Blog

Como o Design de Interiores transforma seus hábitos e otimiza seu tempo?
1 de junho de 2018
Como o Design de Interiores transforma seus hábitos e otimiza seu tempo?

Design de Interiores: mais do que um espaço bonito

design de interiores

Há tempos atrás, o termo Design de Interiores logo remetia a um fator supérfluo, a mera decoração de um determinado espaço, abrangendo as cores e os móveis que deveriam ser utilizados no local. Entretanto, o Design de Interiores representa algo muito maior e, com o passar do tempo, a importância de um espaço sendo cuidado por um especialista ou arquiteto cresceu e tornou-se mais reconhecida.

O Design de Interiores representa todo um estudo que é responsável por gerar um conjunto de soluções, com importante valoração estética, mas também responsável por tornar mais eficiente o usufruto do espaço em questão. Tendo como objetivo principal, a melhora da experiência daqueles que utilizarão o local através da devida gestão do ambiente disponível.

Nos dias atuais, cada vez mais os imóveis se tornam menores, dessa forma, é imprescindível que se saiba aproveitar o máximo de espaço possível. Entretanto, isso não quer dizer que você deve preencher sua casa ou local de trabalho com o máximo de móveis, decorações e plantas possíveis, mas que deve haver um estudo profissional, como uma consultoria em arquitetura, capaz de dosar os elementos a serem dispostos no espaço para que este seja otimizado, aliando design, conforto e praticidade.

O Design de Interiores como transformador de hábitos

design de interiores de restaurante

A primeira vista pode parecer estranho falarmos que a disposição de móveis, a iluminação do ambiente, a decoração e a quantidade de plantas possa influenciar diretamente em nossos hábitos. Entretanto, uma breve análise dos designs que encontramos no nosso dia-a-dia pode desmistificar esta primeira impressão.

Esta ideia da disposição do espaço se mostra presente no cotidiano e acontece, por exemplo, com a intensidade da luz. Um ambiente que pretende deixar o público mais despertos e atentos pode optar por uma luz mais forte, enquanto outros ambientes, como alguns restaurantes, a fim de estimularem a aproximação e o relaxamento durante as refeições, talvez opte por uma iluminação mais branda.

Assim sendo, fica claro como o Design de Interiores pode ser responsável pelas atitudes e hábitos que aqueles que frequentam determinado espaço podem demonstrar. Muitas vezes, seguir determinadas tendências não bastam para seu ambiente, é necessário que a ambientação do local transpareça seus objetivos. Dessa forma, a disposição do seu espaço deve cuidar para passar a mensagem correta a seus frequentadores, pois isso com certeza influenciará em suas atitudes, inclusive as de compra.

Saiba que além de um ótimo design é essencial um Projeto Estrutural para adequar o ambiente! Veja mais aqui

Os benefícios para aqueles que investem em Design de Interiores

planejamento design de interiores

  •  Economia de Espaço

Como visto anteriormente, os espaços disponibilizados pelos imóveis tem diminuído significativamente com o passar dos anos. Assim sendo, estudar um ambiente para que a disposição de elementos seja o mais eficaz possível, a fim de conferir aos frequentadores, conforto e comodidade, é essencial. O profissional ou a empresa certa será responsável por orientá-lo a fim de planejar seus ambientes para melhor utilizar seus espaços. O resultado disso é a otimização das áreas de circulação, acrescentando aquilo que deve ser acrescentado, realocando o que já existe e eliminando o excedente.

 

  • Aumento da Qualidade de Vida

O planejamento e o estudo de um ambiente devem levar em consideração, não apenas seus objetivos, como também as preferências e necessidades daqueles que frequentarão este espaço. Um exemplo é o que acontece com a iluminação. que quando mal planejada, pode acarretar em problemas de visão, depressão e, no caso de empresas, baixa produtividade.

 

  • Economia de Dinheiro

Com a contratação do profissional certo, mesmo que advindo de um gasto, pode fazê-lo economizar e, até mesmo ganhar dinheiro. Isto, porque é capaz de evitar erros caros de design. Por exemplo: um piso mal escolhido, uma pintura insatisfatória, um lustre que desarmonizou o ambiente, entre outras situações, além de ser responsável por valorizar o imóvel caso seja necessário vende-lo.

 

  • Planejamento Espacial

E por fim, é de suma importância um profissional capacitado. Além de propiciar todos os benefícios acima, será capaz de realizar o devido planejamento do espaço, visando a funcionalidade do mesmo. É preciso locar corretamente: tomadas, interruptores e equipamentos, aliando o aspecto funcional ao estético. Para a alocação de tomadas e interruptores é ideal que haja um projeto elétrico local para enviar curtos circuitos e impactar positivamente na economia.

O Banco do Brasil Seguros confiou nesse trabalho e nos deu o desafio de fazer o design de interior do seu escritório em São Paulo. Confira esse Case de Sucesso e os resultados do projeto! 

[av_button label=’Faça seu Orçamento!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/solucao-projeto-paisagistico’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’purple’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Caroline Kanehira

2 Comentários

  1. Vera Silva

    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder
  2. Vera Silva

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias