Blog

Indústria 4.0 e Inovação Tecnológica: Entenda suas vantagens
11 de fevereiro de 2020
Indústria 4.0 e Inovação Tecnológica: Entenda suas vantagens

Você já ouvir falar da Indústria 4.0? E como esta pode trazer melhorias para você e sua empresa? Conhecida como a quarta revolução industrial, a chegada da Indústria 4.0 é marcada por um conjunto de implementações tecnológicas que possibilitam a fusão do mundo físico, digital e biológico em um só lugar. Sendo assim, caso você esteja procurando por tecnologia de ponta e pretende alavancar seus resultados, é primordial que conheça e comece a investir em aplicações IoT (Internet das coisas) e na Indústria 4.0.  Contudo, esse é o conceito de indústria que está sendo responsável pela otimização da produção e a melhoria da qualidade do produto final.

 

Tem dúvidas sobre IoT? Leia um pouco mais aqui!

 

Mas então, onde podemos encontrar aplicações práticas da Indústria 4.0 e do IoT em nosso cotidiano?

 

Agricultura:

  • Drones inteligentes 

Os drones são responsáveis por sobrevoar e mapear grandes propriedades, fazendo uso de conexões remotas monitorados através de sistemas embarcados, um GPS e uma câmera. Consequentemente, eles são capazes de realizar filmagens e tirarem fotos em alta definição.  Esses registros de imagens de uma ampla área permitem detectar problemas na plantação, bem como doenças, falhas, plantas voluntárias, deficiência na irrigação.

 

 

Cidades Inteligentes:

  • Smart city no mundo

Um dos conceitos mais utilizado atualmente é o de Cidades inteligentes.  Nada mais é do que sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamento para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida. Por essa razão, esses fluxos de interação são considerados inteligentes por fazerem o uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação junto ao planejamento e gestão urbana. C, são geradas respostas às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Um exemplo de Smart City seria em Songdo, na Coreia do Sul, ela foi planejada pensando totalmente na tecnologia e sustentabilidade. Seus edifícios são conectados a sistemas que possibilitam o monitoramento da energia e alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso. Além disso podemos citar como inovação da Smart City o sistema pneumático, ele é localizado em todos os apartamentos e direciona os resíduos jogados ali direto para a central de coleta de lixo.

 

 

Indústria 4.0

  • Monitoramento do tempo dos ciclos

Um dos pontos vantajosos que a tecnologia de ultima geração apresenta é o monitoramento de ciclos. Em máquinas de usinagem, geralmente é necessário realizar um monitoramento contínuo dos seus dados, mas sem a tecnologia isso era feito apenas uma vez ao dia. Com a Industria 4.0 foi possível obter esses dados em tempo real, possibilitando acompanhar de perto os parâmetros das máquinas e as demandas exigidas.

 

 

 

Casa Inteligente: 

  • Segurança

Nos dias atuais, todos sabemos o quanto a segurança deve ser priorizada. É algo indispensável e com grande importâncias nas residenciais de todo o país. As casas inteligentes não trazem simplesmente uma câmera para você instalar na sua casa, mas sim um sistema de alta definição que permite você verificar ao vivo o que está acontecendo na sua residência. Dessa forma, é possível receber alertas de visita de pessoas desconhecidas  e programar para que ela reconheça seu bicho de estimação, evitando alertas falsos e até falar com quem está em casa. Portanto, seu sistema inteligente é capaz de diferenciar pessoas com reconhecimento facial, animais e movimentações diferentes.

Quer entender um pouco mais sobre casas inteligentes? Acompanhe nosso outro artigo sobre o assunto!

 

Ficou interessado em implementar a tecnologia no seu dia-a-dia? Pretende inovar seu negócio por meio da Indústria 4.0? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas para transformar sua ideia em realidade!

 

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto escrito por Natália Santos,  Consultora do Núcleo de Tecnologia da EESC jr.  Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Marcela Rampani

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias