Blog

Sistemas Web: o que são e quais os seus benefícios
21 de maio de 2020
Sistemas Web: o que são e quais os seus benefícios

O que são Sistemas Web?

Sistemas Web são geralmente interpretados e identificados como websites dinâmicos. Eles permitem a criação de contas e fornecem experiências personalizadas para cada usuário, de acordo com suas preferências e comportamentos. Também são chamados de “Web-Apps”, já que apresentam funcionalidades  semelhantes à aplicativos, mas não dependem da instalação de programas além de um navegador.

Os sistemas web são compostos, basicamente, por duas partes: o front-end e o back-end. A primeira corresponde ao aspecto visual e estético do sistemas web. Ela possui contato direto com o usuário e dita a utilização do site, sendo programada utilizando linguagens como HTML, CSS e Javascript. Um front-end de qualidade garante uma experiência ao mesmo tempo intuitiva, fluida e esteticamente agradável, adaptando-se de acordo com o dispositivo utilizado.

A segunda parte do sistemas web – programada em PHP, Python e MySQL – é o que garante o bom funcionamento do site. Ela é responsável por armazenar e organizar os dados nos bancos de dados e lidar com requisições e fluxo de usuários. Um bom back-end apresenta estrutura organizada e eficiente, fornecendo fluidez ao site e evitando que este trave ou deixe de funcionar. Além disso, são necessárias medidas de segurança para evitar perda de dados e que indivíduos mal-intencionados se aproveitem de vulnerabilidades e prejudiquem os usuários e os proprietários do sistema.

Sistemas Web - condificao

Um sistema web, portanto, é a representação de um ótimo funcionamento e da sincronia entre o front-end e o back-end. Um ótimo exemplo de Sistema Web que merece destaque é o Facebook, que possui uma colossal base de usuários e ainda assim raramente apresenta problemas de funcionamento e falhas de segurança.

Entenda um pouco mais sobre como o novo coronavírus impactou o setor alimentício atual conferindo o nosso artigo.

Onde surgiram os Sistemas Web?

Na década de 1990, a internet era basicamente composta por páginas HTML estáticas, geralmente expositivas – seu propósito é simplesmente expor informações ao usuário -, que eram quase exclusivamente documentos. A partir de 1995, a linguagem Javascript foi apresentada e implementada, fornecendo mais rapidez para as páginas, além de possibilitar maior dinamicidade.

A maior mudança ocorreu em 2005, com o surgimento do Ajax, que permitiu maior flexibilidade e interatividade com o usuário, além de tornar a programação mais fácil. Por fim, em 2014 a linguagem HTML foi aprimorada devido ao HTML5, que fornece suporte à diferentes tipos de mídia, permitindo a criação de aplicações independentes do browser e da plataforma utilizada.

Vale ressaltar que, mesmo sendo cunhado em 1999, o termo “web app” só foi amplamente utilizado a partir do uso do HTML5 e do desenvolvimento da linguagem Java e Javascript. Com o avanço e disseminação da internet e de aparelhos móveis, as chamadas Application Service Providers (ASPs) ganharam muito espaço no mercado, fornecendo serviços e acesso web à softwares que anteriormente eram distribuídos como aplicações locais.

Sistemas Web - codigos

Além de sistemas web, já pensou em ter um aplicativo para sua empresa? Clique aqui e saiba se vale a pena investir em um APP.

Quais são suas vantagens e aplicações?

Os Sistemas Web apresentam diversas vantagens que podem auxiliar negócios e pessoas de diversas formas, dependendo de suas necessidades.  Dentre as vantagens, pode-se citar 3 mais comuns:

  • Acessibilidade

Como não é necessário instalar nenhum programa além do navegador,  os sistemas web tornam-se altamente acessíveis, já que os usuários só necessitam de um computador (ou celular) e conexão à internet. Dessa forma, para ter acesso à, por exemplo, arquivos  específicos e importantes, não é necessário possuir uma cópia física a todo instante. Isso facilita muito o fluxo de trabalho, pois permite acesso à serviços e documentos de uma empresa em qualquer lugar.

  • Manutenção

A manutenção de Sistemas Web costuma ser muito mais simples e eficiente em relação à programas tradicionais. Por exemplo, no caso de softwares tradicionais é necessário que cada usuário o atualize manualmente, o que pode gerar conflitos de versões e problemas de comunicação entre a empresa. No caso de Sistemas Web,  atualizações podem ser realizadas e transmitidas sem intervenção do usuário, garantindo sempre versões atualizadas e eliminando conflitos.

  • Segurança

A utilização de Sistemas Web garante que seus arquivos estejam protegidos, fornecendo uma alternativa além das cópias físicas. Em casos de erros ou corrupção de arquivos, o banco de dados dos sistemas web garante um backup constante, fornecendo uma maneira mais eficaz e segura de gerenciamento de dados.

Dessa forma, tornam-se evidentes as razões que levam empresas como a Forbes, Aliexpress, Facebook e muitas outras à utilizarem Sistemas Web. A facilidade de implementação e manutenção e a capacidade de fornecer um contato mais marcante com o cliente são naturais ao sistema web, gerando maior identidade de marca de empresas e facilitando a oferta de serviços à um público que encontra-se em expansão.

Com quem posso fazer um Sistema Web?

É notável que os Sistemas Web apresentam inúmeras vantagens para a sua empresa e podem lhe ajudar no gerenciamento fácil e rápido de dados. Sabendo disso e da necessidade de inovação no mercado para se manter competitivo, a EESC jr. pode lhe ajudar. Contamos com profissionais capacitados para criarem Sistemas Web de qualidade, com um preço acessível e no tempo que você precisar. Ficou interessado e quer saber mais ou até mesmo fazer um orçamento gratuito? Basta clicar o botão que os nossos consultores entrarão em contato.

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Leonardo Barros, consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias