Blog

Logística reversa: como implementar?
31 de março de 2019
Logística reversa: como implementar?

Você sabe como surgiu a logística reversa? De alguns anos para cá a população urbana cresceu significativamente. Dessa forma, junto com ela, o consumo e a produção de resíduos sólidos também cresceram. Assim, os aterros sanitários, onde devem ser descartados lixos comuns, começaram a saturar. Como consequência, os nossos recursos naturais estão diminuindo e o meio ambiente sofrendo maus impactos. Então, nesse contexto, foi criado o conceito de logística reversa.

O que é logística reversa?

A logística reversa se relaciona com várias ações, condutas e meios para possibilitar a coleta e retorno de materiais utilizados ao setor empresarial. Isso ocorre para que haja reaproveitamento em seus processos produtivos ou em outros. Então, a logística inversa, outro nome que a logística reversa adquire, é o planejamento, implementação, controle de fluxo e armazenamento de materiais, serviços e informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem. Tendo como objetivo, recolher os resíduos de forma mais barata e ágil.

logística reversa

De início, vale esclarecer que a logística reversa possui duas grandes áreas: a pós-venda e o pós-consumo. A primeira é relativa aos produtos que são devolvidos por razões comerciais, como erros em processamento de pedidos, entre outros. Já a segunda, é em relação aos produtos já comprados, usados e descartados pelo consumidor; a qual será tratada neste texto.

Confira o nosso artigo sobre 5 empresas que são exemplo em logística reversa!

Além da saturação dos aterros sanitários, diminuição dos recursos naturais e os impactos ambientais já citados, existem ainda mais malefícios para a população. Por exemplo, os resíduos colocados de forma inadequada atraem animais vetores (como os mosquitos) e podem causar doenças. Ainda, podem causar contaminação do solo e de corpos d’água, poluição atmosférica caso queimados, entre outros. Ou seja, toda a população deve pensar no destino dos produtos após seu uso e realizar planos de ações adequados para isto. Afinal, se destinados de maneira incorreta eles atingem negativamente o meio ambiente e, por consequência, a humanidade.

logística reversa

Como implementar logística reversa na minha empresa?

Agentes responsáveis

Vale salientar que a responsabilidade sobre a logística reversa possui quatro agentes responsáveis:

  • O consumidor, já que ele deve devolver em postos de trocas os produtos ou embalagens que não serão mais usados. Para isso, pode haver vantagens dada pelas empresas em troca da devolução, como descontos em novos produtos.
  • Os comerciantes, uma vez que os proprietários de estabelecimentos devem instalar locais para a coleta dos resíduos sólidos.
  • A indústria, que deve retirar o material recolhido pelos comerciantes e reutilizá-lo ou reciclá-lo.
  • O governo, com a criação de campanhas de educação e conscientização para os consumidores. Além disso, o governo ainda é responsável fiscalização das etapas da logística reversa.

O que você pode fazer agora?

Agora, mais especificamente sobre como a indústria deve implementar, primeiramente as empresas devem começar fazendo um Plano de Resíduos Sólidos. Nele é descrito detalhadamente o ciclo de vida de cada produto, assim como toda a operação de tratamento dos resíduos gerados durante sua fabricação. Isso é importante para saber toda a cadeia que a empresa está envolvida.


Além disso, deve ser estabelecida uma política de devoluções e trocas. Isso ajudará fornecedores, lojistas e clientes a entender, de forma clara, como proceder para trocar ou devolver produtos, embalagens ou resíduos. Dessa forma, é importante existir vários canais de atendimento ao consumidor e funcionários do setor que possam instruir, da melhor maneira, esses clientes. Outra  boa estratégia é fazer parcerias com cooperativas e catadores de materiais recicláveis. Estes são as pessoas fundamentais da cadeia de reciclagem brasileira.

De forma geral, há diferentes formas de implantar um projeto de logística reversa. Como a coleta e reciclagem de embalagens e produtos que não estão sendo mais utilizados, ou então  a reutilização desses insumos, que são as mais comuns. Mas então, a empresa precisa incluir seu próprio lixo na cadeia de suprimentos? Não necessariamente! O importante é dar uma nova utilizada para aquele descarte, mesmo que não seja na produção de novos produtos.

E quais são os benefícios da logística reversa?

Essa prática tem 3 motivações. A maior delas é a questão ambiental. Essa ação é sustentável, além de que reaproveita produtos descartados, diminui os impactos ambientais e a exploração de recursos ambientais. Também é uma motivação o diferencial competitivo, já que empresas com políticas sustentáveis são mais procuradas, pois praticam o que consumidores veem como correto. E por fim, o que mais surpreende quem ainda não conhece bem esse conceito, é a redução de custos.

Leia também sobre Eco Design: o que é e quais são os benefícios trazidos!

A redução de custos pode parecer estranha, afinal a implantação de um sistema de logística reversa requer um certo investimento financeiro. Esse investimento financeiro ocorre tanto em relação aos materiais e equipamentos, como em mão de obra, parceiros etc. Porém, depois que tudo está estruturado, a criação de novos produtos requer menos custos do que antes da logística reversa ser implementada. Isso ocorre por conta do uso de  matéria-prima reciclada, em vez de virgem; reaproveitar o seu próprio material; utilizar embalagens recicláveis; vender os resíduos que não lhe são úteis para mercados secundários.

Além de possuir essas 3 motivações, no Brasil foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei n° 12.305/10, que possui princípios, objetivos e instrumentos relacionados com o manejo de resíduos sólidos, além de como fazer a gestão integrada e o gerenciamento desse material, o que obriga os empresários a implantá-la. Inclusive, foi criado um Comitê Orientador para a Implantação de Sistemas de Logística Reversa (Cori). Atualmente esse comitê é presidido pelo Ministério do Meio Ambiente.

Conclusão

Portanto, os benefícios da implementação da logística reversa vão desde uma melhor reputação da empresa com os clientes até uma redução de custos e maiores margens de lucro. Então, seja por essas melhorias, por um pensamento ambientalmente correto ou por um cumprimento de lei, é importante implantá-lo. Essa não é uma tarefa simples, mas com certeza é muito benéfica para o seu negócio.

Deseja implementar um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos? Converse com a gente!

A EESC jr realiza projetos de logística reversa de forma personalizada para melhor atender a sua empresa! Entre em contato para buscar mais informações, esclarecer qualquer duvida ou conversar com um especialista no assunto! Agende já!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-materiais’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto Escrito por Isa Benatti, Consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Luiza Furlan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias