Blog

Captação de água da chuva: como fazer?
21 de maio de 2019
Captação de água da chuva: como fazer?

Você já sabe a importância de um sistema de captação de água da chuva mas ainda não sabe como ter um? Nesse artigo vamos reforçar a importância no sistema de captação, citar quais são as etapas necessárias para o projeto e explicar como fazer cada uma delas . Abordamos também no fim do artigo o investimento relacionado com esse projeto.

A poluição do planeta é cada vez mais preocupante. Isso porque, além de fazer mal a saúde humana, atinge toda biodiversidade, incluindo a nossa rara quantidade de água potável. Assim sendo, as águas próprias para o consumo humano são retiradas previamente de rios, lagos e nascentes. Inclusive, estes, já estão contaminados o suficiente com a poluição do ar e da terra.

As águas da chuva são popularmente conhecidas como sujas, isso devido o baixo aproveitamento que nós damos a ela e a falta de conhecimento da população acerca do tema! O potencial do nosso recurso natural é enorme. Esse potencial pode ser devidamente usado com reaproveitamento e reuso instalando um sistema de captação de água da chuva.

Quer conhecer os benefícios do sistema de captação de água da chuva e a sua viabilidade econômica? Confira aqui!

captação de água

Por que ter uma captação de água na sua casa ou empresa ?

As crises hídricas estão cada vez mais frequentes e graves, portanto, ter um planejamento sustentável é essencial. Realizar um projeto de Captação de água da chuva é, além de ambientalmente positivo, uma escolha que gera uma economia de quase 50% na sua conta de água!

Quer saber mais sobre como fazer um projeto de captação de água da chuva? Confira já!

O retorno monetário é estimado por meio de cálculos estudados previamente pela equipe de engenheiros, e em sua maioria das vezes, é completado em menos de um ano, provando a viabilidade econômica do projeto.

É uma atitude ecologicamente responsável, que permite o aproveitamento de um recurso natural que logo estará escasso. Então, ter um sistema de captação da água da chuva é viável para qualquer ambiente, seja eles rurais ou urbanos, casas ou apartamentos.

Essa solução é inovadora ao mesmo tempo que é antiga. Isso porque ajuda há tempos a combater as crises hídricas do sertão nordestino, e chegou com todo potencial de uso para as outras regiões do país.

O problema urbano que mais aflige as cidades nos dias de hoje é as enchentes, causada pelo processo natural do aumento de volume d’água durante o verão e acentuada pelas ações antrópicas. O entupimento dos bueiros causados pelo acúmulo de lixo com a intensa geração de resíduos; falta de drenagem pela impermeabilização excessiva dos solos; entre outros, provocam o aumento de enxurradas e a elevação dos rios, o sistema de captação da água da chuva ajuda a conter enchentes ao armazenar parte da água que, caso contrário, iria para rios e lagos e diminui o volume de água da chuva no esgoto.

Confira os benefícios de fazer uma construção sustentável!

O que é preciso para construir um sistema de captação?

O projeto consiste em um sistema de calhas que transportam a água pluvial a uma cisterna. Com esse transporte, é possibilitado o reuso para fins não nobres. Dessa maneira, isso inclui lavagens de pisos,carros, máquinas e calçadas, descargas, irrigação de plantas,etc..

Dimensionamento

captação de água

Primeiramente deve ser feito um dimensionamento, que é basicamente saber qual é o tamanho ideal para o sua cisterna. Para isso, levam-se em consideração dois fatores: a vazão de água em função da área do telhado, ou seja, quanto de água a área do telhado acumula e despeja pelas calhas; o outro, seria o histórico de chuva da sua região. Dessa forma, com esses dados, podemos direcioná-lo ao tipo e tamanho de cisterna mais apropriado para seu ambiente.

A cisterna ou reservatório, caso caseiros, precisam ser muito bem limpos antes, com cloro e água sanitária. Deve-se apresentar 3 “furos”. Um para a entrada da água, o segundo para o “ladrão”, e o último para a torneira. Para a entrada de água, o furo deve-se localizar na parte superior do reservatório e ligado às calhas por um cotovelo. O segundo furo, é justamento o encarregado para a saída, deve ser colocado abaixo do primeiro, afins de evitar vazamentos. Por último, a torneira, localizada na parte inferior do reservatório para maiores aproveitamentos da água no interior da cisterna.

Filtragem e reservação

Na cisterna devemos prezar para que a qualidade da água da chuva se mantenha e melhore. Dessa forma, chegamos ao segundo passo: equipamentos de filtragem e reservação. A água da chuva, ao passar pelo seu caminho natural, leva consigo sujeiras, como folha, acúmulo das calhas e outros.

Para isso, deve-se ter uma filtração prévia, e dependendo do material escolhido, o modelo já é auto-limpante. Além disso, água parada é inimigo da saúde pública. Então, esse é o ambiente perfeito para proliferação de larvas e doenças. Dessa maneira, para evitar esses problemas pode-se usar, por exemplo, um clorador, como de piscina, além de prevenir proliferação de doenças, ele ajuda a manter a cor da água translúcida e mais agradável aos olhos.

Quanto custa para instalar um sistema de captação de água da chuva?

Este fator é variante, devido principalmente à fase de dimensionamento. Isso porque existem diferentes capacidades de acordo com as suas necessidades – há modelos de minicisterna e cisternas em vários tamanhos, de 80 litros, mil litros e até 16 mil litros.

Além do tamanho da cisterna, depende da eficiência e tecnologia associada ao material escolhido. As cisternas podem ser improvisadas ou mais tecnológicas, a forma escolhida de prevenção  à reservação também variam.

Deseja realizar um planejamento de captação de água da chuva? Realize uma consultoria grátis!

Além dessas metodologias e EESCjr. se compromete por buscar soluções inovadoras, promovendo a interdisciplinaridade com outras áreas de atuação. Dessa forma, nos empenhamos em sempre trazer um forte comprometimento ambiental e sustentável, oferecendo aos nossos clientes soluções personalizadas e que superem o básico na área do desenvolvimento sustentável.

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-materiais‘ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto Escrito por Giovana Cacilha, Trainee do Núcleo de Engenharia Ambiental da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Luiza Furlan

1 Comentário

  1. Leonildo Bernardo Pinto

    Muito interessante essa matéria com vistas ao aproveitamento das águas das chuvas, pois além de colaborar na economia da agua tratada da cidade, colabora também na prevenção de enchentes. e, de quebra traz economia a que adota esse sistema. Parabéns aos alunos que trabalham nesse Projeto.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias