O que é uma Vending Machine?
A cada dia a automatização e agilidade de serviços ganham mais importância e, dessa maneira, a nossa sociedade abre espaço para uma diferente forma de venda: Vending Machine. E você, conhece esse termo?
Como o próprio nome diz, as Vending Machines são máquinas de venda, desenvolvidas para fazer a comercialização de produtos como alimentos, bebidas e uma diversidade de outros, que serão automaticamente liberados após a escolha e pagamento. Assim, não são necessários funcionários para que o cliente realize a compra, ele próprio faz tudo e na hora. Claro, é necessário o trabalho humano para manutenções de produtos, mas um funcionário é capaz de fazer manutenção em diversas máquinas, é simples, rápido e barato.
De forma geral, as Vending Machines aparecem muito em filmes americanos e são comumente instaladas em lugares como aeroportos, recepções e escritórios, onde a agilidade é necessária e o fluxo de pessoas é considerável. No Brasil elas se destacam no ramo de bebidas. Aposto que já tomou um café em uma dessas máquinas automáticas!
A própria explicação do que é uma Vending Machine já mostra seus pontos fortes. Entretanto, existe uma diversidade de outros conteúdos vantajosos relacionados a essas máquinas automáticas de vendas. Confira alguns deles.
A personalização da sua Vending Machine
O ramo de vendas se estende para diversos nichos, se ligando desde comida até produtos de beleza e equipamentos eletrônicos. Na mesma linha de raciocínio as Vending Machines podem se adaptar a maioria desses nichos também, uma vez que as tecnologias atuais permitem criar condições como temperatura, umidade e outras características que viabilizam a venda de uma infinidade de produtos.
Algumas marcas já disponibilizam, por exemplo, a venda de cosméticos, pizzas feitas na hora, fotos e até mesmo flores, por meio dessas famosas máquinas automáticas.
Essa variabilidade permite que cada máquina seja adaptada para o ambiente em que se encontra e para seu público alvo de venda. Até mesmo os detalhes como forma de pagamento (dinheiro, cartão, transferência) podem ser definidos anteriormente, visando o que combina mais no meio de atuação. Assim, com um pequeno estudo de público-alvo já é possível criar a melhor personalização para o cliente.
Saiba como realizar uma prototipagem eficiente com o nosso artigo!
A comodidade gerada
Como explicado anteriormente, o uso de Vending Machines não necessita do intermédio de funcionários responsabilizados por fazerem a venda do produto oferecido. Portanto, todo o processo ocorre pelo próprio cliente. Assim, o dono da máquina não se preocupa com turnos, salários e todos os outros requisitos de lidar com pessoas. Além dessa comodidade, por não dependerem dos recursos humanos, há possibilidades de um funcionamento sem interrupções, trazendo vantagens ao cliente.
Um outro ponto é que não há necessidade de aluguel ou compra de locais físicos para instalar uma Vending Machine: trata-se apenas de uma negociação quanto a instalação. Isso diminui muitos problemas do tipo contratos, contas, contratação de serviços, etc.
Na mesma linha, os clientes não precisam se preocupar com o horário que irão realizar a compra, nem com filas. Eles também contam com um desenvolvimento adequado exatamente para o ambiente em que a máquina se encontra, devido a personalização.
Concluímos então que as Vending Machines trazem ao seu dono a tranquilidade da venda realizada sem dores de cabeça. Ao público-alvo a conveniência de um serviço simples e rápido, mas versátil, numa localização privilegiada.
O lucro produzido pela Vending Machine
Contratar funcionários e alugar locais físicos, além das dores de cabeça com burocracias, também geram despesas que não existem com as Vending Machines. Essa diminuição dos gastos resulta no aumento do lucro. A conta é simples: o lucro vem de todo o faturamento, subtraindo o que foi gasto durante o processo. Portanto, se você tem menos gastos, seu lucro é maior.
Soma-se a isso o fato de que se uma Vending Machine não está gerando lucro em determinado lugar, é possível trocá-la para um novo. Não existe um local fixo, procura-se o ambiente que gere o melhor rendimento.
Salienta-se novamente a possibilidade da máquina funcionar 24 horas por dia. Um funcionamento contínuo realiza vendas que normalmente não seriam possíveis. Mais vendas geram maior lucro. Por fim, o investimento em Vending Machine é predominantemente seguro. O motivo é explicado no tópico a seguir.
Entenda mais sobre projeto mecânico e as suas etapas. Confira o nosso artigo sobre o assunto!
O histórico e a segurança proporcionada
Acredita-se que desde meados de 1800 já foram criadas as primeiras máquinas correspondentes às atuais Vending Machines. Assim, alguns países entraram a fundo no desenvolvimento dessas, chegando a um elevado nível de produtividade.
Os que se destacam nesse ponto são potências como Estados Unidos, Japão e países da Europa. A cada ano eles vêm mostrado mais poder no mercado de Vending Machines, aumentando suas produções, lucros e exportações para outros países. Essa informação pode ser vista no gráfico a seguir, onde são mostrados os números de Vending Machines por habitante de cada lugar, no ano de 2015.
Estes três primeiros mercados apresentados estão consolidados e faturam cada um bilhões de dólares por ano. No Japão, por exemplo, existem ruas inteiras abarrotadas por Vending Machines. Todo esse cenário apresentado proporciona uma grande credibilidade as Vending Machines, visto que estas mostraram seu imenso potencial e grau de aceitação por meio de outros países. Pelo histórico, o investimento nas máquinas de vendas automáticas se apresenta predominantemente seguro.
A inovação contida numa Vending Machine
Apesar da contradição entre histórico e inovação, esse ponto é voltado ao fato de que esse mercado não é consolidado no Brasil. Como fica nítido no gráfico anterior, enquanto outros países desenvolviam suas Vending Machines o Brasil continuou estagnado.
Isso se explica por alguns fatores anteriores que atualmente mudaram: as conexões eram precárias, a moeda brasileira era instável e toda a tecnologia de fabricação tinha que ser importada. Hoje em dia o país já tem todos os insumos necessários. Além disso, a máquina em si ainda é uma inovação no território. Como não é algo tão frequente de se encontrar, a instalação dessas máquinas traz um ar de pioneirismo e chama atenção por ser diferente.
Ainda tem o ponto que, além de serem escassas, as Vending Machines do Brasil tem um nicho muito pouco desenvolvido. Mesmo sendo um mercado com tantas possibilidades de personalização, ele continua aqui pautado sempre em bebidas. Então, no Brasil, as Vending Machines podem ser consideradas uma inovação com um potencial imenso de crescimento, com várias especificações a serem exploradas.
Já se interessou em ter sua própria máquina, mas não sabe como? Veja como a modelagem 3D pode lhe dar um norte!
Conclusão
Como foi mostrado, o mercado de Vending Machines tem diversos pontos positivos que o tornam um negócio exclusivo, simples e rentável. Também é possível perceber o quanto o Brasil ainda é imaturo no segmento, bem como o grande potencial de crescimento do país para os próximos anos. Atualmente, o país tem diversos recursos que possibilitam o investimento nessas máquinas, trazendo para seus investidores e clientes todos os pontos positivos citados.
Em meio a diversas crises pelas quais o Brasil passa, investir nele é fundamental e para isso são necessárias medidas empreendedoras. E as Vending Machines trazem as circunstâncias perfeitas para que sejam a aplicação do momento!
Quer entrar nesse negócio e precisa da Vending Machine? Contrate uma empresa especializada para desenvolver sua máquina personalizada. Nós da EESC Jr. contamos com a equipe necessária para desenvolver a Vending Machine certa para você! Agende uma converse com um de nossos consultores para saber mais e ir adiante com seu projeto!
[av_button label=’Agende uma consultoria gratuita!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/inscricao-desenvolvimento-de-maquina’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Ana Kohlmann, consultora do Núcleo de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
Se voce deseja oferecer uma opcao diferenciada para o cafe, vale a pena investir na vending machine. O equipamento pode ser instalado em diversos ambientes, podendo ser utilizado dentro do escritorio, para os colaboradores, clientes e visitantes ou em areas externas.