Blog

5 Maneiras de melhorar a produtividade com Arquitetura de Interiores
15 de setembro de 2018
5 Maneiras de melhorar a produtividade com Arquitetura de Interiores

Quando abrimos um negócio pensamos em qual produto vamos oferecer, onde vamos instalar o empreendimento, pesquisamos os concorrentes, dentre outras coisas. Entretanto, geralmente, não paramos para analisar a arquitetura de interiores do estabelecimento. Esse fato pode estar diminuindo a produtividade do seu escritório, empresa ou consultório.

Arquitetura de Interiores

Listaremos então 5 pontos que a arquitetura de interiores analisa para melhorar o funcionamento, o conforto e, consequentemente, a produtividade do seu negócio.

1. Ambientação ordenada

Um estabelecimento organizado se torna um ambiente mais produtivo. Os profissionais da área pensam na disposição dos móveis para facilitar o trabalho dos funcionários e também o atendimento aos consumidores do seu produto. Dessa forma, planejam a passagem das pessoas, as rotas de escape e buscam criar um ambiente atraente para o cliente. Assim, todos esses quesitos, são essenciais na hora do planejamento da arquitetura de interiores.

arquitetura de interiores

A organização agrega conforto visual.

A mercenária planejada ajuda a organizar os pequenos empreendimentos. Nos casos das pequenas empresas, muitas vezes o espaço é restrito, assim, os designers planejam os móveis na medida certa, utilizando prateleiras suspensas e mobiliário multiuso, além da possibilidade de usar móveis sustentáveis baseados no Ecodesign. Dessa forma, o aproveitamento do espaço fica melhor e o funcionamento da empresa fica otimizado.

iluminação de interiores

Nesse estabelecimento podemos perceber a disposição ordenada dos móveis e as prateleiras auxiliando o aproveitamento do espaço.

2.Iluminação adequada

A iluminação contribui para o bem-estar do seu negócio. Um ambiente bem iluminado facilita o trabalho dos funcionários, já em um restaurante romântico a iluminação um pouco mais fraca propicia um clima mais poético.

Portanto, os profissionais de arquitetura de interiores estudam a iluminação e determinam a intensidade correta para cada situação.

design de interiores de escritorio

Nessa fotografia podemos observar o contraste na iluminação de um escritório.

Além disso, em alguns casos, aproveitam a iluminação natural para criar a sensação de conforto e diminuir o consumo de energia. Nessas fotografias podemos observar o contraste na iluminação de um escritório e de um restaurante.

Vale ressaltar, a necessidade de uma boa instalação elétrica nesses ambientes. Assim, ela deve ser planejada e feita de forma personalizada para cada estabelecimento.

3. Cores mais indicadas

As cores do ambiente geram impacto no humor das pessoas que convivem nele. Nesse ponto podemos observar, novamente, os diversos contrastes que seguem a finalidade do empreendimento, ou seja, em um ambiente corporativo as cores indicadas são branco, bege e cinza, por trazer clareza ao local, todavia uma loja de brinquedos deve ter cores vivas e fortes que atingem o público alvo; as crianças.

cores no design de interiores

Nesse espaço podemos observar a dinâmica das cores atrativas para o público alvo.

4. Disposição das paredes

Muitos empreendedores transformam suas residências em seu ponto comercial. Assim, como a planta de uma casa não é feita para suprir a finalidade de um comércio, a distribuição de paredes pode estar atrapalhando a produtividade do seu empreendimento.

Assim, podemos fazer uma nova distribuição dessas divisões buscando aperfeiçoar o espaço. Obviamente, para esses tipos de alteração devemos entrar em contato com engenheiros para estabelecermos as paredes que podem ser alteradas no local.

fachada na arquitetura de interiores

Muitos empreendedores transformam suas residências em seu ponto comercial.

Para casos de pequenos empreendimentos, a utilização de mobiliários vazados, como divisórias e prateleiras, é muito recorrente. Com elas você separa os ambientes dentro do seu escritório e ainda aproveita esse móvel para guardar utensílios.

mobilias no design de interiores

Esse é um dos tipos de mobiliários vazados para fazer a separação de ambientes.

5. Inovação

Com arquitetura você pode fugir do convencional e ser criativo, desde a fachada até os fundos do seu negócio. Essa é uma maneira de se destacar na realidade em que seu estabelecimento está inserido e ser um diferencial no ramo.

parede de lousa

Parede de lousa empregada em uma empresa.

Uma inovação que está sendo utilizada em alguns escritórios é a parede quadro negro. É uma solução de design para o trabalho em equipe de um escritório, mas também é utilizada em alguns estabelecimentos por ser algo bem elegante e muito fácil de aplicar. Utilizando um adesivo ou uma tinta fosca, seu negócio pode transformar uma simples parede em uma lousa para trazer interação entre as pessoas.

Outra inovação, é usar cada vez mais a Construção Sustentável na hora de reformar, construir o imóvel ou planejar a arquitetura de interiores. Através dela, é possível criar ambientes verdes e e economizar de diversos aspectos.

Veja como a EESC jr. tornou o sonho de seu cliente em realidade com um espaço agradável e funcional! Case de Sucesso: Design Sorocaba

Conclusão

Quer ter diferenciar seu negócio? Que tal um serviço de design de interiores? A EESC jr. tem! Entre em contato conosco.

[av_button label=’Agende um Diagnóstico’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/solucao-projeto-paisagistico’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias