Blog

Construção Sustentável, descubra tudo sobre seus benefícios!
22 de junho de 2018
Construção Sustentável, descubra tudo sobre seus benefícios!

Conheça 3 benefícios de uma construção sustentável.

construção sustentável

As construções sustentáveis abrangem ações que visam o menor impacto possível ao meio ambiente e um  retorno econômico atrativo. Dessa maneira, a busca pela eficiência dos materiais e minimização de resíduos é fundamental na execução de um projeto de construção sustentável.

Dentro da engenharia e da arquitetura, existem várias técnicas que possibilitam tornar as construções mais sustentáveis. A execução da obra é realizada de forma que os materiais utilizados sejam selecionados de acordo com características sustentáveis.  Sendo elas: matéria-prima com procedência reciclável e renovável (madeira de reflorestamento, plástico e concreto reciclável, etc), baixo consumo de água e de energia, certificações do produto, durabilidade, e principalmente a geração mínima de resíduos, o que implica diretamente nos custos com desperdícios de materiais e caçambas.


Durante o uso da construção, os principais benefícios deste tipo de empreendimento ficam visíveis. São eles:

O conforto de uma construção sustentável

A construção é planejada para o clima local. Assim, a ventilação é adequada segundo a disposição dos elementos do projeto: posição das janelas, proximidade com a vegetação, existência de telhados verdes, entre outras. Além disso, o aproveitamento da iluminação natural também faz parte deste tipo de projeto. Desse modo, o conforto térmico-acústico e de iluminação são premissas chave para construções sustentáveis, garantindo o bem-estar dos ocupantes.

Retorno Econômico

Por buscar o melhor gerenciamento dos recursos naturais, as construções sustentáveis se diferenciam também pelo retorno financeiro, nos seguintes aspectos:

Energia: A demanda por ar-condicionado e luz é minimizada pelo conforto térmico e aproveitamento da iluminação natural mencionado anteriormente. A instalação de painéis fotovoltaicos traz retorno financeiro a curto prazo, que aliado a escolha de eletrodomésticos de baixo consumo energético, representa grande economia financeira.

Água: Através da implantação de sistemas de captação de água da chuva, ou reuso de água de lavanderia, por exemplo, para fins menos nobres (descarga, irrigação), é possível economizar em até 50% da conta de água, trazendo também retorno financeiro em pouco tempo.

Dessa maneira, o custo total operacional da obra sustentável é de 8 a 9% menor que em uma obra comum. Segundo o Sebrae, estima-se que a valorização do preço de um imóvel desse tipo é de cerca de 10%.

Estética

A sustentabilidade em uma construção está diretamente relacionada a sua beleza. Para isso, há um planejamento dos elementos paisagísticos e de design. Atualmente, existem vários materiais sustentáveis como madeira plástica, tecido Greenscreen, telhas ecológicas, entre outros.

Saiba como o Design de Interiores pode transformar o seu ambiente e, assim, trazer conforto com estética e sustentabilidade!

Conclusão

Além dos benefícios citados, as construções sustentáveis podem ter outros diferenciais, a depender da necessidade em questão. Alternativas como compostagem, hortas urbanas e gerenciamento de resíduos recicláveis também fazem parte deste tipo de empreendimento.

Mesmo que o local não tenha sido planejado como uma construção sustentável é possível adaptá-lo para que haja maior sustentabilidade, gerando grandes melhorias.

A EESC jr. possui em seu portfólio projetos nesta área e está sempre buscando inovação e aproximação dos projetos de engenharia e arquitetura com a sustentabilidade e responsabilidade social. Entre em contato e ganhe um diagnóstico grátis! Curta nossa página do Facebook e fique por dentro do nosso trabalho!

Texto escrito por Marina Nicoletti, consultoria do núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

3 Comentários

  1. Alexandre

    Boa tarde. Cade o poço artesiano ai para abastecimento de água sustentável?
    Com auxilio da energia solar, ficaria top.
    Abraço. att, Alexandre.

    Responder
    • EESC jr.

      Ótima idéia! Ficaria sensacional, e complementaria muito os benefícios que citamos.

      Responder
  2. marco oliveira

    gostei muito do post,vou acompanha o seu blog este tipo de conteudo tem mim ajudado muito

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias