Blog

Como ter uma Casa Inteligente?
15 de agosto de 2019
Como ter uma Casa Inteligente?

Imagine a seguinte situação: você está voltando para casa após um dia longo e cansativo de trabalho. Após enfrentar um trânsito horrível no caminho, você finalmente chega em casa e vai preparar o jantar. No entanto, quando percebe que esqueceu de deixar a comida pré-aquecida, e também não tem nada pronto na geladeira. Por causa disso, você precisa sair de casa novamente e ir comprar algo para comer, gastando mais tempo ainda. Isso é facilmente resolvido se você souber como ter uma Casa Inteligente.

Esse problema poderia ser solucionado se tivesse algo em casa que permitisse ligar o forno enquanto você volta do trabalho. Ou então, se a sua geladeira conseguisse te avisar que não tem nada guardado nela, você não passaria por isso. Dessa forma, você economizaria mais tempo na volta para casa, ao invés de sair de novo para comprar seu jantar.

Essa tecnologia, há um tempo, deixou de ser algo que só víamos em desenhos e filmes e se tornou real. Assim, hoje é possível controlar aparelhos e eletrodomésticos, além de interagir com eles, mesmo não estando em casa. Por isso, dizemos que quando utilizamos a Automação Residencial em uma casa, ela se torna uma Casa Inteligente.

Mas o que é uma Casa Inteligente? 

A automação residencial é o processo de automatizar quaisquer processos que ocorram em uma casa. Desta forma, esses processos tornam-se independente de esforços físicos de uma pessoa para ocorrer. Assim, uma ​Casa Inteligente usa a automação residencial para garantir melhor qualidade de vida para as pessoas que nela moram. Além disso, as aplicações desses tipos de tecnologia são diversas e ganham cada vez mais destaque, pois oferecem muitos benefícios, aos moradores.

A automatização de processos é excelente em empresas e negócios, mas também é muito útil dentro de casa. Como exemplo podemos citar um sistema de segurança inteligente, que permite monitorar câmeras e abrir portas/portões, mesmo com a pessoa fora de casa. Além disso, existem várias outras aplicações que geram mais conforto para o morador, em atividades de descanso ou de lazer. Por isso, cada vez mais pessoas utilizam essas tecnologias em suas casas.

Quer saber mais sobre automatização de processos em negócios? Clique aqui e confira nosso artigo “5 negócios que podem ser automatizados por um Software de gestão”

Devidos aos grandes avanços tecnológicos recentes, é possível que diferentes processos sejam automatizados. Com isso, existem diversas possibilidades de aplicações de automação residencial, e podemos listar aqui algumas delas:

 

Iluminação em uma Casa Inteligente

Podemos utilizar sensores de presença para que as luzes de um cômodo acendam ou apaguem, dependendo da presença de alguém no local. Também é possível fazer um sistema que controle as luzes da casa a partir de um computador ou celular. Assim, podemos controlar a iluminação de maneira remota, o que é muito útil para economizar energia.

iluminacao

Segurança em uma Casa Inteligente

Com essa tecnologia, é possível monitorar simultaneamente câmeras instaladas em diferentes locais da casa, pelo seu celular. Travas nas portas também podem ser automatizadas, e com isso podemos controlá-las remotamente. Ou então, caso alguém toque o interfone de sua casa, você pode receber em seu celular a imagem da pessoa. Além das travas, sensores de presença e alarmes também podem ser instalados em lugares estratégicos, bem como aparelhos com biometria em portas ou cofres.

segurança

Controle da Temperatura em uma Casa Inteligente

Outro exemplo de aplicação desse tipo de tecnologia é controlar a temperatura do ar condicionado, através do celular ou tablet. Dessa forma, é possível ajustar a temperatura de um cômodo, para chegar em casa com o ambiente já na temperatura desejada. Isso é bastante útil para poupar gastos com energia elétrica, uma vez que os aparelhos podem ser ligados apenas quando necessário.

casa-inteligente-temperatura

Acionamento de Equipamentos de Cozinha

Devido à evolução das tecnologias, atualmente é possível nos conectarmos a diversos aparelhos e eletrodomésticos via internet. Um exemplo interessante disso seria chegarmos do trabalho, e o jantar já estar sendo preparado no forno. Para isto, basta deixarmos a comida no forno ao sair de casa e acionar o forno pelo celular quando estivermos voltando. Além disso, também podemos fazer com que a cafeteira prepare um café enquanto fazemos outras tarefas.

casa-inteligente-eletrodomesticos

Irrigação em uma Casa Inteligente

É possível controlar a irrigação de um jardim, por exemplo, estabelecendo horários pré-determinados para que ela ocorra. Essa aplicação pode ser muito útil, pois garantimos a irrigação ao mesmo tempo que evitamos desperdiçar água.

irrigacao

Controle de Gastos com Energia

Usando a automação residencial, podemos contabilizar os gastos de energia elétrica para saber quais os aparelhos que consomem mais energia. Assim, obtemos um controle de dados relativos ao consumo de cada aparelho, o que pode significar uma redução de gastos. Devido a esses benefícios econômicos e ambientais, cada vez mais pessoas utilizam esse tipo de aplicação em suas casas.

controle-gastos

Sala de estar personalizada

Uma das aplicações da automação residencial que mais gera conforto nas pessoas é ter uma sala de estar customizada. Com o uso dessa tecnologia, controlamos o nível de luminosidade, até o volume da TV e as cortinas, através de um celular ou tablet. Assim, é possível garantir maior qualidade de vida, com ambientes personalizados para relaxar depois de um dia cansativo de trabalho.

casa-inteligente-sala-personalizada

Caixas de som para tocar música

Um exemplo mais comum de automação residencial é tocar uma música que você deseja ouvir em um determinado cômodo. Instalando caixas de som no ambiente em questão, podemos controlar as músicas tocadas através do celular. Isso é uma ótima aplicação para animar ainda mais ambientes festivos, usados para confraternizações ou encontros familiares.

casa-inteligente-musica

Esses são apenas alguns entre muitos outros exemplos de aplicações que podemos encontrar em uma Casa Inteligente. Vale ressaltar que, como a automação residencial é um campo muito abrangente, é muito fácil de se personalizar os serviços. Dessa forma, é possível escolher quais são as aplicações que melhor se encaixam em suas necessidades para utilizar em casa.

Ficou interessado nas aplicações da automação residencial citadas? Tem alguma ideia de automação que gostaria de ter em sua casa e que não apareceu na lista acima? Entre em contato para conversar com um de nossos especialistas e transformar sua ideia em realidade!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Eric S. Abbade,  Consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr.  Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Luiza Furlan

1 Comentário

  1. joelson

    Muito bom artigo parabéns !!!
    Adorei o artigo gostei muito das dicas muito obrigado.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias