Blog

5 empresas que são exemplos de logística reversa
6 de junho de 2018
5 empresas que são exemplos de logística reversa

5 empresas que são exemplos de logística reversa           

Mc Donalds, Natura, HP,  Bridgestone, Philips, o que todas essas empresas tem em comum? Todas se importam com a sustentabilidade da sua produção! A logística reversa é cada vez mais tendência no mercado atual.

Entenda um pouco mais sobre a polêmica dos canudos plásticos.

Contar com bons meios de produção sustentável e trabalhar com a redução, reutilização e reciclagem podem ser pontos cruciais para sua empresa. Uma vez que ela é fundamental para se adequar as normas ambientais, a conscientização e para conquistar novos clientes.

ciclo logística reversa

Com isso, trabalhar com a logística reversa e dar uma maior atenção a fatores sociais e ambientais durante o seu ciclo de produção é o que diferencia as chamadas empresas sustentáveis e empresas conscientes. Esses títulos agradam cada vez mais o público, que buscam nas marcas e empresas, algo além de somente um produto.

“No futuro, não existirão negócios que não adotarão a sustentabilidade em suas estratégias”

Você sabia que o diferencial do mercado atualmente é o Marketing Verde? Leia mais sobre!

Por isso, listamos 5 empresas que são exemplos no quesito sustentabilidade e logística reversa:

1 – McDonald’s

logística reversa oléo e biodiesel

A empresa McDonald’s possui uma ideia interessante com relação à reutilização do óleo. Material que é amplamente usado para fritar as batatas fritas oferecidas em suas filiais pelo Brasil. Conveniada a uma empresa chamada Martin-Brower, desenvolveu-se uma técnica de logística reversa focada na sustentabilidade. Assim, utilizada a fim de regularizar o descarte do óleo utilizado em suas frituras.).

Os caminhões que levam os alimentos para as filiais do McDonald’s recolhem o óleo que restou e os levam para uma análise do produto. Em seguida, o óleo é encaminhado para uma usina que o transforma em biocombustível, que é utilizado para abastecer os próprios caminhões da empresa.

Saiba mais como reduzir os impactos da sua empresa com nosso artigo sobre ACV!

2 – HP

logística reversa cartucho

A empresa criou um programa chamando HP Planet Partners Brasil. Esse programa, se baseia na ideia de agendar uma data com o cliente para que ele possa enviar os cartuchos e torners que já foram utilizados.Dessa forma, ao invés de descarta-los em lixos comuns, os materiais voltam para a empresa.

Com isso, a empresa recolhe tudo gratuitamente, em uma espécie de coleta seletiva, para que depois seja feito um processamento do material. Por fim, este é reutilizado para a produção de novos produtos da marca como cartuchos e peças para impressoras.

3 – Natura

A Natura, é uma empresa em que a preocupação com o meio ambiente mostra-se muito presente. Dessa forma, a empresa é reconhecida pelos diversos produtos que se importam com o Ecodesign.

Quer abrir uma empresa? Confira como funciona o licenciamento ambiental!

Assim, desenvolveu um programa incrível para a reutilização de resíduos. Baseada no recolhimento de embalagens e materiais de divulgação. Após esse procedimento, a empresa faz o processamento dos materiais recolhidos, reciclando-os e reutilizando-os em seguida.

A Natura é responsável por todo o processo, que não envolvendo nenhuma outra empresa, e, consequentemente, responsável por fazê-la economizar ainda mais.

4 – Pneus Bridgestone

logística reversa pneus bridgestone

Ao receber um pneu no final de sua vida útil, a empresa aplica o conceito de logística reversa. Dessa forma, os pneus passam por um processo de trituração e picotagem, o que torna possível sua reutilização. Como não é possível utilizar esses fragmentos para produzir pneus, pois a borracha perde suas propriedades e o processo de fabricação de pneus é bem complexo, a reutilização da borracha triturada e picotada está em solados de sapatos, borracha para vedação, peças de reposição para indústria automobilística e até em asfaltos.

Tire mais proveito de seu negócio com a Gestão de Estoques!

5 – Philips

Há mais de 30 anos, a Philips criou um programa para que seja reduzido o descarte inadequado de lixo eletrônico. A fim de recolher este lixo da forma correta, a empresa espalhou postos de coleta credenciados pelo Brasil. Estes postos são responsáveis pela coleta dos aparelhos da Philips que são descartados. O recolhimento de pilhas e lâmpadas também é feito nesses postos. Após o recolhimento destes materiais, a empresa analisa os resíduos, assim, podendo decidir se a peça pode ser reutilizada ou se deve ser descartada.

Saiba como e quando aplicar conceitos de sustentabilidade na sua empresa!


Agora que já sabe sobre Logística Reversa, entenda sobre Gerenciamento e gestão de resíduos sólidos!

Criamos um conteúdo perfeito para você que quer desenvolver um projeto de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos!

[av_button label=’Continue lendo’ link=’manually, https://eescjr.com.br/blog/gestao-de-residuos-solidos/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Quer saber ainda mais sobre logística reversa?

Basta entrar em contato conosco. Contamos com profissionais capacitados que podem lhe ajudar a entender melhor sobre o assunto, bem como realizar projetos na área. Agende já sua consultoria!

Texto Escrito por Gustavo Costa, graduando de Engenharia de Materiais e Consultor da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

4 Comentários

  1. SUELI SOUSA

    Onde ficam os postos de coleta da Philips?

    Responder
  2. maria luzanira lopes rios

    parabéns pela matéria… me ajudou muito

    Responder
  3. Kauane

    obrigada ajudou muitooo

    Responder
    • Marcela Rampani

      Olá Kaune, ficamos felizes em ajudar. Se precisar de algo conte com a gente!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias