Blog

Gestão de Resíduos Sólidos: como gerenciar o descarte?
10 de setembro de 2018
Gestão de Resíduos Sólidos: como gerenciar o descarte?

Atualmente, com toda a tecnologia disponível o crescimento de consumo e geração de resíduos aumentou extremamente. De fato, o descarte correto é diferencial tanto para o planeta quanto para a sociedade. Assim, a gestão de resíduos sólidos é imprescindível. Nesse contexto, trouxemos várias informações a respeito do gerenciamento correto dos resíduos e como atuar em seu descarte.

Afinal, o que são resíduos sólidos?

Resíduos sólidos são todos os restos sólidos que são gerados após a produção ou utilização de bens de consumo, embora não possam mais apresentar alguma utilidade para aquele fim de onde foi gerado, estes materiais podem ser reaproveitados para outras destinações ou planejados para um fim mais sustentável. Um exemplo, é a implementação da Coleta Seletiva na indústria e o crescimento da conscientização e educação ambiental.

gestão de resíduos sólidos

E qual a importância no gerenciamento de resíduos sólidos?

Apenas cerca de 3% dos produtos inservíveis são reciclados. Ou seja, somente uma parcela acaba indo para um destino final que não prejudica o meio ambiente (CEMPRE, 2013). Contudo, a baixa ineficiência estrutural e ausência de gerenciamento resulta num prejuízo anual de R$ 8 bilhões (IPEA, 2012).

Portanto, a valorização e manejo adequado desses resíduos sólidos podem promover uma série de benefícios econômicos, ambientais e até mesmo sociais.

gerenciamento de resíduos sólidos

 

Como o gerenciamento se consiste?

O gerenciamento de resíduos sólidos fundamenta-se num complexo de ações baseada em soluções ambientais. Essas ações, são relacionadas com as etapas de coleta, transporte, manipulação, tratamento, destinação final e impactos ambientais alcançados. É uma análise sistêmica com o intuito de garantir o máximo de reaproveitamento para poupar energia e descartar de maneira mais adequada os resíduos gerados.

Para isso, uma série de critérios devem ser considerados também, como a potencialidade, viabilidade, quantidade e aplicabilidade do resíduo analisado, para que sua valorização ocorra de forma assertiva.

Através de caracterizações e da identificação dos materiais é possível identificar as propriedades físicos-químicas dos resíduos. Dessa forma, possibilita-se maior precisão no desenvolvimento dos materiais para orientar quais ações devem ser abordadas. Com isso, é possível diminuir o impacto negativo de alguns produtos, um exemplo é o uso do Ecodesign na produção.

A logística reversa pode ser aplicada com o gerenciamento dos resíduos sólidos, para assim, potencializar os resultados.

E quais são os possíveis benefícios para minha empresa?

  1. Aumento da reciclagem e reutilização de resíduos sólidos, promovendo melhor destinação aos resíduos já gerados.
  2. Descarte de acordo com as normas e legislações ambientais, propiciando uma destinação adequada para aqueles resíduos sem funcionalidade restaurativa.
  3. Viabilidade a instauração do marketing verde, gerando uma imagem sólida quanto a política ambiental difundida da empresa.
  4. Redução de impostos, o cumprimento da legislação, influencia diversos incentivos fiscais, como por exemplo, a isenção do imposto de renda e o abatimento de parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
  5. Redução de custos, evitando gastos desnecessários e maior faturamento por meio da reintegração de resíduos sólidos no ciclo produtivo, potencializando um novo viés de oportunidade de mercado.

reciclagem e reutilização

Conclusão:

A gestão ou gerenciamento de resíduos sólidos é de extrema relevância para todas as empresas que geram quantidade significativas de produtos inversíveis. Ademais, ela é essencialmente importante para a preservação do meio ambiente e para o cumprimento de regulamentos.

Vale ressaltar que, políticas sustentáveis são muito bem vistas no mercado atual, algo fundamental para o reconhecimento positivo da empresa. Além disso, as políticas públicas atuais, como a PNRS e a polêmica dos canudos plásticos no Rio de Janeira, incentivam a responsabilidade com o meio-ambiente, o que acaba estimulando a economia verde.

Deseja implementar um projeto de gerenciamento de resíduos sólidos? Realize uma consultoria grátis!

Entre em contato e ganhe uma consultoria e diagnóstico grátis para o seu negócio! Agende já!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-materiais’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto Escrito por Tainah Zucco, Consultora do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

2 Comentários

  1. Aline Farias

    O gerenciamento de resíduos só traz vantagens ás empresas, e ainda existe a possibilidade de vender os resíduos gerados e ter um lucro bom e ainda ajudar na redução dos impactos ambientais. Excelente Artigo!

    Responder
    • Marcela Rampani

      Olá Aline, ficamos felizes que você gostou do nosso artigo.

      Um programa de gerenciamento de resíduos sólidos realmente traz inúmeros benefícios.

      Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer ajudar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias