Automação é, por definição, a utilização de máquinas ou equipamentos específicos para tornar um processo, que antes era manual, automático. É também ter maior controle e monitoramento sobre determinada atividade, diminuindo a ação humana nesta. Para exemplificar, tem-se a indústria automotiva, em que diversos robôs realizam a montagem dos automóveis, e, em processos menos complexos, têm-se, por exemplo, a substituição de oleiros que moldam filtros de barro por máquinas especializadas na atividade.
Substituir um processo manual requer um investimento econômico inicial, mas que rapidamente é compensado pelos benefícios que ele traz. Há ganhos significativos, uma vez que diversos fatores relevantes no mercado atual são otimizados.
No mercado altamente competitivo de hoje, é indispensável a agilidade e eficiência dos processos, sendo a automação responsável por isso. Para sua implementação é necessário um mapeamento dos processos manuais, onde são identificados os pontos de melhoria. Após isso, são projetadas máquinas que realizam as mesmas atividades de um operador humano, mas com mais eficiência, qualidade e repetibilidade. Confira benefícios e vantagens de automatizar seus processos.
Automação e o aumento da produção
Com a automação, diversos processos que antes eram feitos manualmente passam a ser feitos por máquinas. Além de reduzir a ação humana e sua limitação no processo, há um aumento na agilidade, precisão e repetibilidade na fabricação dos produtos. Além disso, possibilita a realocação do funcionário, antes responsável pela execução da atividade, em outras relevantes. Isso proporciona ganhos econômicos ainda maiores para quem decidir automatizar seus processos.
Já pensou em ter seu próprio aplicativo personalizado? Pois então confira algumas vantagens com o nosso artigo!
A automação possibilita a repetibilidade na fabricação de peças
Hoje em dia, quando falamos de produção em uma escala considerável, padronizar os produtos é de extrema importância. Além do aumento da produção, a automação traz consigo ganhos na repetibilidade, eliminando a imprecisão inerente aos processos manuais. Com isso os produtos finais tornam-se uniformizados entre si, diminuindo futuros custos de manutenção e elevando a satisfação do cliente final.
Aumento da satisfação do cliente final
De nada adianta um produto bem projetado se sua fabricação não é capaz de mostrar tais vantagens. Juntamente com a padronização, a qualidade final tem um aumento significativo. Máquinas conseguem fornecer bons resultados de forma consistente e contínua, produzindo um produto com todas as qualidades pensadas pré-fabricação.
Já ouviu falar de Sistemas Web? Saiba mais!
Diminuição considerável do risco de acidentes
Como um projeto de automação deve obedecer rigorosamente à normas de segurança (por exemplo a NR12, que garante a saúde e integridade física dos trabalhadores), o risco de acidentes na execução do processo é diminuído consideravelmente. Além do aumento de produção e produtividade, uma máquina, ao reduzir a ação humana e controlar os processos, possibilita um ambiente de trabalho mais seguro.
Controle a distância da produção
Além de tornar uma atividade automática, a automação possibilita o seu monitoramento até mesmo de forma remota. Dessa forma, é possível controlar aspectos da produção que, somente com a atividade humana, seria impossível. Essa verificação proporciona uma otimização dos procedimentos, o que novamente incorre na melhora do produto e satisfação do cliente final. Também permite que os processos sejam monitorados fora da fábrica e durante 24h, o que dá segurança, tranquilidade e autonomia a quem está gerenciando o projeto.
Ganhos em várias etapas da produção e aquisição de mercado
Todos aspectos citados anteriormente representam vantagens que são indispensáveis no mercado altamente competitivo de hoje. É importante lembrar que as pessoas buscam serviços e produtos diferenciados no mercado, com qualidade acima da média e preços acessíveis. Sendo assim, a implementação da automação traz melhorias em diversos aspectos da produção, que se traduzem em aquisição de novos clientes e satisfação dos que já utilizam do produto.
Conheça quais são as implicações da Indústria 4.0 no mercado com nosso artigo!
Conclusão
Como vimos, a automatização de processos por meio de máquinas pode transformar a realidade de diversas indústrias. Sejam elas de grande porte ou constituídas para que realizassem processos manuais, os ganhos em produtividade, produção e qualidade final são consideráveis. Além disso, o ambiente de trabalho se torna mais dinâmico, com a possibilidade de monitoramento remoto e realocação dos funcionários para outras atividades. Por fim, essas vantagens competitivas permitem ao usuário dar um salto na qualidade de seus produtos, podendo fidelizar mais clientes, alavancando suas vendas e lucros.
Interessou-se em automatizar processos em sua empresa? Se sim, a EESC jr. pode lhe ajudar com uma equipe altamente qualificada de consultores prontos para atendê-lo. Entre em contato para que alguém da nossa equipe o ajude a realizar seu sonho!
[av_button label=’Agende uma consultoria gratuita!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/inscricao-desenvolvimento-de-maquina’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Pedro Augusto Marques, consultor do Núcleo de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
0 comentários