Blog

CIDADES INTELIGENTES: A tecnologia como agente transformador
10 de março de 2022
CIDADES INTELIGENTES: A tecnologia como agente transformador

Desde a primeira revolução industrial, em meados do século XVIII, as cidades são a principal forma de organização social e habitacional das sociedades ao redor do globo. Desde então, foram desenvolvidas diversas teorias e formas de se construir e projetar cidades.

Atualmente, com a revolução tecnológica, os estudiosos de urbanização criaram o conceito de cidades inteligentes. Nesse artigo iremos nos aprofundar nesse conceito e dissertar sobre as características desse modelo de urbanização.

AFINAL, O QUE SÃO CIDADES INTELIGENTES?

Antes de tudo, é necessário entender o conceito de cidade inteligente. Cidades inteligentes são cidades que utilizam tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes a partir de investimentos em infraestrutura e em soluções inovadoras e sustentáveis para resolução de problemas habitacionais, ambientais e socioeconômicos.

Investimento no planejamento urbano e o desenvolvimento de medidas voltadas para a preservação do meio ambiente são algumas das medidas que fazem das cidades inteligentes, verdadeiros exemplos de gestão e sustentabilidade.

COMO SURGIRAM?

Essas cidades surgiram da necessidade de adaptação das cidades diante  do aumento significativo da população. Nesse contexto, um novo planejamento urbano se fez necessário para que todos os habitantes conseguissem ter acesso fácil e rápido a todos os aspectos da vida contemporânea, como trabalho, escolas, hospitais, locais de lazer, pontos de transporte público, coleta de lixo, esgoto encanado e tratado, entre outros.

INDICADORES DAS CIDADES INTELIGENTES

De acordo com o Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, 9 variáveis podem indicar o nível de inteligência de uma cidade. São elas:

  • Capital humano;
  • Coesão social;
  • Economia;
  • Meio ambiente;
  • Governança;
  • Planejamento urbano;
  • Alcance internacional;
  • Tecnologia;
  • Mobilidade e transporte;

Uma análise conjunta de todos esses indicadores determina o quão inteligente a cidade é. Atualmente Londres é considerada a cidade mais inteligente do mundo, no entanto cidades planejadas que estão sendo construídas nos novos Tigres Asiáticos, como Binh Duong Smart City no Vietnã, tendem a tomar esse posto quando as obras forem concluídas. 

CIDADES INTELIGENTES NO MUNDO

Como visto, cada vez mais, grandes cidades ao redor do mundo estão se reinventando e se tornando cidades inteligentes. Citaremos abaixo algumas das principais para entendermos melhor as inovações por trás delas.

1- Londres

A gigante inglesa ocupa o 1º lugar no Ranking desde 2019, apresentando ótimas performances em quase todos os indicadores. Um dos quesitos mais bem avaliados é o “capital humano”, o que se deve aos altos investimentos em escolas de negócios e grandes universidades. Além do âmbito educacional, Londres ainda é considerada um polo de inovação, sendo uma das cidades que mais recebem startups e profissionais de tecnologia no mundo.

A cidade desenvolveu diversas medidas pensadas para melhorar a infraestrutura e mobilidade, como a taxação da circulação de veículos poluentes na região central e a transformação de uma das principais ruas da cidade, a Oxford Street, em uma rua exclusiva para pedestres. Ainda nesse contexto, os órgãos públicos londrinos ainda desenvolveram ruas com infraestrutura inteligente, que utilizam tecnologias que fornecem wi-fi, iluminação, locais para recarregar veículos elétricos e sensores de qualidade de ar.

2- Nova York

Nova York é outro exemplo típico de metrópole inteligente. No ano de 2017, a cidade foi considerada oficialmente como “Smart City” pela IESE Center for Globalization and Strategy. Esse título foi obtido graças às recentes soluções inovadoras de integração e conectividade impostas na cidade.

Dentre as soluções desenvolvidas, destaca-se a plataforma, lançada em colaboração com a Cisco, que foi capaz de transformar sistemas telefônicos antigos, em pontos de acesso à internet para toda a população, além de fornecer informações, notícias e alertas de segurança.

A cidade americana ainda conta com forte presença em outras áreas, como no trânsito, cujo monitoramento se dá em tempo real desde 2010, através do uso de aproximadamente 300 sensores e câmeras que fornecem estatísticas e modificam os padrões de semáforos, de modo a otimizar o fluxo e proporcionar uma economia de 10% nos tempos médios de viagem dos nova iorquinos.

3- Amsterdã

Com uma população relativamente pequena se comparada às métropoles vistas anteriormente, os quase 900 mil habitantes de Amsterdã, contam com   .

A cidade é pioneira e um dos grandes destaques europeus quando o assunto é sustentabilidade. O governo holandês desenvolveu uma plataforma que oferece o suporte e incentivos necessários para que empresas e cidadãos possam desenvolver projetos verdes, de forma a impactar positivamente o meio ambiente e suas vidas.

Além disso, altos investimentos foram e são feitos continuamente na área da tecnologia móvel. O aplicativo Appening Amsterdam, que indica locais para entretenimento, e o Drive Carefully, que alerta motoristas quando passam por zonas onde é recomendável reduzir a velocidade do veículo, são dois dos maiores exemplos.

CIDADES INTELIGENTES NO BRASIL

Apesar da maioria das “smart cities” se encontrarem nos países desenvolvidos, o Brasil também possui algumas cidades que são referências nesse contexto. São elas:

Curitiba

Graças ao seu sistema de mobilidade urbana, que lhe confere o título de melhor trânsito do país, a capital do Paraná é referência mundial quando se trata de cidades inteligentes. Além disso, a cidade também possui uma inovadora frota de veículos elétricos para prestação de serviços públicos.

Salvador

A capital baiana vem se destacando sobretudo com o investimento em sustentabilidade e em transporte público. Recentemente foram criados aplicativos que facilitam o acesso da população aos serviços de transporte público da cidade, além de inúmeras iniciativas promovidas pela prefeitura local para tornar a cidade mais sustentável.

COMO PODEMOS TE AJUDAR A LEVAR ESSAS TECNOLOGIAS À SUA CIDADE?

Conheça os nossos cases de sucesso!

Sem dúvidas integração e tecnologia são o futuro! E você, se interessou pelo conceito “smart” e suas vantagens? Quer tornar sua cidade, empresa ou até mesmo residência mais inteligente? Faça um orçamento conosco! Nós da EESC Jr., atuamos na fronteira do conhecimento, trazendo e implementando soluções inovadoras nas áreas de engenharia e tecnologia para nossos clientes a mais de 30 anos. Será um prazer atendê-lo!

Escrito por João Victor Mazza Pereira e Pedro Henrique de Lima Bertoli, consultores de Engenharia Civil na EESC Jr.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias