O que é uma simulação computacional?
A simulação computacional é a técnica de imitar um comportamento físico num computador. Ela é feita com ferramentas e modelos matemáticos. a fim de torná-lo o mais fiel possível em relação à realidade. Ou seja, a simulação computacional nos garante a possibilidade de manipular certas características e observar qual será o comportamento resultante. Como exemplos, pode-se citar a velocidade de uma linha de montagem ou a temperatura de uma máquina.
Visto que este comportamento é uma representação fiel da realidade, tem-se certeza que se tais mudanças forem feitas no mundo físico, aquele resultado apresentado pelo computador ocorrerá de fato. Além disso, como a simulação o processo se torna muito mais preciso e detalhado. Há também uma drástica redução em custo e tempo, uma vez que todo o processo manual de prototipagem e análise que existiria é basicamente reduzido a zero.
Conheça as vantagens de automatizar processos manuais com o nosso artigo!
Na indústria aeronáutica, há um bom exemplo da utilização de uma simulação computacional. Antigamente, descobriam-se falhas graves inesperadas nas aeronaves somente quando elas aconteciam, o que implicava um grande risco à segurança dos passageiros. A partir do momento que os engenheiros começaram a utilizar simulações para testar as estruturas da aeronave, tais possíveis falhas eram mostradas e depois rapidamente corrigidas, salvando vidas e poupando milhões de dólares para o fabricante.
Por que devo fazer uma simulação computacional?
A simulação computacional, quando bem aplicada, pode ser uma forma de aumentar os lucros de uma empresa. Ela apresenta um gasto muito pequeno quando comparado aos métodos tradicionais, funcionando como um investimento.
Isso é possível pois o processo de modelagem (trazer o objeto de estudo para o ambiente virtual) pode ser feito de forma independente do processo físico. Ou seja, não é necessário, parar uma linha de produção inteira para fazer uma mudança e depois esperar mais um período para avaliar como a produção foi impactada, por exemplo. O resultado obtido pelo estudo utilizando a simulação computacional pode ser usado então para uma
aplicação incisiva e definitiva, tornando a mudança muito mais eficiente.
Quer entender mais sobre cada etapa de um projeto mecânico? Basta clicar aqui.
Outro diferencial que a simulação computacional traz para uma empresa é a possibilidade de revelar problemas que não foram detectados ou impactarão no futuro – como a questão do avião. Por isso que sistemas críticos de uma empresa, bem como futuras inovações, devem ser passadas por um processo de simulação computacional, a fim de serem otimizados ao máximo.
Logo, se tal produto ou processo for melhorado, ele certamente aumentará a lucratividade da empresa. Uma vez que ela se torne mais competitiva no mercado, oferecerá um produto mais confiável e produzido de forma mais eficiente.
Conclusão
Toda empresa que almeja crescer e tornar-se mais competitiva no mercado deveria realizar uma simulação computacional para otimizar o seu produto ou processo produtivo. A simulação computacional só agrega vantagens, uma vez que pode ser o fator chave entre o crescimento e a estagnação de uma empresa a um custo baixíssimo. Todo processo ou produto que está desagradando um empreendedor deverá passar pelo estudo baseado na simulação computacional do mesmo.
Além disso, ela pode ser utilizada como forma de agregar valor ao produto final, pois demonstra que a empresa tem seriedade e se importa com a qualidade do que está sendo entregue aos seus clientes ao certificar que seu produto será feito da melhor forma possível.
Com quem posso fazer uma simulação computacional?
Para uma simulação computacional ser feita da forma mais assertiva, ela deve ser realizada por pessoas experientes na área da engenharia. Sendo assim, a EESC jr. conta com profissionais que podem lhe ajudar. Realizamos esse serviço e gostaríamos de transformar seus negócios com a nossa bagagem!
[av_button label=’Agende uma consultoria gratuita!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/inscricao-desenvolvimento-de-maquina’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por André Creppe, consultor do Núcleo de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.
0 comentários