Blog

Modelagem 3D: Por que realizar?
27 de novembro de 2018
Modelagem 3D: Por que realizar?

Com um mercado em expansão, o qual chegou a movimentar US$ 3.7 bilhões em 2016, a modelagem 3D é um processo de fabricação cada vez mais utilizado pela indústria, tanto para prototipagem, quanto para fabricar peças finais. Isso ocorre devido às vantagens que o processo apresenta: baixo custo de equipamento quando comparada à injeção plástica (método utilizado há mais tempo), alto nível de detalhamento, agilidade, versatilidade e personalização.

desenho técnico mecânico

A sua aplicação é utilizada nas mais diversas áreas, desde a visualização rápida de peças mecânicas, até prototipagens médicas, por exemplo. Existem diversos softwares de modelagem, cada um com suas particularidades, vantagens e desvantagens, sendo escolhido o mais adequado de acordo com a especificidade de um projeto.

Para falar mais sobre esse método crescente no mercado, Igor Trevisan, CEO da empresa 3nity Labs Fabricação Digital, nos concedeu uma entrevista sobre prototipagem.modelgagem 3d

– Qual a importância da Modelagem 3D?

“A modelagem 3D é fundamental para o desenvolvimento e otimização de um projeto, definição dos processos de fabricação e marketing.

O modelo 3D é um protótipo virtual, em que é possível realizar análise dimensional das peças com muito mais precisão, verificando todos os detalhes. Através do modelo 3D consegue-se simular o funcionamento de sistemas montados, prever e corrigir possíveis problemas de funcionamento, e ainda planejar o processo de fabricação.

Em tempos de grande competitividade no mercado é necessário atender as demandas do consumidor. Atendimento mais rápido, com o menor custo possível e maior qualidade, além da adequação do modelo dos produtos a linha de produção. Este processo é conhecido como Manufatura Digital.

Com a Manufatura Digital são previstos todo o processo de fabricação, tempos de processos, movimentações entre as máquinas, qual o melhor processo e alterá-lo rapidamente de acordo com a demanda de produção.

Em relação ao marketing, é possível utilizar as imagens em alta definição obtidas no modelo 3D em campanhas publicitárias e manuais, antes mesmo de produzir o produto. Com isto, pode-se realizar um projeto, anunciá-lo e fabricar sob demanda”.

– Quais os benefícios da Modelagem?

“O modelo 3D traz vários benefícios para a engenharia, já que é possível prever o peso, centro de gravidade, momentos de inércia e realizar análises estruturais e térmicas no protótipo virtual, podendo-se a partir dos resultados aplicar otimizações do projeto antes da fabricação do protótipo físico.

A modelagem 3D melhora significativamente o desenvolvimento de produtos, máquinas e dispositivos, e traz mais confiabilidade ao projeto, onde são eliminadas as causas de erros de processo e utilização do produto. Isto é, reflete diretamente no aumento da qualidade.

Com a agilidade e confiabilidade obtida pelos projetos em 3D, onde são levados em conta não só o design do produto, mas também seu funcionamento, análises estruturais e processos de fabricação, o tempo total de execução do projeto a fabricação é menor, logo, diminui-se o tempo de colocação do produto ou serviço no mercado, o que aumenta a competitividade.” 

– Como ocorre o processo de Prototipagem?

“A prototipagem por impressão 3D é realizada a partir do modelo 3D criado em um software CAD. A partir desse modelo, é feita a programação da Impressora 3D, em um processo chamado de fatiamento.

No fatiamento, basicamente são configuradas as temperaturas de trabalho, velocidades, preenchimento, resolução da peça (altura de cada camada na impressão) e inserção de suportes, quando necessário.”

Qual a vantagem de se optar pela prototipagem de impressão 3D?

“Para a prototipagem, uma peça impressa em 3D tem custo até 10 vezes menor que um protótipo usinado, e é produzida em um tempo muito menor. Ou seja, a prototipagem por impressão 3D proporciona redução de custos e aumenta a agilidade de desenvolvimento de projetos.      

Existem diversos tipos de materiais para impressão 3D, que garantem bom acabamento, alta resistência mecânica, térmica e química. Dependendo da peça e da quantidade a ser produzida, pode-se até mesmo substituir um produto que antes era usinado por uma peça fabricada em Impressão 3D.

Outra vantagem é a possibilidade de produzir peças com design complexo. Elas geralmente são muito difíceis ou até mesmo impossíveis de serem produzidas em outros processos de uma única vez.

Conclusão

Caso esteja buscando agilizar o processo de fabricação de uma peça ou produto, ou ainda, os visualizar detalhadamente, o Escritório de Engenharia Mecânica da Pro Junior já realizou diversos serviços de modelagem 3D, dentre eles as ilustrações desta matéria. 

[av_button label=’Leia um artigo exclusivo sobre Desenho Técnico e Modelagem!’ link=’manually,https://eescjr.com.br/blog/modelagem-de-pecas-economizar/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Caroline Kanehira

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias