Origem e Conceito da Manufatura
A manufatura surgiu da necessidade do aumento da demanda, e depois da mão de obra artesanal no século XV. Sendo assim, se tornou um estabelecimento fabril na qual a técnica de produção é artesanal, e agora, o trabalho é desempenhado por grande número de operários que, cumprem uma jornada de trabalho com hora para iniciar e terminar, sob a supervisão de um responsável, fazendo com que mais produtos pudessem ser feitos em um menor tempo e custo.
Atualmente, a manufatura remete aos processos de transformação e organização dentro de uma indústria e daí surge o termo de “produto manufaturado”, sendo algo produzido em uma fábrica. Em seus diversos tipos sempre busca atender as atividades e demandas do mercado através de automação, reajo de funcionários e outros modelos organizacionais
Tipos de Manufatura
Com a evolução da manufatura, foi surgindo diferentes tipos e técnicas de aprimorar, assim otimizando ao máximo a produção e atendendo cada vez mais a demanda crescente.
⦁ Manufatura Repetitiva
Leva esse nome, pois é usada quando há baixa variedade e alto volume de produtos, com processos repetitivos e com produção em massa, um exemplo disso são os fast-foods.
⦁ Manufatura Discreta
Se trata de esquemas de projetos, com um começo e fim bem definidos. Com produtos customizáveis, geralmente de um único tipo, e com baixo volume de produção, exemplos típicos são aviões e navios, apresentam vários modelos, mas são o mesmo “produto”.
⦁ Manufatura por Oficinas
Na manufatura por oficinas, o tipo de trabalho com variedade de produtos personalizados. Nesse caso, muitas vezes o fluxo de produção precisa de alguma configuração exclusiva. Por exemplo, em uma gráfica, onde, a cada tipo de impressão a chapa ou a arte, precisa ser alterada de acordo com o cliente.
⦁ Manufatura Contínua
Como o nome sugere, se trata da produção em massa e processos contínuos na linha de montagem, sendo baixa a variedade do produto. Processo de grande escala que é seguido a risca durante todo o fluxo. Um exemplo é o esquema de produção de garrafas.
⦁ Lotes/Bateladas
Os produtos são feitos em alto volume e baixa variedade. Tendo como resultado, produzidos em lotes, ou seja, em alta quantidade. Por exemplo, produção de alimentos, automobilísticos, etc.
⦁ Manufatura Enxuta
Essa se trata de um conceito de otimização de manufatura. Tem como premissa evitar desperdícios no geral, considerando tempo, dinheiro, materiais, processos, transporte, etc. Fazendo com que a necessidade do cliente seja saciada no tempo certo
⦁ Manufatura Aditiva
Aliado a manufatura enxuta, a manufatura aditiva tem como inovação a impressão 3D. Atendendo a maior variedades dos produtos, sua complexidade, com rapidez e baixo desperdício, sendo monetariamente atrativa.
⦁ Manufatura Reversa
Conceito de manufatura que visa a sustentabilidade, visando a recuperação de materiais e matérias primas. Exemplos são eletroeletrônicos, que após um processo de triagem, são desmontados, classificados, triturados, compactados e encaminhados para novo processo produtivo, na forma de matéria prima.
A Solução em Manufatura
O serviço de solução em manufatura visa a análise e a melhoria de toda ou alguma etapa da cadeia de processo. Identificando problemas, como a organização, ou escolha de processos, layout, reajo de funcionários, falhas em máquinas, etc, melhorando a agilidade, flexibilidade e eficiência de produção.
Na engenharia de materiais, por exemplo, a execução de algum tipo de processamento pode ser otimizado de acordo com parâmetros de máquinas ou a própria seleção do material.
Processos como extrusão, injeção, usinagem, conformação, fundição, entre outros, podem ser analisados e aprimorados para melhorar o ritmo da produção, e assim, ganhando tempo, evitando desperdícios/prejuízos e consequentemente retornando em lucratividade.
Saiba mais sobre o processo de extrusão e injeção de polímeros!
Por que investir em solução em manufatura?
Além das vantagens já citadas, na produtividade, diminuição de tempo e desperdícios, aumentando o lucro final, apresenta também, a diminuição de riscos e falhas, visando o bem estar do funcionário, do cliente e até a manutenção do maquinário.
Dessa forma, tendo a visão do panorama geral de produção é capaz de evitar problemas na fonte, e, onde não causam tanto “estrago”, quanto se estivesse se durante arrastando todo o processo, nesse olhar mais amplo, também permite um controle e um uso mais eficiente das informações geradas, podendo obter sempre resultados e feedbacks diretos para aprimoramento contínuo.
Conclusão
Dessa maneira, nota-se que para cada tipo de indústria e/ou produto há um tipo específico que mais se encaixa com a forma de produção e necessidade de demanda. Portanto, quando se fala em solução em manufatura cabe ao time, analisar por completo todas as etapas do processo (matéria prima ao produto final), buscando sempre a otimização da mesma.
Dentro da EESCjr. podemos analisar essa cadeia de processos de diferentes perspectivas, devido a grande variedades de engenharias presente na empresa, buscando a solução mais completa para o seu problema.
Quer saber mais sobre nossa solução em manufatura?
Agende um diagnóstico gratuito!
Texto escrito por Guilherme Sauchuk, consultor do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
0 comentários