Blog

Arquitetura Sustentável: descubra tudo sobre o assunto
11 de abril de 2022
Arquitetura Sustentável: descubra tudo sobre o assunto

INTRODUÇÃO

A discussão sobre os impactos das ações humanas na natureza vem ganhando destaque, cada vez mais, tendo em vista o consumo exagerado dos recursos naturais atualmente. Nesse sentido, um dos principais setores que apresentam resultados negativos no meio-ambiente é o da construção civil, mas por quê?

Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na cidade de São Paulo, mais de 50% dos entulhos produzidos diariamente são provenientes desse setor. Existe, no entanto, a possibilidade de modificar essa realidade, apostando em projetos que apliquem a arquitetura sustentável.

Mas o que é a arquitetura sustentável? Como aplicá-la em projetos? Abaixo, vamos debruçar sobre o tema e apresentar alguns de seus pontos mais importantes, então não perca a leitura a seguir!

O QUE É ARQUITETURA SUSTENTÁVEL?

A arquitetura sustentável pode ser definida como aquela que busca a criação de ambientes saudáveis minimizando os danos ambientais, com o intuito de ser mais ecologicamente correta. 

Além disso, a produção de ambientes saudáveis e sustentáveis pode ter um impacto considerável na qualidade de vida de seus ocupantes, sendo, também, uma arquitetura que visa o desenvolvimento social e cultural.

Para produzir esse tipo de arquitetura, também conhecida como arquitetura verde, alguns aspectos devem ser considerados: a escolha de materiais de baixo impacto, decisões de projeto, adequação ao clima local e até os métodos construtivos empregados. Se esses pontos forem bem pensados e calculados, é possível obter uma maior viabilidade econômica com esse tipo de produção.

PRINCÍPIOS

Para entendermos melhor como obter esse resultado, primeiro é necessário compreender os princípios da arquitetura sustentável:

  • Projeto bem pensado e planejamento integrado: um projeto detalhado pode reduzir o entulho e descartes inadequados em canteiro. Além disso, o planejamento em conjunto com outros projetos, a partir da compatibilização dos mesmos, garante uma melhor execução final.
  • Aproveitamento do terreno: é necessária a análise do terreno em que o projeto se insere, buscando dialogar com o entorno. Nesse sentido, também é importante conservar a maior área permeável possível, evitando alterações drásticas no espaço original.
  • Atenção às condições climáticas locais: um estudo do clima local é essencial para evitar um consumo de energia desnecessário, adequando o projeto do edifício à realidade regional.
  • Respeito à legislação e normas: o atendimento das normas é algo indispensável em qualquer projeto, mas na arquitetura verde se destaca o respeito às leis trabalhistas, visando uma execução também socialmente sustentável no canteiro. 

VANTAGENS:

A arquitetura sustentável traz inúmeras vantagens para o ambiente e, consequentemente, para os seus habitantes, como:

Preservação do meio ambiente

A construção civil é um dos fatores que mais geram impactos ambientais no mundo. Esse setor é responsável, segundo o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, por consumir 75% dos recursos naturais, 20% da água nas cidades e gerar 80 milhões de toneladas de resíduos por ano.

Desse modo, a arquitetura sustentável tem um efeito importante no meio ambiente, uma vez que diminui os resíduos gerados, a poluição e aumenta o reaproveitamento de materiais. 

Eficiência energética

A utilização de equipamentos que obtêm energia de fontes naturais como o sol e a água é muito benéfico ao meio ambiente, pois protege-o da poluição das fontes não renováveis. Além disso, fontes de energia não renováveis são mais caras. 

Economia de água

A arquitetura sustentável reduz o desperdício de água por meio da instalação de sistemas hidráulicos eficientes. Ademais, sistemas de purificação de água fazem com que a água seja reciclada e permitem fontes alternativas de água, como a da chuva.

Assim, esses recursos protegem as fontes de água futuras e economizam esse recurso vital.

Proporcionar bem-estar, conforto e benefícios para a saúde

As construções impactam o bem estar das pessoas, pois são nelas que os indivíduos passam boa parte do seu dia. 

Os diversos recursos da arquitetura sustentável, como a melhoria na qualidade do ar, a menor emissão de poluentes e o melhor aproveitamento da iluminação, são muito importantes para a saúde dos indivíduos.

Além disso, o contato com a natureza, como nos telhados verdes, paredes verdes ou hortas também impactam o bem estar, a saúde e até a produtividade das pessoas.

Investimento

Devido às demais vantagens citadas, as edificações sustentáveis possuem um valor mais alto no mercado e se apresentam, assim, como um bom investimento. 

Ademais, esses imóveis possuem uma velocidade de venda muito maior que os demais, além de reduzir os custos na operação do edifício a longo prazo. 

COMO PROJETAR DE FORMA SUSTENTÁVEL: 

Os princípios que devem ser levados em consideração para a realização de um projeto sustentável são: 

Adaptação às condições bioclimáticas

Estudar o entorno e projetar a construção segundo às necessidades e capacidades de cada região. Também deve-se levar em consideração a orientação do terreno, pois ela afeta o acesso à luz, ao sombreamento e à ventilação.

Aproveitamento dos recursos naturais 

Utilizar soluções que englobam, ao máximo, os benefícios já existentes no ambiente natural, como águas pluviais, áreas verdes e ventos.

Estudo e uso racional dos materiais 

Optar por materiais renováveis, reciclados e que venham de regiões próximas á construção.

Otimização energética

Utilizar fontes de energia renováveis segundo as características e viabilidade bioclimática de cada região. Além de implementar sistemas que consumam pouca energia.

Eficiência hídrica

Implementar sistemas de reutilização como o aproveitamento de água da chuva para reduzir o consumo de água.

Uso de tecnologias inovadoras 

Tornar a sustentabilidade mais eficiente por meio de sistemas tecnológicos.

Priorização da saúde e do bem-estar dos ocupantes

Implementar estratégias que promovam conforto térmico, acústico e luminoso.

Paisagismo 

Utilizar espécies típicas da região e que sejam eficientes na proteção contra a radiação solar. Estratégias como telhados e paredes verdes são benéficas, pois contribuem para o conforto térmico e para a eficiência energética.

Tratamento de resíduos

Os resíduos gerados na construção podem ser tratados e reutilizados para não causarem um impacto negativo no meio ambiente.

EXEMPLOS DE PROJETOS: 

Bank of America Tower, One Bryant Park – Nova York, EUA

Esse edifício foi construído com matérias primas provenientes de fontes renováveis e recicláveis e que foram obtidas em regiões próximas a Nova York. 

Além disso, o projeto garantiu ar fresco e ventilação durante e depois da obra, proporcionando uma boa qualidade de ar interior. 

Com isso, esse foi o primeiro edifício a receber o selo LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design) do mundo.

Sede do jornal The New York Times, Nova York, Estados Unidos

Esse edifício é um ótimo exemplo de arquitetura sustentável, pois é composto por materiais que maximizam a luz e por peças que reduzem o ofuscamento da luz solar. 

Ademais, 95% do aço utilizado na sua estrutura é reciclado e o prédio possui cogeração de gás natural que fornece 40% da energia consumida nele. 

O prédio também conta com pisos elevados que possibilitam a distribuição de ar por baixo para o resfriamento, gastando menos energia que um sistema convencional.

30 The Bond, Sydney, Austrália

O projeto desse prédio foi pensado de modo a efetuar uma melhor gestão de água, de resíduos e a enfatizar o ambiente interno. 

O edifício utiliza ventilação natural, fachadas sombreáveis, coberturas ajardinadas com plantas resistentes à seca e feixes de refrigeração passiva. Assim, o prédio consegue emitir 20% menos poluente do que a média. 

Como podemos te ajudar?

Ao projetar e executar uma obra de forma sustentável, conseguimos mudar a realidade ao nosso redor, diminuindo o impacto causado na natureza, além de proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida e redução de gastos.

Deseja fechar um projeto sustentável conosco? Marque agora uma reunião totalmente GRATUITA!

Conheça nossa empresa e nossos cases de sucesso!

Texto escrito por Eduardo de Lima e Gabriela Hartung , consultores de arquitetura na EESC jr.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias