Blog

IoT: a conexão entre objetos e a internet aplicada no seu negócio
7 de maio de 2019
IoT: a conexão entre objetos e a internet aplicada no seu negócio

Você certamente já deve ter se deparado várias vezes com o termo IoT ou, simplesmente, “Internet das Coisas”. Mas afinal, você sabe o que isso significa? Ou como essa tecnologia pode te ajudar a melhorar sua empresa ou produto? Nesse artigo vamos explicar o que é esse termo e citar algumas aplicações que podem fazer diferença para o seu negócio! Também vamos te contar como o resto do mundo está lidando com todas essas mudanças e avanços tecnológicos, mais precisamente em relação ao IoT.

Confira nossas soluções em TI! A EESC jr. pode te ajudar.

O que é IoT?

Internet das coisas (em inglês: Internet of Things, ou simplesmente, IoT) é a definição da tecnologia de interconexão digital de objetos (em sua grande parte cotidiana) com a internet. Ou seja, é a conexão dos objetos, muito mais do que com as pessoas, com a internet. Em outras palavras, é a rede que permite que objetos físicos capazes de coletar e transmitir dados possam comunicar-se a distância e praticamente em tempo real. Essas novas capacidades dos objetos comuns geram um grande número de possibilidades, tanto no âmbito acadêmico, quanto no industrial.

Para saber mais sobre o que é IoT e os benefícios com essa tecnologia, clique aqui! 

iot  

Aplicações da IoT

Partindo do ponto de vista industrial, essa nova tecnologia associada a processos de fabricação possibilita uma maior produtividade. Além disso, também proporciona uma redução de custos e até mesmo um grande impulso nas vendas e no marketing.

Confira como o Desenho Técnico e a Modelagem de peças 3D podem fazer sua empresa economizar!

Produção

Você já imaginou sua empresa podendo captar dados em tempo real da utilização por parte de seus clientes a cerca de seu produto? Ou até mesmo saber de fato o que seus clientes mais gostam e recomendam em seus produtos? Já pensou em eliminar totalmente a perda de vendas devido à falta de estoques? Ou até mesmo perdas por vencimento de produtos?

Todas essas questões podem ser sanadas com a tecnologia de comunicação em tempo real dos mais variados objetos. Nesse sentido, poderiam saber, por exemplo, a localização e a quantidade consumida exata de produtos no tempo. Assim, todo o excesso e extravio não seriam mais um desperdício para sua empresa. Você saberia, também, a todo o momento, que lâmpada está acesa e qual está apagada.

Imagine agora, a correção instantânea do nível de irrigação de colheitas para a redução do consumo de água! Já imaginou o impacto no custo da produção, além do ambiental, disso?

Você sabia que IoT pode salvar também o seu estoque? Leia aqui como!

iotVendas

Você conhece o termo AIDA? Essas são as palavras chaves que representam o Funil de Vendas, criado por Elias Elmo Lewis, em 1898. A tecnologia de IoT também pode ser aplicada no seu processo de vendas! Dessa forma, IoT se enquadra, de forma mais sobressalente, no processo de captação da atenção dos leads dentro da sua jornada como cliente, para que de fato o seu produto ou serviço seja vendido.

A possibilidade de estar permanentemente conectado ao mundo exterior, de fato, faz brilhar nos olhos certa curiosidade humana e um desejo de estar continuamente atualizado sobre as novidades do mundo. A capacidade de comprar produtos que são altamente eficientes e envolvem totalmente as necessidades e gostos do cliente fazem dessa tecnologia algo tão promissor.

A Tecnologia de Internet of Things não tem em si um público alvo bem-definido. Isso porque há grande demanda de projetos de inclusão digital e facilidade de acesso à informação. Se existe vontade de aprender é capaz de construir um pequeno projeto com auxílio. Porém, as tecnologias se aprimoram em uma velocidade muito grande. Dessa maneira, é necessário que as pessoas estejam em constante atualização e busquem sempre soluções inovadoras.

Os alvos dos projetos de tecnologia podem variar entre pessoas físicas e jurídicas, além das mais variadas faixas etárias. Além disso, a busca das empresas para incorporar essas inovações vem sendo cada vez maior, fazendo do ramo industrial um poderoso cliente dos projetos de inovação.iot

A Tecnologia no Mercado Mundial

A adoção de IoT é considerada inevitável por especialistas. Kazuhiro Ikebe, diretor presidente da Hitachi na América do Sul, ressaltou a urgência. “A sociedade já esta toda conectada pela internet. Mesmo sem querer, já vivemos a era do IoT”. No entanto, observa-se a potencial necessidade de se preparar a mentalidade do empresário brasileiro para a nova geração da tecnologia. Um dos exemplos é a ideia de parar de apenas armazenar informações. Dessa forma, as informações também devem ser processadas e utilizadas em seu beneficio.

Embora haja a necessidade de análise da questão humana na adoção do IoT, isto se dá como apenas parte do problema, tendo em vista que, no Brasil, há uma defasagem entre os pontos de acesso a internet se comparadas as regiões de maior PIB com as de menor PIB, o que se mostra como uma complicação para o desenvolvimento da área, já que esta é dependente da rede.

É possível notar uma nova dinâmica no mercado relacionado à IoT. Os dispositivos estão mais focados para transformar empresas em novos tipos de comércios digitais, permitindo também novos modelos de negócio. Ainda sim existe resistência de muitas empresas com a chegada da tecnologia. Principalmente porque este setor não é visto como um investimento necessário para empresas que visam o lucro direto, porém esse é um pensamento equivocado. Há uma dificuldade em entender que, ao investir no seu setor de TI, seriam facilitados inúmeros processos internos. As próprias aplicações que já mostramos no artigo anteriormente provem que o investimento traz um aumento do lucro, como também outros benefícios.

Perspectivas e Projeções

consultoria McKinsey estima que em 2025 a IoT deve gerar, em nível mundial, receitas entre U$ 3,9 trilhões e US$ 11,1 trilhões, contribuindo com até 11% do PIB global. O número de dispositivos conectados à internet irá saltar de cerca de 10 bilhões em 2015 para 34 bilhões até 2020, quando a população no planeta será de 7,6 bilhões – resultando em uma média superior a quatro dispositivos por pessoa, de acordo com a consultoria BI Intelligence.

   

 

Conclusão

Enfim, tudo isso já é possível e aplicável. De fato, logo estaremos convivendo com cidades mais inteligentes. Com a racionalização e flexibilização da produção, logística e transporte de bens, monitoramento remoto de pacientes, melhor uso de insumos para o agronegócio, melhora da eficiência energética e ampliação do acesso a serviços do setor financeiro. Todas essas melhorias se devem ao fato das empresas buscarem ao máximo a otimização dos processos. De forma que, visem também o melhor aos seus clientes. E que a IoT proporciona essa melhoria tanto para o seu negócio quanto para seus clientes é certo. A implementação desse tipo de tecnologia em uma empresa pode ir até de atividades mais simples para até as mais complexas. Para garantir um bom projeto e uma atualização com as mais recentes tecnologias, é importante buscar um especialista para conversar sobre o assunto!

Interessado em um projeto envolvendo Internet das Coisas (I0T)? Realize uma consultoria grátis!

Entre em contato e ganhe uma consultoria e diagnóstico grátis para o seu negócio! Agende já!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto Escrito por Johnny Lukas, Trainee do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Luiza Furlan

3 Comentários

  1. Aline Estrela

    Que texto incrível. Intrigante e esclarecedor! Especialmente, para leigos em tecnologias como eu, mas que buscam inovações e atualização frente ao mercado atual, bem como estratégias para otimizar os empreendimentos. Muito obrigada.

    Responder
    • Luiza Furlan

      Olá Aline! Que bom que gostou, é sempre um prazer compartilhar um pouco do nosso conhecimento com vocês! Se tiver qualquer dúvida, pode nos procurar!

      Responder
    • Luiza Furlan

      Olá Aline! Que bom que gostou, é sempre um prazer compartilhar um pouco do nosso conhecimento com vocês! Se tiver qualquer dúvida, pode nos procurar!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias