Blog

Projeto Mecânico: Conheça cada uma de suas etapas
14 de janeiro de 2020
Projeto Mecânico: Conheça cada uma de suas etapas

Muitos problemas ou processos do nosso cotidiano podem ser, respectivamente, resolvidos ou otimizados através de um projeto mecânico. O projeto mecânico de uma máquina ou estrutura consiste no estabelecimento de aspectos importantes que constituirão e definirão o elemento a ser desenvolvido.

O que é um projeto mecânico?

É um processo extenso, com etapas sucessivas e interdependentes, mas que quando executadas de forma conectada, resultam num projeto mecânico de êxito. Contudo, será um projeto que cumpre de maneira eficiente a função para a qual foi desenvolvido. Tendo isso em vista, é essencial àqueles que pretendem elaborar um projeto mecânico ou mecatrônico conhecer as etapas que compõem seu desenvolvimento e entender como cada uma contribui para o sucesso do projeto.

Exemplo de projeto mecânico.

A análise de viabilidade e concepção

Após se ter a percepção de um problema a ser resolvido ou situação a ser otimizada por uma máquina – como um processo de produção, por exemplo – o primeiro passo é realizar ambas Análise de Viabilidade & Concepção.

A análise de viabilidade consiste no processo de estudo da problemática a ser solucionada para que se obtenham os primeiros dados de relevância para o projeto e se delimite o leque de possibilidades que podem ser exploradas como solução.  Um exemplo disso, é como a alimentação energética será empregada.

A concepção da máquina, por sua vez, se refere à “tradução” da problemática, em conjunto com as possíveis soluções a serem exploradas, no primeiro esboço esquemático do projeto mecânico em si, sem conter, entretanto, dimensões e detalhes aprofundados definidos.

O desenvolvimento da máquina

Realizada a Análise de Viabilidade e tendo em vista a Concepção primária do projeto mecânico, a próxima etapa é realizar o Desenvolvimento de Máquina. Esse processo abrange, entre outras características, o dimensionamento das medidas, cálculo de esforços solicitantes à estrutura, escolha de materiais a serem utilizados e o modo de operação da máquina. Entre os exemplos de modo de operação estão: uma máquina hidráulica, pneumática ou elétrica.

Esse estágio é essencial para garantir a correta usabilidade e, também, a durabilidade do projeto. Nesse momento o mecanismo começa a tomar a forma e obter as características que determinarão as especificações do produto final. Portanto, nessa etapa será  definido seu tamanho e qual será a carga máxima suportada pelos componentes.

Conheça nosso eBook de desenvolvimento de máquina e aprenda mais!

O desenho mecânico e a modelagem 3D

Com forma e dimensões calculadas e definidas, a próxima fase do processo é registrar essas informações em desenho normatizado – o Desenho Técnico Mecânico (DTM). Essa etapa é fundamental para que se tenha maior detalhamento das peças e de suas tolerâncias dimensionais.

Além disso, também facilita a futura reprodução das peças visando maior eficiência e redução de custos no processo de manutenção da máquina. Uma possibilidade extra que compõe o desenvolvimento de um projeto mecânico é a de se realizar a Modelagem 3D das peças.

Esse serviço tem como objetivo a representação tridimensional das peças e do conjunto montado obtendo representações que oferecem melhor visualização do projeto. É uma alternativa útil para quem busca expor seu projeto em feiras, apresentá-lo para possíveis investidores, realizar impressão 3D ou mesmo fazer a análise de esforços em softwares de simulação computacional.

A prototipagem

Por fim, após ter-se em mãos todas as características gerais da máquina, além dos desenhos técnicos que a detalham e informam como deve ser seu processo de fabricação, chega, finalmente, a hora de tirar o projeto do papel e trazê-lo à vida. Esse estágio final do processo é denominado Prototipagem.

A prototipagem de uma máquina é fundamental para que se obtenha, inicialmente,  uma versão de teste. Assim, será possível verificar se a máquina atende as características para ser colocada à prova no mercado em que se quer adentrar.

Dessa maneira é possível realizar melhorias e ajustes que serão fatores determinantes para o sucesso do produto final. Também é uma etapa importante para quem busca atrair investidores para seu projeto, visto que a apresentação de um modelo real torna a análise e percepção do produto por parte dos possíveis investidores muito mais fiel.

Conheça nosso case de sucesso em Projetos Mecânicos: Máquina Óleoponto.

Dessa forma, entende-se o porquê de um projeto mecânico de sucesso ser realizado em etapas subsequentes. O sucesso do projeto final está diretamente relacionado com a perfeita execução de cada etapa e, também, com a devida atenção e  preocupação com todos os detalhes que o envolvem.

Como posso realizar meu projeto mecânico?

A EESC Jr, ao longo de seus 27 anos de atuação no mercado, já possibilitou  o desenvolvimento de inúmeros projetos mecânicos. Contando com uma base multiengenharia de membros da USP-São Carlos, com recursos técnicos e docentes especialistas. Além de estar alinhada a uma rede interconectada de estudantes do Brasil inteiro que estão em busca de tornar um pais mais empreendedor.  Portanto, A EESC jr . está pronta para te ajudar no processo de tirar sua ideia do papel e dar vida ao seu projeto mecânico. Conheça nossa carta de serviços!

Deseja realizar um projeto de consultoria em Engenharia Mecânica ou Mecatrônica? Receba um orçamento gratuito do seu projeto!

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-mecanica’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Vinícius Maiolo, Consultor de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias