Sabemos que o empreendedor passa por muitas incertezas durante a sua trajetória. Entretanto, é possível reduzi-la com um bom planejamento. E quando falamos de finanças esse cenário não é diferente, pois podemos trabalhar com um planejamento financeiro para orientar o empreendedor e a sua empresa.
E, como saber se meu planejamento financeiro está ineficiente?
Vamos listar cinco indícios que mostram para você que a sua empresa precisa de um melhor controle financeiro. Eles são:
- Entrar em cheque especial: nesse caso a pessoa precisa de empréstimos do banco para poder gastar mais dinheiros. O crédito fornecido é estipulado de acordo com as informações cadastrais e movimentação financeira do cliente. O problema é que os bancos cobram juros muito elevados, pois ele é uma linha de crédito em que os empréstimos são concedidos sem garantias. Por isso, o uso é recomendado apenas em situações de emergência.
- Incerteza de investimento: o empreendedor não sabe qual é o momento certo para fazer um investimento. Ele não entende os benefícios de cada investimento e não sabe como priorizar quais são importantes e quais são essenciais.
- Não saber como gerenciar o fluxo de caixa: nesse caso, o empresário não tem um controle do dinheiro que entrou e saiu do seu empreendimento. Muitas vezes os métodos que usam para gerenciamento são defasados, como planilhas pouco elaboradas ou anotações em cadernos.
- Não trabalhar com caixa e competência: o conceito de caixa remete a toda a quantia de dinheiro que entrou ou saiu da conta do empreendimento. Competência, por outro lado, é tudo aqui que sabemos que vai entrar na conta. Pode ser tanto uma quantia financeira, como um bem material. Quando os empreendedores não utilizam esse conceito pode haver grandes problemas, como a perda de um possível investimento ou gasto excessivo que pode levar a empresa a falência.
- Não ter um gerenciamento de contas a pagar e receber.
Conclusão
Ter um bom controle financeiro te ajuda a superar os indícios listados anteriormente. Por isso, escrevemos 5 dicas para melhorar o controle financeiro da sua empresa. Conheça também 10 aplicativos de gerenciamento para você e a sua empresa.
0 comentários