Blog

Extrusão ou injeção: qual melhor método?
12 de agosto de 2020
Extrusão ou injeção: qual melhor método?

Desde o início do século XX, quando os polímeros começaram a ser estudados quimicamente e tiveram uma enorme exploração para serem substitutos mais baratos de materiais naturais, diversos métodos de transformar a matéria prima em um produto desejado surgiram, o que hoje é estudado e conhecido como processamento de polímeros, sendo eles, extrusão e injeção.

Os métodos de processamento mais utilizados na indústria atual são a extrusão e a injeção, correspondendo a mais de 90% da produção dos materiais plásticos. Esses processos possuem características similares, como aumentar a temperatura no início para levar o polímero ao estado líquido e depois resfriá-lo até solidificar novamente (por isso é importante conhecer as propriedades do material e os fatores que influenciam seu processamento). Porém, extrusão ou injeção? quais são as diferenças e vantagens de cada um desses tipos de processamento? 

Saiba agora, 7 fatores que influenciam no processamento de polímeros!

Extrusão

Método mais usado na indústria, o processamento por extrusão gera principalmente produtos lineares muito utilizados no cotidiano, como canos, mangueiras, chapas e sacolas plásticas. Diferente da grande maioria dos métodos de processamento de polímeros, a extrusão tem a grande vantagem de ser um processo contínuo. Seu funcionamento é simples e dividido em algumas etapas que se sucedem em uma máquina conhecida como extrusora.

extrusão

Inicialmente, a matéria prima é adicionada (com ou sem aditivos e outras cargas) no equipamento pelo alimentador, na forma de pequenos grãos sólidos, chegando no cilindro ou canhão. Nesse momento, o material é transportado por todo o cilindro com a atuação da peça mais importante de toda a máquina: a rosca. Podendo ser única ou duas juntas, a rosca rotaciona de maneira que force o material ao longo do cilindro.

Em um segundo momento, aquecedores esquentam a matéria prima além da sua temperatura de ebulição, fazendo com que ela passe do estado sólido para o líquido. Assim, o plástico fundido continua avançando no caminho do cilindro até passar pela matriz, que dará  forma ao material em sua saída da máquina.

A matriz é outro componente do equipamento que tem extrema importância, pois tem um perfil único que será responsável pela conformação do produto final. Dessa forma, a mesma extrusora pode produzir diferentes produtos, alterando apenas sua matriz.

Exemplos de matrizes de extrusoras, que produzem diferentes produtos ao material ser expelido por elas.

Por fim, ao passar pela matriz, o material começa um processo de resfriamento e solidifica novamente. Assim, obtém-se um produto contínuo que pode ser cortado em tamanhos diferentes, de acordo com a necessidade e outros interesses.

Injeção

Por outro lado, temos a injeção. Apesar de não ser tão usual como a extrusão, é o segundo método mais utilizado para a produção de produtos poliméricos e também possui suas vantagens. A injeção não tem produção contínua, mas por usar moldes ela tem a capacidade de gerar tanto produtos simples quanto complexos e formatos variados.

injeção

Como mencionado, a injeção é um processo de moldagem, e tem etapas análogas a da extrusão. Nesse caso, a máquina em questão é a injetora e de maneira similar, ela é alimentada por pequenos grãos (também conhecidos como pellets) a partir de um funil. Esses grãos do material polimérico também são aquecidos até fundirem e caminham pelo interior da máquina com a rotação de uma rosca.

Depois desse caminho, passam pelo bico de injeção para encher o molde. Após ser completamente cheio e resfriado, o material líquido se solidifica, o molde pode ser aberto e a peça retirada com o auxílio de pinos ejetores. Esse processo pode ser repetido várias vezes para que se obtenha a mesma peça em uma grande quantidade, e com a qualidade mantida.

injeção

Por ser um processo de moldagem, a injeção consegue produzir utensílios de cozinha, peças de construção, brinquedos, aparelhos de suporte e muitos outros produtos com grande qualidade e baixa variação.

 

Qual método é o melhor?

Depois de entender o que é processamento de polímeros e compreender o funcionamento tanto da extrusão quanto da moldagem por injeção, você deve estar se perguntando: qual devo escolher para fabricar os meus produtos?

Contudo, não é tão simples apontar apenas um como absoluto e superior em relação ao outro. Sabemos que a extrusão permite uma produção contínua, mas a injeção possibilita a conformação de formatos mais complexos, sendo ainda assim necessário analisar cada caso, conhecer o material a ser trabalhado entender as propriedades desejadas para o produto final.

Você quer melhorar o processamento de polímeros da sua empresa? Nós podemos te ajudar! Identificamos pontos de melhoria, como composição e processo do produto, analisando qual é o método mais indicado e que garantirá um melhor custo benefício para a sua realidade.

Quer saber mais sobre nossa solução em manufatura?
Agende um diagnóstico gratuito!

Texto escrito por Matheus Fonseca, consultor do Núcleo de Engenharia de Materiais da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

3 Comentários

  1. Mario Coelho

    Gostaria de conversar sobre extrusão de plásticos de plantas de triagem de RSU.

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, Mario! Entre em contato conosco pelo formulário do nosso site. Estamos à disposição para conversarmos com você!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias