Não existem maneiras melhores de falar sobre a importância da educação ambiental se não citando os inúmeros desastres ambientais que presenciamos diariamente. A notícia mais comentada das últimas semanas é o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Brumadinho, da mineradora Vale. No dia 25 de janeiro, o país acompanhou a grande destruição de construções civis e áreas ambientais. Além disso, há grande quantidade de mortos e desaparecidos e a maior parte da população se encontra desabrigada.
O impacto social desse acontecimento é sem dúvida, a tragédia evidente. Mas não se pode deixar de comentar sobre o impacto ambiental causado. A morte do rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco, causou a morte de animais e plantas aquáticas. Além disso, deixou a água imprópria para o consumo, trazendo consequências com a escassez hídrica para toda a região. Ademais, todo o ecossistema local foi alterado, tendo sido destruída uma grande área florestal.
O evento levou à discussões sobre a tolerância atual das leis ambientais e sobre as consequências da exploração excessiva dos recursos naturais. Essa exploração excessiva é, muitas vezes, a causa de diversos impactos ambientais. Portanto, conclui-se que há a necessidade de um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Essa pauta vêm sido amplamente discutida pelas lideranças globais e instituições de diversos países.
“Vista aérea da região afetada pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) – 26/01/2019 (Andre Penner/AP)”.
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/ibama-encontra-dois-corpos-durante-inspecao-de-fauna-no-rio-paraopeba/
Entenda o que é o Ecodesign e sua importância.
Mas o que é Desenvolvimento Sustentável?
É um modelo de desenvolvimento que propõe o equilíbrio entre conservação da natureza e utilização de recursos. Dessa maneira, o desenvolvimento sustentável visa o bem estar de toda a população e o cuidado com o meio ambiente.
Em 2015, com o propósito de modificar o atual cenário do planeta, líderes mundiais reuniram-se e criaram os ODS’s. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte da Agenda 30 e consistem de 17 desafios a serem atingidos. Dentre esses, 7 envolvem a conservação e manejo sustentável do meio ambiente diretamente.
Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário mais do que a atuação de grandes corporações, mudanças nas indústrias e medidas governamentais. As ações de mitigação como as propostas pelo Acordo de Paris em 2015, são essenciais, no entanto, não focam na fonte do problema, que é o estilo de vida insustentável de parte da população.
A verdadeira mudança começa com a transformação do atual modelo de comportamento que incentiva o consumismo, com uma exploração dos recursos naturais que é inviável para o planeta, além de toda a geração de resíduos que o consumismo traz. Um dos meios mais eficazes para atingir essa finalidade são as propostas de Educação Ambiental.
Confira também como ser mais sustentável e gerir seus recursos sólidos.
Educação ambiental nas escolas
O Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental. Porém, a lei que em 2019 completa 20 anos é muito vaga. Afirma em seu Art. 2°: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.
Durante a infância, a criança está sempre em contato com diversos conteúdos. Então, essa é uma fase na qual uma educação ambiental bem desenvolvida é essencial para a criação de uma consciência sustentável. Dessa maneira, se faz cada vez mais necessário o desenvolvimento de uma cultura ambiental nas escolas, que é fruto do contato com atividades de educação ambiental.
São várias as propostas que podem ser trabalhadas na educação ambiental. Um exemplo são conhecimentos sobre a atual situação do planeta. Outro exemplo é a análises de problemas locais e sua relação com o contexto global, ou ainda medidas práticas para transformar a realidade.
Benefícios
É responsabilidade também das instituições de ensino proporcionar suportes para a formação de jovens mais conscientes. Assim, nossos jovens estarão mais conectados com o meio ao seu redor e cientes da sua responsabilidade social e ambiental. Além disso, essa é uma tendência mundial, na qual as instituições precisam estar alinhadas. A sustentabilidade em eventos, por exemplo já vem sendo implementada com bastante frequência e mostra como as instituições estão entendendo sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.
Confira quais são os benefícios e como realizar um evento sustentável.
Promover atividades relacionadas à educação ambiental é um meio de alcançar esse objetivo. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos alcançam toda a comunidade, não se limitando ao âmbito escolar.
A educação ambiental é uma ótima alternativa para instituições que procuram complementar o currículo comumente oferecido. Além disso, a instituição amplia a visão de mundo dos alunos e cria um ambiente com uma cultura ambiental desenvolvida.
Como é uma temática muito abrangente, é necessário a definição de um assunto específico. Por exemplo: economia de recursos como energia e água, reutilização de resíduos sólidos ou orgânicos, práticas para um estilo de vida mais sustentável.
Ferramentas para trabalhar a Educação Ambiental em escolas:
Com um assunto específico definido ,o próximo passo é escolher a ferramenta que será utilizada na atividade com os alunos. Podem ser incluídas:
- Palestras: exposição de um conteúdo através da apresentação oral, participação do público com perguntas no final.
- Dinâmicas: atividade recreativa para grupos de participantes, realizada fora da sala de aula.
- Workshops: apresentação direcionada à um conteúdo prático, com interação direta do público durante todo o processo.
- Treinamentos: atividade com o objetivo de capacitar o participante
Qual a viabilidade e as vantagens da Energia Solar
Se interessou por educação ambiental nas escolas? Realize uma consultoria grátis!
Quer oferecer atividades educacionais que promovem a conscientização dos alunos para temas relevantes e atuais relacionados à questão ambiental? A EESC jr. procura a melhor maneira de transmitir conhecimentos, levando em conta o ano dos alunos e o objetivo dos educadores envolvidos. Traga essa inovação à sua escola. Entre em contato e ganhe uma consultoria e diagnóstico grátis para o seu negócio! Agende já!
[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-ambiental’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
–
Texto Escrito por Ana Júlia Candido Pereira, Consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos
muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos obrigadaaaa
bem interessante, gostei!
Parabéns pela iniciativa. Este é um assunto que buscamos muito para confecção de nossos materiais educacionais. Os textos são claros e bem escritos.
Parabéns pelo artigo, adorei!