Blog

Como o Desenho Mecânico e a Modelagem 3D podem fazer sua empresa economizar tempo e dinheiro?
25 de maio de 2018
Como o Desenho Mecânico e a Modelagem 3D podem fazer sua empresa economizar tempo e dinheiro?

Como o Desenho Técnico e a Modelagem de peças 3D podem fazer sua empresa economizar tempo e dinheiro?

O Desenho Técnico e a Modelagem de peças 3D realizam a representação de elementos tridimensionais, facilitando, descrevendo e representando uma ideia por meio de regras e procedimentos. O desenho técnico e a modelagem 3D serão os responsáveis por guiar o projeto, fazendo com este saia do papel e torne-se realidade através da associação da concepção, execução e interpretação das peças desenhadas.

Veja mais dos nossos serviços de Engenharia Mecânica e Mecatrônica.

Para que se consolide seu caráter universal, sendo compreendido em qualquer parte, por qualquer técnico que possua os conhecimentos necessários, este é formado por normas e regras conhecidas como ABNT, assim como a Língua Portuguesa, que também necessita de regras para ser compreendida pelos falantes do Português.

modelagem de peças

O desenho técnico é a ferramenta que possibilita a comunicação entre aquele que projeta e aquele que fabrica. Neste desenho constam todas as informações referentes ao projeto, como por exemplo, onde e como cortar, furar, dobrar; as medidas e escalas; o material a ser utilizado e as ferramentas necessárias para a confecção do produto.

Produzindo um Desenho Técnico

Para o desenvolvimento de um Desenho Técnico, é necessário que o indivíduo possua alguns conhecimentos específicos da área, possíveis de serem adquiridos através de cursos técnicos e de ensino superior. A elaboração do desenho técnico é constituída por números, linhas, símbolos e letras que, associados, possuem diferentes disposições e significados, universalmente reconhecidos através de normas que caracterizam a linguagem gráfica.

Utilidades do Desenho Técnico e Modelagem de peças 3D

Os desenhos técnicos, na engenharia, são responsáveis por simplificar cálculos, fórmulas, estudos econômicos e riscos estruturais. O projeto que deve ser desenvolvido, o produto que deve ser fabricado, é representado por meio do desenho e todo o estudo referente a este projeto está representado através de gráficos e diagramas que resumem e simplificam as informações necessárias ao fabricante, sendo mais fácil realizar uma Modelagem de peças em 3D e assim, facilitar a manutenção de peças ou a prototipação delas*.

*Confira nosso conteúdo sobre Desenvolvimento de Máquina! Prototipando sua idéia. Clique Aqui!

Além de preencher a necessidade de estudo do produto e simplificar o compartilhamento das informações adquiridas, o desenho técnico e a modelagem de peças são capazes de transmitir ao fabricante os objetivos do projetista ao representar aquele produto, fazendo com que o fabricante possa atender as necessidades do cliente de forma muito mais efetiva. A efetividade da utilização dos desenhos técnicos também é proveniente da simplificação da complexidade lógica impressa pelo projetista na peça que este deseja produzir, transformando cálculos complexos, análises de riscos e estudos econômicos em desenhos que resumem e explicam todas as essas informações.

A fala ou a escrita, por exemplo, não seriam capazes de transmitir todos os dados, informações e detalhes de uma peça. A compreensão de suas medidas ou formato e o principal fator estético do produto seriam informações que dificilmente seriam passadas de forma efetiva ao fabricante.

Benefícios do Desenho Técnico para Sua Empresa

  

Economia de Tempo e Dinheiro

Com o desenvolvimento e utilização do Desenho Técnico sua empresa é capaz de economizar tempo, uma vez que determinada peça pode ser produzida diversas vezes sem que seja necessário despender tempo para realizar o projeto desta peça e pensar como ela deve ser produzida. Com o desenho técnico pronto a peça necessária pode ser produzida em larga escala e em diferentes momentos, sem que seja necessário projetá-la diversas vezes. Além disso, o Desenho Técnico diminui a probabilidade de fabricação de peças defeituosas, fazendo com que você economize dinheiro.

Reprodução Infinita

O Desenho Técnico possibilita a reprodução infinita da peça desenhada, já que o projeto desta está disponível para ser utilizado e reutilizado a qualquer momento. Tal fator é responsável por aumentar a produtividade da sua empresa, diminuindo o tempo necessário de produção.

Otimização do Desempenho da Máquina

Uma vez que um Desenho Técnico é produzido, junto a ele estão presentes estudos mecânicos, econômicos e estruturais, o que fazem com que a peça representada por ele possua uma qualidade elevada, fazendo com que o desempenho da máquina que esta peça compõe seja diferenciado, otimizando o processo como um todo.

Facilidade na Manutenção

Da mesma forma que o Desenho Técnico funciona como um guia para o desenvolvimento do seu projeto, ele também é responsável por orientá-lo perante uma situação em que exista a necessidade de reparos, facilitando a manutenção e fazendo com que esta torne-se muito mais rápida, resolvendo os problemas de forma mais dinâmica.

 

Quer tornar sua empresa mais dinâmica e produtiva?

Contrate uma empresa especializada no serviço! Serviços como Desenho técnico e Modelagem 3D podem ser a solução para você e sua empresa. Com uma consultoria especializada, é possível obter a qualidade e a economia de custos e tempo.

Onde encontrar? Dê uma olhada em Empresa Júniores! Com um preço acessível e com a qualidade dos estudantes das melhores universidades, sempre com a validação de professores experientes, as empresas júniores podem ser uma ótima opção! Leia mais sobre essas empresas clicando aqui.

A Modelagem de peças é o que você procura? A EESC Jr. realiza serviços de Desenho Ténico e Modelagem 3D para te ajudar a deixar sua empresa mais dinâmica e produtiva, fazendo com que você economize dinheiro e tempo! Entre em contato e ganhe um diagnóstico gratuito com os nossos consultores.

agende um diagnóstico

Caroline Kanehira

3 Comentários

  1. monique

    gostei do seu site muito interessante o conteúdo, queria te dar os parabéns e dizer que vou acompanhar mais vezes para saber sempre as novidades. Bjus

    Responder
  2. caricaturbo

    Opa, será que da mesmo pra viver de desenhos. Eiste algum curso que ensina isso. No mais, eu amei seu site. Abraço e sucesso

    Responder
  3. Puzzle

    A diversidade de produtos que podem ser criados com impressão 3D ou corte a laser é enorme e surge como oportunidade desde pequenos comerciantes até empresas para produção em grande escala. A aceitação e exigência do mercado é cada vez maior e a qualidade dos equipamentos deve ser compatível.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias