Blog

RFID e QR Code: entenda esses sistemas de identificação
2 de setembro de 2020
RFID e QR Code: entenda esses sistemas de identificação

Utilizar novas tecnologias vem sendo o meio de empreender de sucesso no século XXI. Diante desse contexto, você conhece quais são os dispositivos que estão conectando todas as coisas atualmente? Entre eles, pode-se citar os dispositivos RFID e QR Code, que trabalham principalmente com sensoriamento.

Além de introduzirmos o que são essas ferramentas, demonstraremos aplicações para essas tecnologias que têm um potencial imenso de dinamizar e alavancar seu negócio. Juntamente com a IoT e a automação industrial, essas ferramentar irão contribuir poupando tempo e mão de obra nos processos dentro da sua empresa!

RFID e QR Code mostrado em imagens.

Mas então o que seriam as tecnologias de RFID e QR Code?

RFID

A tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) trabalha com a emissão e recepção de ondas eletromagnéticas para identificar objetos. O sistema de sensoriamento RFID é composto por etiquetas e um leitor que costuma ser uma unidade de processamento.

Internamente à etiqueta, encontra-se a antena, que é a responsável por captar o sinal emitido do leitor por radiofrequência. Desse modo, o microchip dentro da etiqueta é energizado, permitindo assim a identificação do produto no qual a etiqueta foi fixada. As etiquetas são denominadas passivas para esse método.

Além da existência das etiquetas passivas que são energizadas apenas com a captação das ondas de radiofrequência, existem também as ativas.  Esse tipo não depende do sinal emitido pelo leitor devido a existência de uma bateria interna que garante a sua operabilidade.

Placa de RFID.

Portanto, esse dispositivo pode funcionar emitindo o sinal de identificação dentro de uma distância maior do que a primeira que foi citada. Ademais, etiquetas semipassivas são comercializadas e essas, apesar de carregarem também uma bateria, não a utilizam para enviar os sinais ao leitor do sistema, mas sim para garantir a alimentação do circuito interno a etiqueta RFID.

QR Code

Já o QR Code se consiste em um código que é impresso em 2D e é anexado a produtos, anúncios, tabelas de informação e afins. Obtém-se um retorno instantâneo com os dados que se desejam identificar sobre o objeto em questão a partir da leitura do código. Esse escaneamento é realizado por um leitor, a fim de mostrar ao usuário o que está sendo publicado, anunciado ou divulgado.

Diferenças entre RFID, QR Code e código de barras

Assim como qualquer concorrente, os sistemas RFID e QR Code apresentam diferenças. A principal é o grau de liberdade que existe para identificação dos itens com o uso dessas tecnologias.

RFID

Esse método de conexão, apesar de possuir certas limitações para leitura, pode ser muito menos restringida, a depender da escolha do sistema de identificação. Em situações que preza-se por maior distância para a leitura, esse sistema é o ideal, visto que o código QR depende de um leitor próximo a ele.

QR Code

O QR Code pode ser constantemente atualizado virtualmente por um aplicativo ou sistema dedicado a isso, o que permite maior volatilidade para determinadas aplicações. Se uma loja precisa divulgar produtos com renovação constante, ele pode de ser interessante pela rotatividade que oferece. Pode-se usar o QR Code também para fornecer acesso a links da internet, atuando como um emissor de informações adicionais.

Mais exemplos das aplicações.

Aplicações com a utilização do QR Code

Tudo o que já foi citado pode acabar parecendo algo complicado, mas o princípio de funcionamento do sistema é simples de se compreender na prática. A presença bastante comum no cotidiano das pessoas pode provar isso, assim como será exposto com alguns dos variados usos dessa tecnologia.

Consulta à tabela nutricional de produtos

Uma aplicação que já vem sendo empregada com o uso do QR Code se consiste na divulgação de tabelas nutricionais de variados produtos. Essa aplicação diminui a concentração de informações nas embalagens, tornando a mercadoria muito mais atrativa comercialmente.

O visual mais “clean” pode ser o diferencial entre as outras embalagens da prateleira fazendo saltar os olhos dos clientes para o produtos em específico.

Pagamento online

Uma função que já é realidade para as grandes empresas de vendas dos mais variados setores é o pagamento online de produtos. Isso ocorre graças ao uso do QR Code em plataformas de aplicativos desenvolvidas especialmente para conter essa função.

As empresas do ramo alimentício são algumas das que mais aplicam tal meio de pagamento. Por conta das entregas de delivery rápidas, é necessário ter algum mecanismo que trabalhe com velocidade e praticidade, como o QR Code.

Já se perguntou se vale a pena investir em aplicativos? Confira nosso artigo!

Sites na Internet, formulários e aplicativos

A simplicidade dos códigos QR permite que eles possam ser apresentados em diferentes meios de interação visual com o público alvo. Desde a utilização de artifícios físicos como panfletos e cartazes, em que o QR Code é impresso, até a exposição virtual do código, a leitura do QR Code sempre será possível com a utilização de um celular com acesso a internet e uma aplicação instalada nele para essa leitura.

QR Code  em aplicativo.

Dessa forma, o código pode direcionar os usuários para um site de patrocinador, um blog qualquer ou um catálogo de novos produtos duma empresa. 

Aplicações com a utilização do sistema RFID

Com origem em um contexto bélico, as aplicações de identificação por radiofrequência se expandiram de modo intenso desde a Segunda Guerra Mundial. Hoje essa tecnologia está presente em grandes centros de logística e até em lojas que precisam realizar o controle da entrada e saída de produtos. Desse modo, algumas dessas empregabilidades do sensoriamento por RFID serão abordadas logo a seguir.

Segurança em lojas

Você já se deparou com dois objetos emparelhados na entrada de uma loja e perguntou a si mesmo qual seria a função desses dispositivos? E a dúvida aumenta se, visualmente, não há indicação de qualquer tipo de funcionalidade para tais equipamentos, correto?

Pois bem, esses “portais” nada mais são que leitores de ondas de radiofrequência, aquelas que etiquetas RFID recebem do leitor e emitem quando são energizadas. Estes equipamentos são usados para evitar que produtos pertencentes a loja possam ser retirados sem antes ter ocorrido a compra dos mesmos.

Por conta disso, é possível evitar roubos e acontecimentos indesejados dentro de lojas e estabelecimentos comerciais. Para cada produto que deseja-se ter o controle de retirada, entretanto, é necessário uma etiqueta de RFID.

Cobranças automáticas

Atualmente a tarifação automática em pedágios é um recurso bastante comum nas rodovias que cortam o país. Mas você já chegou a pensar em qual que seria o sistema responsável por fazer a identificação, a cobrança e o registro dos veículos?

Pois é justamente nesses casos que a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID) é utilizada. A etiqueta, por exemplo um cartão, é colocado dentro dos veículos e quando eles passam pelo leitor, ocorre a cobrança.

Sistemas logísticos

Nas indústrias, o sistema de sensoriamento por RFID vem sendo aplicado com bastante frequência para otimizar o gerenciamento de estoque da empresa, por exemplo. A partir dessa solução, a questão da logística torna-se mais dinamizada.

Exemplo de sistema logístico.

Entre as vantagens, pode-se citar, por exemplo, menos possibilidade de erros, pela substituição de pessoas no processo e redução dos custos de operação. Além disso, não é necessário operar com pessoas em locais insalubres, aumentando também a segurança.

Controle de Acesso e Identificação Pessoal

É possível realizar o reconhecimento de pessoas e o controle de acesso com RFID e com QR Code. Entretanto, cada um apresenta maiores benefícios em relação ao outro, de acordo com cada situação.

Identificação pessoal com cartão.

RFID

O cartão RFID do Bilhete Único é carregado com créditos em um dispositivo de leitura e gravação que tem permissão para alterar os seus dados. Dessa forma, quando um usuário passa por um leitor em algum terminal rodoviário, automaticamente o valor do bilhete é descontado do saldo contido no cartão e a catraca faz a liberação do acesso.

QR Code

Para os sistemas de controle por QR Code, existem estabelecimentos que permitem a entrada apenas com a leitura de um desses códigos na recepção. Ademais, o símbolo precisa ser atualizado, para evitar o risco de falsificações para o acesso.

Este recurso costuma ser utilizado para agilizar os processos de identificação das pessoas cadastradas. É vantajoso, pois independe de funcionários e todos tem autonomia para entrarem sozinhos.

Como usar o sensoriamento por RFID e QR Code para alavancar o seu negócio?

São muitas as possibilidades e, portanto, cabe a você decidir qual delas melhor se encaixa ao seu modelo de negócio. Procurar por consultorias que possam te direcionar a realizar uma boa implementação é uma boa iniciativa.

A introdução dessas tecnologias poderá trazer uma lucratividade muito maior para o seu empreendimento. A agilidade dos procedimentos, a diminuição dos erros nos processos e o bom custo-benefício são vantagens a se pensar.

Exemplos de placas RFID.

Conclusão

A Indústria 4.0 ainda está sendo introduzida no Brasil. Contudo, a chegada dessa era de novas tecnologias, como o RFID e o QR Code, vem ganhando espaço no mercado de modo acelerado. Manter-se atualizado sobre essas tendências é uma necessidade para garantir a permanência e a competitividade dos seus negócios.

A crise que foi ocasionada pelo COVID-19 é um grande exemplo de como o e-commerce tem potencial para garantir-se em funcionamento. Esse, portanto, pode ser visto como um dos motivos para o aumento das vendas que foram feitas nos meses da quarentena por conta do vírus. E dentro do e-commerce, é comum encontramos identificadores, como o QR Code.

Utilizar dispositivos embarcados para fazer o controle de todo o sistema de automação também é uma alternativa. Eles trabalham bem com as tecnologias de identificação citadas, QR Code e RFID, e estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Além disso, você pode usá-los para personalizar seu empreendimento de acordo com as suas ideias.

Quem pode me ajudar?

Nós, da EESC jr., contamos com profissionais qualificados para projetos que envolvam RFID e QR Code, dispostos a ajudar você e sua empresa. Basta entrar em contato e logo retornaremos para propor uma solução personalizada de sucesso. “Gostamos do que fazemos e fazemos porque gostamos“.

[av_button label=’Agende agora!’ link=’manually, https://eescjr.com.br/consultoria-em-engenharia-de-computacao/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’no’ icon=’ue800′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

Texto escrito por Lucas Mariano, consultor do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

3 Comentários

  1. Gustavo

    Informações completas sobre o código qr inclusive o mesmo pode ser usado também em etiquetas de controle de ativo facilitando bastante quanto tem auditoria.

    Responder
  2. Antonio José N. de Jesus

    Realizo trabalhos de Automação Industrial, e fui consultado por um Cliente o qual deseja realizar modificações no processo de fabricação, através do QR Code, gostaria de obter informações, sobre de que maneira irei converter as informações contidas no QR Code, em Sinal Elétrico para o Controle da Máquina, que tipo de interface irei utilizar. Agradeço antecipadamente por vossa atenção.

    Responder
    • Caroline Kanehira

      Olá, Antonio!

      Basicamente você precisará de um sensor capaz de ler a informação visual do QR Code (leitor de QR Code, câmera, etc.) e uma unidade de processamento capaz de enviar o sinal elétrico para o controle da máquina (microcontrolador, computador, celular). A escolha dos componentes vão depender da aplicação e da forma com que será integrado esse sistema ao processo de fabricação.

      Para mais detalhes sobre o assunto, preencha o formulário em https://eescjr.com.br/quem-somos/#contato ou entre em contato pelo botão do WhatsApp que está no canto inferior direito do nosso site!

      Estaremos à disposição para te atender!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias