Blog

Metaverso: tudo sobre o novo mundo virtual
20 de abril de 2022
Metaverso: tudo sobre o novo mundo virtual

O metaverso é uma outra perspectiva de ver o mundo. Nele, será possível,  sem precisar do esforço da locomoção:

  • se conectar com pessoas;
  • viver experiências;
  • trabalhar; 
  • se entreter de forma imersiva. 

Esse novo ambiente representa uma evolução da internet: poderemos de fato vivenciar o que estamos fazendo na internet em uma realidade virtual imersiva, não só acessá-la em uma tela de duas dimensões.

Em uma realidade em que as pessoas  costumam buscar o entretenimento em meios digitais e se aproximar umas das outras pelas redes sociais, o metaverso se mostra como um meio revolucionário.

O que é metaverso?

O metaverso se trata de um universo virtual imersivo, que pode ser acessado através de equipamentos como óculos de realidade virtual. 

É um conceito que não se concretizou integralmente ainda, porque ainda não foram desenvolvidas tecnologias suficientes para sustentar um ambiente que conecte inteiramente o real com o virtual.

Fonte

Em contrapartida, estão surgindo diversos avanços, a exemplo do crescimento da popularidade das criptomoedas e dos NFT’s, que possibilitam o desenvolvimento de uma economia digital integrada com a economia tradicional.

Embora não seja totalmente concreto ainda, muitos jogos já se beneficiam da ideia do metaverso. A exemplo do jogo Fortnite, da empresa Epic Games, que sediou um show do rapper Travis Scott no jogo, garantindo cerca de 12 milhões de visualizações em tempo real.


Como surgiu o metaverso?

Se engana quem pensa que o conceito de metaverso surgiu há pouco tempo. O termo já aparecia no livro de ficção científica “Snow Crash”, do autor Neal Stephenson, publicado em 1992. O livro aborda o personagem “Hiro Protagonist”, que possui duas vidas, na vida real é entregador de pizza, e na sua vida virtual um samurai.

Porém, a real popularização do termo na atualidade ocorreu com os anúncios em outubro de 2021 da antiga Facebook Inc, que passou por um rebranding, conhecida como Meta atualmente. Mark Zuckerberg, CEO da organização, relata que o próximo passo disruptivo para a conexão entre as pessoas é o metaverso, assim como as redes sociais foram no início do Facebook, e por isso, este tem sido o foco da empresa. (Fonte)

Tecnologias envolvidas

Para garantir a imersão no ambiente virtual, utiliza-se das tecnologias:

  • Realidade virtual: trazer a sensação de estar presente no ambiente virtual a exemplo de jogos que utilizam óculos de realidade virtual como o PlayStation VR Worlds (Link);
  • Realidade aumentada: trazer  para a realidade elementos do mundo digital a exemplo do jogo Pokémon Go, que através da câmera do celular, consegue representar elementos do jogo em tamanho real (Link);
  • Criptomoedas: base para a economia digital. Tem sido moeda de transação em muitos jogos como no Sandbox (SAND) e Axie Infinity (AXS) e meio de investimento de muitas pessoas;
  • NFT’s: bens únicos no meio virtual que possibilitam transações. A exemplo da aquisição de um terreno na plataforma de metaverso The Sandbox por US$ 4,3 milhões feita pela Republic Realm, fundo de investimento em imóveis digitais. (Fonte)

Bitcoint. – Fonte

O que pode ser feito no metaverso?

Nele, as pessoas poderão não só observar o mundo digital, mas também fazer parte dele: 

  • ter avatares;
  • interagir com pessoas;
  • trabalhar;
  • se entreter;
  • adquirir bens e;
  • participar de eventos e shows.


Empresas que investem nesse mundo virtual

Além do Meta que acredita no metaverso como futuro das rede sociais,  outras grandes empresas já possuem um olhar voltado para esse ambiente. Alguns exemplos:

  • Microsoft pretende desenvolver um metaverso empresarial com reuniões com hologramas e avatares 3D’s nas reuniões do Microsoft Teams;
  • Epic Games está com iniciativas para desenvolver jogos para o metaverso;
  • NVidia criou a Nvidia-Omniverse, uma plataforma colaborativa de desenvolvimento de metaversos;
  • Nike criou a Nikeland, uma plataforma interna ao jogo Roblox. Além disso, possui frentes para desenvolvimento de NFT’s de moda.

Metaverso e a internet (como ele pretende transformar a internet) 

Existem especialistas que acreditam que o metaverso será a chave para a revolução da internet na web 3.0: imersiva, descentralizada e aberta. Atualmente, nos encontramos com a internet sendo a web 2.0, focada na interação das pessoas através de redes sociais. (Fonte).

Entretanto, uma outra vertente acredita que o metaverso pode acabar sendo segregador, por conta dos alto valor aquisitivos dos equipamentos necessários para acessá-lo.

E você, o que acha do metaverso? Crê que ele será um ambiente revolucionário e de fácil acesso a todos?

Como podemos ajudar?

Gosta de conteúdos relacionados a tecnologia? Então não se esqueça de conferir nossos outros artigos sobre esse assunto! 

Escrito por Daniel Maeda, coordenador do Núcleo de Engenharia Elétrica e de Computação na EESC Jr.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias