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Educação Ambiental: porque é tão importante nas escolas
13 de fevereiro de 2019
Educação Ambiental: porque é tão importante nas escolas

Não existem maneiras melhores de falar sobre a importância da educação ambiental se não citando os inúmeros desastres ambientais que presenciamos diariamente. A notícia mais comentada das últimas semanas é o rompimento da barragem de rejeitos de minério de Brumadinho, da mineradora Vale. No dia 25 de janeiro, o país acompanhou a grande destruição de construções civis e áreas ambientais. Além disso, há grande quantidade de mortos e desaparecidos e a maior parte da população se encontra desabrigada.

O impacto social desse acontecimento é sem dúvida, a tragédia evidente. Mas não se pode deixar de comentar sobre o impacto ambiental causado. A morte do rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco, causou a morte de animais e plantas aquáticas. Além disso, deixou a água imprópria para o consumo, trazendo consequências com a escassez hídrica para toda a região. Ademais, todo o ecossistema local foi alterado, tendo sido destruída uma grande área florestal.

O evento levou à discussões sobre a tolerância atual das leis ambientais e sobre as consequências da exploração excessiva dos recursos naturais. Essa exploração excessiva é, muitas vezes, a causa de diversos impactos ambientais. Portanto, conclui-se que há a necessidade de um modelo de desenvolvimento mais sustentável. Essa pauta vêm sido amplamente discutida pelas lideranças globais e instituições de diversos países.

educação ambiental“Vista aérea da região afetada pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG) – 26/01/2019 (Andre Penner/AP)”.
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/ibama-encontra-dois-corpos-durante-inspecao-de-fauna-no-rio-paraopeba/

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Mas o que é Desenvolvimento Sustentável?

É um modelo de desenvolvimento que propõe o equilíbrio entre conservação da natureza e utilização de recursos. Dessa maneira, o desenvolvimento sustentável visa o bem estar de toda a população e o cuidado com o meio ambiente.

Em 2015, com o propósito de modificar o atual cenário do planeta, líderes mundiais reuniram-se e criaram os ODS’s.  Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte da Agenda 30 e consistem de 17 desafios a serem atingidos. Dentre esses, 7 envolvem a conservação e manejo sustentável do meio ambiente diretamente.



Para que esses objetivos sejam alcançados é necessário mais do que a atuação de grandes corporações, mudanças nas indústrias e medidas governamentais.  As ações de mitigação como as propostas pelo Acordo de Paris em 2015, são essenciais, no entanto, não focam na fonte do problema, que é o estilo de vida insustentável de parte da população.

A verdadeira mudança começa com a transformação do atual modelo de comportamento que incentiva o consumismo, com uma exploração dos recursos naturais que é inviável para o planeta, além de toda a geração de resíduos que o consumismo traz. Um dos meios mais eficazes para atingir essa finalidade são as propostas de Educação Ambiental.

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Confira também como ser mais sustentável e gerir seus recursos sólidos.

Educação ambiental nas escolas

O Brasil é o único país da América Latina que possui uma política nacional específica para a Educação Ambiental. Porém, a lei que em 2019 completa 20 anos é muito vaga. Afirma em seu Art. 2°: “A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal”.

Durante a infância, a criança está sempre em contato com diversos conteúdos. Então, essa é uma fase na qual uma educação ambiental bem desenvolvida é essencial para a criação de uma consciência sustentável. Dessa maneira, se faz cada vez mais necessário o desenvolvimento de uma cultura ambiental nas escolas, que é fruto do contato com atividades de educação ambiental.

São várias as propostas que podem ser trabalhadas na educação ambiental. Um exemplo são conhecimentos sobre a atual situação do planeta. Outro exemplo é a análises de problemas locais e sua relação com o contexto global, ou ainda medidas práticas para transformar a realidade. 

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Benefícios

É responsabilidade também das instituições de ensino proporcionar suportes para a formação de jovens mais conscientes. Assim, nossos jovens estarão mais conectados com o meio ao seu redor e cientes da sua responsabilidade social e ambiental. Além disso, essa é uma tendência mundial, na qual as instituições precisam estar alinhadas. A sustentabilidade em eventos, por exemplo já vem sendo implementada com bastante frequência e mostra como as instituições estão entendendo sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.

Confira quais são os benefícios e como realizar um evento sustentável.

Promover atividades relacionadas à educação ambiental é um meio de alcançar esse objetivo. Os conhecimentos adquiridos pelos alunos alcançam toda a comunidade, não se limitando ao âmbito escolar.

A educação ambiental é uma ótima alternativa para instituições que procuram complementar o currículo comumente oferecido. Além disso, a instituição amplia a visão de mundo dos alunos e cria um ambiente com uma cultura ambiental desenvolvida.

Como é uma temática muito abrangente, é necessário a definição de um assunto específico. Por exemplo: economia de recursos como energia e água, reutilização de resíduos sólidos ou orgânicos, práticas para um estilo de vida mais sustentável.

Ferramentas para trabalhar a Educação Ambiental em escolas:

Com um assunto específico definido ,o próximo passo é escolher a ferramenta que será utilizada na atividade com os alunos. Podem ser incluídas:

  • Palestras: exposição de um conteúdo através da apresentação oral, participação do público com perguntas no final.
  • Dinâmicas: atividade recreativa para grupos de participantes, realizada fora da sala de aula.
  • Workshops: apresentação direcionada à um conteúdo prático, com interação direta do público durante todo o processo.
  • Treinamentos: atividade com o objetivo de capacitar o participante

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Texto Escrito por Ana Júlia Candido Pereira, Consultora do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

 

Caroline Kanehira

4 Comentários

  1. alana glaucia

    muito bom seus post … parabens vou acompanhar seu blog sempre ja esta nos favoritos obrigadaaaa

    Responder
  2. Big Cerebro

    Parabéns pela iniciativa. Este é um assunto que buscamos muito para confecção de nossos materiais educacionais. Os textos são claros e bem escritos.

    Responder
  3. Esmeralda

    Parabéns pelo artigo, adorei!

    Responder

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