iniciais para otimizar o máximo o espaço da sua indústria.

organizar o layout industrial

Nesse sentido, é viável prezar pela otimização do layout. Assim, o layout consiste em definir a distribuição e disposição física dos componentes da área de produção. Dessa forma, é possível organizar o espaço visando obter maior eficiência.

Confira mais sobre quando fazer um layout industrial

A sua empresa tem enfrentado problemas como fluxo intenso confuso? Perda de tempo entre uma etapa e outra? Acúmulo de funcionários ou demora na busca por informações? Se a resposta for sim, esses podem ser fatores alarmantes de que uma otimização no seu layout industrial é necessária. Assim, para que essa técnica seja implantada de maneira correta, algumas tarefas devem ser feitas com excelência


Como organizar e otimizar o layout de uma linha de produção?

primeiros passos para organizar o layout industrial

Listamos 4 passos para organizar o layout Industrial que podem ajudar na hora de planejar o layout da sua empresa!

  1. Estude o fluxo do processo de produção.

Faça uma observação da sequência de atividades do fluxo produtivo. Essa etapa é essencial para começar a definição da disposição espacial no seu negócio. Além disso, garante um melhor controle e maior supervisão no estabelecimento.

Não tendo essa definição consolidada, é mais difícil perceber melhores locais para realizar cada tarefa.

  1.  Observe as distâncias entre postos de trabalhos, equipamentos e maquinário.

O transporte do material ou produto pode estar sendo maior do que o que realmente precisa. Assim perde-se tempo com uma etapa que não agrega valor e aumenta-se a possibilidade de existir atrasos na entrega. Com uma disposição dos componentes da produção, como os maquinários, em harmonia e a sequência de utilização, obtém-se uma fluidez na movimentação.

  1. Utilize bem e inteiramente o espaço disponível.

Outro aspecto importante a ser considerado é utilizar todo o espaço que é possível na empresa. Assim, é possível fazer com que cada espaço seja utilizado da melhor maneira.  Dessa forma, garante-se que não haja processos acumulados em um mesmo local, o que causaria choques entre eles, ou que a empresa não esteja com locais inutilizados. Assim, evita-se uma disposição ineficiente das máquinas ou postos de trabalho que poderiam desperdiçar espaços importantes.

  1. Considerar o fluxo de pessoas.

Além de observar as máquinas, ferramentas, caminhos percorridos, outro fator importante é o caminho dos funcionários. Assim, uma locomoção fluida leva a um processo produtivo mais produtivo, sem obstáculos que levariam a uma potencial tensão no processo.

Conclusão

As vantagens que podem ser obtidas com a execução de um projeto como esse são inúmeras, como por exemplo, cruzamentos ou obstáculos na locomoção de pessoas ou materiais são evitados, o ambiente se torna mais ergonômico e seguro, o tempo de produção é diminuído, a organização do maquinário, e por fim, a melhor qualidade e menores prazos levarão a um aumento nas vendas. Outra forma de obter resultados imediatos e satisfatórios na produção, é a realização de uma Produção enxuta ou Lean Manufacturing*, serviço que utiliza metodologias voltadas a otmização dos processos industriais de uma linha de produção.

Conheça mais sobre o que é a Produção enxuta e Lean Manufacturing

Quer saber mais sobre como melhorar e organizar o layout industrial da sua linha de produção?

Se você quiser saber um pouco mais sobre como funciona um projeto de layout da produção ou se interessou pelo assunto, confira os nossos serviços de Engenharia de Produção. Acredita ou ainda não tem certeza que sua empresa precisa aplicar um projeto de layout Industrial? Entre em contato com nossa equipe e receba um diagnóstico gratuito!

Texto Escrito por Luiza Furlan, graduanda de Engenharia de Produção e Consultora da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

1 Comentário

  1. frete recife

    Bem explicado, parabéns aos responsáveis do site.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias