Blog

Internet das coisas (IoT): o que é e onde aplicar
23 de janeiro de 2019
Internet das coisas (IoT): o que é e onde aplicar

Você já conhece o termo IoT?

iot

Cada vez mais tem se noticiado as aplicações de IoT nas tecnologias de automação residencial. Você com certeza já viu um projeto baseado em IoT e ficou surpreso com ele. Esses projetos são idealizados para facilitar o dia-a-dia das pessoas em suas próprias casas. A Internet das Coisas (iot, em inglês) se refere a capacidade das máquinas interagirem entre si, automatizando e facilitando tarefas para os humanos. Essa comunicação entre os aparelhos acontece através de softwares e aplicações, requerendo pouca ou nenhuma interferência humana no processo.

Veja nossos serviços de Solução em TI.

Porém, uma outra relevante aplicação da internet das coisas é a chamada iot industrial (iiot, do ingles). Assim, processos de uma linha de produção, armazenamento de matéria prima ou distribuição de produtos são automatizados através dessa interação de equipamentos e máquinas. Dessa maneira, facilitamos o trabalho a ser realizado, além de evitar erros humanos, que geram retrabalho ou perdas.

Aplicações

iot

No âmbito industrial, a iiot é aplicada com mais frequência na área de produção. As máquinas que dispõem dessa tecnologia trazem inúmeras soluções. São capazes de automatizar processos de produção, monitorar e prevenir potenciais erros ou problemas durante os procedimentos. Além disso, coletam dados que podem vir a ser importantes para entender melhor o processo e aprimorá-lo no futuro. Máquinas ainda mais avançadas, integradas com sistemas de inteligência artificial, tomam decisões autônomas. Dessa maneira, são capazes de maximizar a produção e utilizar os dados que elas mesmas coletam para se aprimorar. Essa última funcionalidade é conhecida como machine learning.

Quer saber mais sobre a otimização dos processos mecânicos e porque são importantes? Acesse nosso artigo “Otimização de processos mecânicos, reduzindo os custos e tempo na sua empresa!” 

Outra aplicação crescente da tecnologia é no gerenciamento de suprimentos e estoque. Através de inventários digitais, estoques automatizados conseguem monitorar a quantidade de itens estocados e alertar caso haja alguma escassez de quantidade. Alguns sistemas permitem ainda que você cadastre previamente seus fornecedores de preferência. Assim, o próprio sistema encomenda os itens que estão faltando, facilitando cada vez mais a vida do usuário. Além disso, o iiot pode auxiliar mais especificamente a indústria alimentícia, como um exemplo. É possível criar um sistema que faz uma previsão de quando certos itens passarão da validade e notifica o usuário dessa possibilidade.

iot

Saindo um pouco do âmbito industrial, a iiot pode ser utilizada também na automatização de lavouras . Existem sistemas interligados com estações de previsão do tempo que permitem o usuário saber de antemão se a estação será atípica ou se nos próximos dias irá ou não chover o bastante. De posse dessas informações o agricultor pode tomar as decisões que irão maximizar a sua produção. A automação pode ser aplicada ainda a sistemas de irrigação. Dessa forma, é permitido que eles funcionem em horários e frequências pré-programadas, ou ainda funcionem com base nos dados coletados das estações meteorológicas previamente citadas.

 

 

Benefícios

iot

Com todas essas funcionalidades que citamos acima, fica fácil de pensar nos benefícios e na facilitação que a iot traz para a sua realidade. Por funcionar em um ambiente totalmente controlado e interligado, a iiot torna possível um total monitoramento do ambiente de trabalho. É possível acompanhar em tempo real a produção e distribuição dos produtos, prever problemas e estimar resultados com maior precisão.

Ambientes totalmente integrados a iiot são capazes de gerar uma análise precisa via gêmeos digitais. Gêmeos digitais é uma técnica que envolve modelar toda a planta de um estabelecimento utilizando os dados produzidos pela rede de iiot. Com essa modelagem, o usuário pode analisar e experimentar com a planta tendo um alto nível de assertividade. Assim, os resultados das análises e experimentos obtidos com os gêmeos tende  a ser mesmo se aplicados a planta real.

Através do monitoramento contínuo e automatização dos processos, as chances de perdas, erros e retrabalhos ocorrerem caem consideravelmente. A automação evita erros humanos enquanto o monitoramento constata eventuais erros logo no começo de algum mal funcionamento ou defeito. Dessa forma menos recursos são perdidos com produtos defeituosos, retornos, retrabalho e horas extras de funcionários para solucionar o problema. De um modo geral, a performance da empresa melhora assim como o tempo para tomada de decisões diminui quando se dispõe desse tipo de tecnologia.

Confira Como eliminar e reduzir desperdícios pode levar sua empresa ao topo.

As melhorias nos processos da empresa refletem em uma melhoria na qualidade dos produtos gerados, uma vez que erros de fabricação são evitados. Ambientes integrados facilitam elevar e manter graus de qualidade.

Conclusão

iot

Embora o conceito de internet das coisas pareça algo futurista e proveniente de um conto de ficção científica, cada vez mais esse tipo de tecnologia irá integrar o cotidiano das famílias em seus lares e de trabalhadores em seus empregos. Atualmente, cortar despesas com pessoal, retrabalho e tomada de decisões são muito importantes e críticos para o sucesso de uma empresa. Assim, investir em um ambiente de trabalho integrado pode ser um grande diferencial para o futuro. A iiot pode ser aplicada em diversos setores produtivos, facilitando e aprimorando diversas tarefas, assim como maximizando os lucros.

Interessado em um projeto envolvendo Internet das Coisas (I0T)? Realize uma consultoria grátis!

Entre em contato e ganhe uma consultoria e diagnóstico grátis para o seu negócio! Agende já!

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-computacao’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto Escrito por Raphael Trombini, Consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

 

Luiza Furlan

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias