Blog

Produção enxuta: entenda o que é e como fazer
24 de abril de 2017
Produção enxuta: entenda o que é e como fazer

Produção enxuta ou lean manufacturing  é um grupo de técnicas com o objetivo de redução de desperdícios. Pode se dizer que é um conjunto de ferramentas que atuam na identificação e eliminação de desperdícios, a fim de reduzir o custo e o tempo da produção. Dessa maneira, as atividades que não agregam

 valor são eliminadas e o princípio de melhoria contínua é de extrema importância.  

Mas como é gerado valor a partir dessas técnicas?

Percebemos então que a principal vantagem dessas técnicas é a obtenção de uma empresa mais enxuta, flexível e mais responsável em busca da redução de desperdícios. E isso é gerado a partir dos princípios – premissas – da produção enxuta. Eles são:

  • o cliente está sempre em primeiro lugar. Ou seja, o produto entregue não deve ter nenhum defeito, com o menor preço e atendido o mais rápido possível;
  • as pessoas são o principal recurso. Afinal, são elas que trazem soluções para os problemas, e além disso possuem capacidade de aprendizado e conhecimento ilimitada.
  • devemos buscar sempre a melhoria contínua – kaizen – na qualidade dos produtos, redução de custos e valor agregado ao trabalho;
  • ter foco nas principais atividades, pois são elas que agregam mais valor ao produto e mudam constantementes.

A partir disso, a redução de desperdício é atacada em sete pilares. Eles são:

  • redução do tempo de espera por materiais, pessoas, equipamentos e informações;
  • redução produtos defeituosos;
  • redução de tempo e custo de transporte;
  • redução da movimentação e materiais que não agregam valor ao produto;
  • redução de estoque de matéria prima;
  • redução de estoque de produtos acabados;
  • redução do mau ou super processamento – atividades que não agregam valor ao produto.

Conclusão:

A produção enxuta ou lean manufacuturing abrange toda a linha produtiva da empresa e busca sanar os principais gaps, trazendo mais valor ao cliente por um preço mais baixo. A fim de buscar a melhoria contínua é preciso ter aspectos de gestão como a gestão de estoque e layout bem definidas. Por isso, implementar essas técnicas requer tempo e logística. Assim, é aconselhado que se procure por uma empresa de consultoria para a implementação da produção enxuta.

Onde contratar um serviço especializado e barato de Produção Enxuta certo para sua empresa?

Existem muitas empresas de Engenharia de Produção que podem ajudar e dar auxilio a sua empresa ou negócio, porém, uma alternativa barata e de alta qualidade é contratar uma Empresa Júnior!

Na EESC jr. nosso objetivo é sempre entregar projetos e soluções de excelência para superar expectativas!

Com uma empresa multi-engenharia, garantimos uma solução diferenciada com uma visão ampla e personalizada para o nosso cliente. Com todo o acompanhamento necessário para otimizar a sua empresa ou negócio, estudamos e entendemos caso a caso e executamos o projeto com atenção especial as dores e problemas que podemos solucionar!

Ficou com dúvidas se a Produção Enxuta é a solução certa para você? Entre em contato e agende uma Reunião de Diagnóstico gratuita com nossos consultores! Ou leia um pouco mais dos nossos serviços de Engenharia de Produção.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias