Blog

Drone na construção civil: entenda como funciona
5 de abril de 2022
Drone na construção civil: entenda como funciona

Com o avanço das tecnologias, a construção civil pode se beneficiar de vários ramos desta nova era tecnológica, uma vez que isso possibilita o surgimento de novos materiais, meios construtivos e novas fontes de geração de imagens, as quais facilitam o entendimento como um todo do local que será realizado o projeto. Um desses avanços pode ser relacionado a imagens realizadas por drone, equipamento que vem ganhando destaque na atualidade devido sua alta capacidade de geração de imagens a curto e longo alcance.

O QUE É UM DRONE?

Sendo assim, um drone pode ser definido com um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), o qual apresenta hélices para sua auto sustentação, baterias como sua fonte de alimentação e são equipados com uma câmera para a captura de imagens. Podem ser comandados por controle remoto e alguns modelos apresentam voo autônomo por um determinado intervalo de tempo.

Uma de suas principais características é a questão de não ser tripulado, uma vez que isso possibilita uma maior facilidade para manuseio, redução de custos para geração de imagens e aumento da qualidade do produto final em uma construção ou projeto que seja realizado por meio dessa tecnologia. 

Veja também: A tecnologia na construção civil está tornando o mercado melhor ou pior?

APLICABILIDADE E BENEFÍCIOS DOS DRONES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Um dos pontos fundamentais para execução de uma obra de qualidade é o acompanhamento da maior parte das etapas construtivas da mesma, uma vez que isso pode evitar erros desde o início da construção e possibilitar uma obra mais barata e com menos problemas ao decorrer do processo construtivo.

É nessa questão que entram em cena os drones, visto sua aplicabilidade em diversas partes na construção civil, desde o acompanhamento de obra, quanto na produção de imagens finais das edificações e projetos realizados. 

Devido suas características, leve, ágil, funcional e não tripulados, os drones podem alcançar níveis que seriam muito difíceis e quase impossíveis de serem alcançados com outros meios. Isso possibilita a visualização de ângulos fundamentais para o acompanhamento do processo de construção, bem como pode gerar produtos de altíssima qualidade no final da obra, fato que agrega muito valor para o projeto como um todo e explora com mais qualidade todos os parâmetros construtivos.

Diante do seu comando por controle remoto, os drones apresentam um fator de segurança muito grande, já que não é mais necessário colocar em risco a vida de pessoas para que se consiga a captura de imagens aéreas de obras, reduzindo custos de mão de obra e equipamentos para isso. 

Um ponto importante para ser destacado também é o fato dos drones possibilitarem a análise em tempo real de alguns parâmetros das obras, tais como o posicionamentos dos elementos construtivos, perspectivas de diversos ângulos, temperatura do local de trabalho, assim como outras variáveis construtivas.

Somado a isso, alguns drones possuem a capacidade de gerar relatórios instantâneos do que está ocorrendo no canteiro de obra ou no campo de análise, fator que, mais uma vez, barateia toda a cadeia construtiva e evita inúmeros erros e falhas na construção.   

Confira também nosso artigo: CIDADES INTELIGENTES: A tecnologia como agente transformador

VANTAGENS DOS DRONES DA CONSTRUÇÃO CIVIL 

Diante de todas as vantagens e benefícios que foram apresentados, podemos compilar a eficiência dos drones na construção civil nos tópicos a seguir:

  • MELHOR ACOMPANHAMENTO DA OBRA
  • MENOR TEMPO DE VERIFICAÇÃO DAS ETAPAS CONSTRUTIVAS
  • MINIMIZAÇÃO DE ERROS E FALHAS NO PROCESSO CONSTRUTIVO
  • MINIMIZAÇÃO DE ACIDENTES COM OPERÁRIOS
  • MENOR CUSTO DE MÃO DE OBRA
  • RELATÓRIOS E IMAGENS EM TEMPO REAL
  • IMAGENS COM MAIOR QUALIDADE E ÂNGULOS DIFERENCIADOS

DIFERENÇA ENTRE DRONES E OUTRAS FILMAGENS

Como já dito acima, os drones têm a capacidade de alcance muito maior e mais diferenciada que os métodos tradicionais. Os métodos anteriores a eles utilizavam formas de difícil acesso, em muitos dos casos, para garantir uma boa imagem ou filmagem.

Geralmente eram necessários helicópteros e guindastes para obtenção de filmagens e fotografias vistas de cima das edificações, fator que deixava o processo muito caro quando comparado aos métodos atuais com drones. Além disso, métodos tradicionais como esses possuíam um grau de segurança muito baixo, visto que exigiam movimentos e comportamentos arriscados das pessoas que manuseiam tais equipamentos. 

Com a integração dos drones na construção civil, tais procedimentos arriscados e caros foram minimizados, já que, hoje, podemos encontrar preços de drones por volta de R$1000,00, muito mais baratos que os métodos tradicionais. Além disso, a segurança de utilização dos drones quando comparados a esses equipamentos tradicionais é muito maior, visto que não são tripulados e podem ser guiados do solo, não apresentando riscos para quem o conduz, desde que sigam as normas de condução adequadas.

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DE DRONES

Para maior segurança das pessoas que utilizam drones, assim como das que estão ao seu redor, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) regulamentou diversas normas para utilização de drones para que seu uso seja feito de forma consciente e segura. Para isso, a ANAC estabelece uma divisão em classes que variam de acordo com o peso que deseja-se carregar no drone e, a partir disso, elenca algumas exigências de aeronavegabilidade:

    Fonte: ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil

COMO PODEMOS TE AJUDAR COM ESSAS TECNOLOGIAS?

Sabemos que hoje, quanto menor o tempo de obra, menores serão os gastos para sua realização, logo, isso pode ser minimizado através dessas tecnologias de ponta que possuímos. Além disso, um projeto muito bem alinhado com essas ferramentas ajudam ainda mais nessa otimização na construção civil e isso nós garantimos para você, projetos com alta qualidade, detalhados e especificados com todos os equipamentos, elementos construtivos e etapas necessárias para uma excelente construção. Venha conhecer nossa empresa e nossos cases de sucesso!

Deseja fechar um projeto conosco? Marque agora uma reunião totalmente GRATUITA!

Texto escrito por Vinicius Pastori, consultor de arquitetura na EESC jr.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias