Se você está construindo ou reformando, provavelmente já ouviu falar sobre Projeto Hidráulico, mas do que ele se trata e qual é a sua importância? Nesse artigo, contaremos tudo o que você precisa saber.
O que é um Projeto Hidráulico?
As construções são constituídas visivelmente por coberturas, parede e pisos. Porém não é só a parte visível que a constitui. Existem também os sistemas hidráulicos, embora não visíveis, na prática utilizamos com frequência, para lavar louça, tomar banho, lavar as mãos, etc.
Para garantir que eles proporcionem o uso das edificações de forma plena é necessário seja feito um Projeto Hidráulico, afinal, a qualidade de vida das pessoas depende da qualidade da infraestrutura do seu entorno.
Com isso, devem ser projetados de modo a:
- Preservar rigorosamente a potabilidade e a qualidade da água;
- Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade suficiente e temperatura controlável, com segurança, aos usuários, com as pressões e velocidades compatíveis com o perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários, das peças de utilização e das tubulações;
- Promover economia de água e energia;
- Possibilitar a manutenção fácil e econômica;
- Evitar níveis de ruídos inadequados à ocupação do ambiente;
- Proporcionar o nível de conforto adequado aos usuários, prevendo peças de utilização adequadamente localizadas de fácil operação, com vazões satisfatórias e atendendo às demais exigências do usuário.
- Racionalizar o consumo de energia.
Quer saber mais sobre construção sustentável? Clique aqui!
Conceitos fundamentais de um Projeto Hidráulico
Quando uma força é aplicada sobre uma área, ocorre o que chamamos de pressão. Imagine o tubo de saída do seu chuveiro, qual será a pressão que teremos atuando nele para que seu chuveiro funcione adequadamente?
Com isso, a água contida em um tubo tem um determinado peso, o qual exerce uma determinada pressão nas paredes desse tubo. Qual é essa pressão?
Dessa forma, a pressão que a água exerce sobre um tubo, depende da altura do nível da água da sua caixa d’água até o nível desse tubo. Para isso, quanto maior for a altura do nível da água, essencialmente, maior será a pressão.
No entanto, temos que contar também que o traçado da sua tabulação não vai ser perfeito. Então, existe um estudo das perdas localizadas, casos em que a água sofre mudança de direção, e perdas distribuídas, aquela que ocorre ao longo do encanamento, causadas pelo atrito da água com as paredes do tubo.
A unidade, mais utilizadas, para expressar a pressão em projetos hidráulicos é o “metro de coluna d’água” (m.c.a) e o quilograma força por centímetro quadrado (kgf/cm²). 1 kgf/cm² equivale a 10 m.c.a.
Quais problemas podem ser evitados com um Projeto Hidráulico?
Você já deve ter escutado as tubulações de uma edificação fazerem uma vibração quando você usa, por exemplo, a descarga do vaso sanitário. Isso ocorre porque, provavelmente, a estrutura não contou com a presença de um projeto hidráulico.
Mas o que é? Quais os riscos de deixar que esse impasse ocorra?
O fenômeno comum que ocorre nas tubulações dos sistemas hidráulicos é conhecido como golpe de aríete, o nome advém de uma antiga máquina de guerra que se originou nos tempos antigos e foi projetado para arrombar muralhas ou lascar portões de madeira. Era constituída por um tronco pesado de madeira e em das extremidades havia uma peça de metal, semelhante a cabeça de um carneiro. Versões menores e portáteis de aríetes ainda são usadas hoje por policiais e militares para abrir portas trancadas.
Nas instalações hidráulicas ocorre algo semelhante quando a água, ao passar em velocidade elevada pela tubulação, é bruscamente interrompida.
Isto provoca golpes de grande força (elevações de pressão) nos equipamentos da instalação.
Imagine água passando por uma calha e de maneira súbita interrompermos a sua passagem, isso vai motivar um transbordamento.
Caso isto ocorra dentro de um tubo, a água não terá por onde fugir e provocará um aumento de pressão nas paredes do tubo, causando sérias consequências para instalações (como vazamentos) e ondas de pressão, causadoras de vibrações.
Conclusão
Portanto, em um projeto hidráulico são realizados todos os cálculos adequados para que a sua instalação esteja funcionando de forma adequada.
O projeto hidráulico reduz o tempo, os riscos e os custos das construções, zelando pelo futuro, nossos profissionais buscam compreender e antecipar as necessidades de seus clientes.
Na EESC jr., o processo de criação do seu projeto hidráulico não começa apenas no surgimento de uma ideia, mas com a identificação dos possíveis problemas, de forma a oferecer a melhor solução!
Como um dos pilares de desenvolvimento da nossa empresa, proporcionamos soluções que racionalizam o máximo sua construção e realizarmos o seu sonho.
Gostou? Agende já um diagnóstico gratuito!
[av_button label=’Agende um Diagnóstico’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/solucao-projeto-paisagistico’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes-right-icon’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Gabriel Rodrigues Laurentino da Silva, Consultor do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos
0 comentários