Blog

A Importância de um projeto de Instalação Elétrica na Construção Civil
16 de julho de 2018
A Importância de um projeto de Instalação Elétrica na Construção Civil

Vivemos, atualmente, em uma realidade em que tempo é o que menos temos. Assim, quando compramos um produto queremos que este tenha o funcionamento perfeito para não perdermos tempo consertando a mercadoria.

Dessa forma, vemos que na construção civil não é diferente: nenhum proprietário quer ter problemas em seu imóvel. Portanto, evitar dores de cabeças como falhas de instalação elétrica é fundamental.

instalação elétrica

Porquê fazer um projeto de Instalações Elétricas?

A execução de uma obra passa por diversas etapas complexas o que torna a ocorrência  de problemas quase inevitável. No entanto, isso não quer dizer que não podemos diminuir a incidência desses erros.

Dessa forma, se prevenir e procurar um bom planejamento estrutural, arquitetônico e financeiro da obra, é fundamental para o desenvolvimento perfeito de uma Construção Civil!

A falta de um projeto civil de qualidade, pode ocasionar futuros problemas na sua construção civil. Exemplos como: o aparecimento de trincas, infiltrações, rachaduras e outras patologias comprometedoras.

Além disso, dentre os erros mais recorrentes, é preciso dar atenção aqueles associados à instalação elétrica. Como, por exemplo, oscilações na iluminação ao utilizar certos eletrodomésticos e a queda de disjuntores.

Saiba mais sobre as Patologias e a suas formas de prevenção.

Essas falhas estão, diretamente, relacionadas com a falta de um projeto elétrico estruturado na etapa de concepção da obra e do projeto arquitetônico.


E o que você ganha com isso?

Essa lacuna na construção, portanto, gera gastos que não foram considerados previamente, pois o conserto desses problemas tem um custo elevado, e um desconforto para o proprietário, já que é necessária uma intervenção na região interna do imóvel.

Além disso, com um projeto elétrico podemos diminuir os gastos com materiais na obra. Já que é fácil otimizar a posição do quadro de distribuição reduzindo o comprimento necessário de condutores e eletrodutos.  Além de otimizar a determinação da quantidade correta dos materiais evitando desperdícios.

instalações elétricas

Por fim, a última vantagem de fazermos um projeto elétrico está associada com o conforto estético e luminoso da residência. Desse modo, as instalações elétricas são extremamente relacionadas com o Design de Interiores de um estabelecimento ou residência, sendo fundamental para aqueles que querem transmitir, não só um ambiente bonito, mas uma sensação ou sentimento.

Conversando com o proprietário podemos determinar a luminosidade ideal de cada cômodo e o posicionamento das lâmpadas mais adequado para cada situação, construindo o imóvel personalizado para cada morador.

Confira o nosso artigo sobre o Design de Interiores, o que realmente é e qual a sua importância?

Conclusão

É fácil perceber que a falta ou um mal planejamento do projeto elétrico pode dar diversas dores de cabeça em uma obra final e na construção civil. Por isso, é fundamental dar uma grande atenção a esse projeto na hora de construir ou reformar.

Pensando nisso, preparamos 7 passos para você executar um bom projeto de instalação elétrica!

[av_button label=’Acesse o conteúdo exclusivo!’ link=’manually,https://eescjr.com.br/blog/instalacao-eletrica-passos/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto escrito por Lucas Modotte, graduando de Engenharia Civil e Consultor do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos -.

Caroline Kanehira

3 Comentários

  1. maria

    Parabéns pelo site gostei muito. 😉

    Responder
  2. Juliana Pereira

    Procurei muito sobre projeto eletrico, finalmente encontrei a informação que precisava sobre projeto eletrico, muito obrigada!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias