Blog

Realidade virtual e Aumentada aplicada na construção civil
23 de janeiro de 2023
Realidade virtual e Aumentada aplicada na construção civil

Você gostaria que seus clientes interagissem mais com você durante o desenvolvimento de um projeto

Você é projetista e não sabe qual a melhor maneira de apresentá-los e/ou vendê-los para seus clientes?

Para isso, desenvolvemos um artigo acerca de novas tecnologias que estão revolucionando o universo da engenharia civil e arquitetura.

Em um mundo extremamente conectado, no qual há um enorme fluxo de informações e uma troca de conhecimentos constante, novas tecnologias são desenvolvidas diariamente. Por conta desse desenvolvimento acelerado as empresas dos mais variados segmentos devem estar atentas a essas novas tecnologias, sempre com o intuito de acompanhar as exigências do mercado e, consequentemente, se manter competitiva.

No que tange a área da engenharia civil e arquitetura tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada estão sendo cada vez mais difundidas e utilizadas. Antes de elencar suas aplicações é preciso definir esses conceitos. 

Afinal, o que é realidade virtual e realidade aumentada e quais as diferenças entre si?

Realidade virtual

A realidade virtual, como o nome sugere, trata-se da criação de um ambiente virtual no qual o indivíduo pode se inserir. O sistema computacional por trás dessa tecnologia é capaz de produzir efeitos visuais e sonoros que promovem uma total imersão do cliente no ambiente simulado. Exemplos dessa tecnologia são os famosos óculos de realidade virtual. 

Realidade aumentada

Já a realidade aumentada é uma tecnologia utilizada para unir o mundo real com o ambiente virtual, ou seja, trata-se da inserção de objetos virtuais no mundo real. Essa união é feita a partir de dispositivos como webcams, marcadores, até smartphones, entre outros, e a interface criada a partir do ambiente real é totalmente mutável para que clientes e projetistas possam analisar o máximo de configurações possíveis nos mais diversos ambientes. Exemplo dessa tecnologia são as renderizações de projetos, como a vista na imagem acima, feitas por programas como o Lumion.

Confira os 10 melhores aplicativos de realidade aumentada disponível no mercado!

Agora que você já sabe o que são essas tecnologias, vamos elencar suas principais aplicações na área da construção civil.

1. Potencialização da tecnologia BIM

Essas novas tecnologias são capazes de potencializar os efeitos que os softwares BIM promovem no desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. A partir do uso de drones é possível realizar a captura de realidade do local em que se deseja realizar a obra. Essa captura é extremamente detalhada e torna possível a visualização de todos os pontos do terreno em 2D e 3D em softwares como o Autodesk Revit e CAD, como visto nas imagens ao lado de um levantamento topográfico utilizando drone feito por nós da EESC jr., viabilizando assim uma análise precisa do terreno que, posteriormente, será de extrema valia para o desenvolvimento do projeto. Além disso, ela também evita que o projetista detalhe a superfície do terreno antes de iniciar o projeto e, consequentemente, diminui o tempo necessário para realização do projeto como um todo.

2. Redução Erros e maior eficiência

O uso dessas tecnologias é capaz de reduzir a quantidade de erros no decorrer do projeto, uma vez que estas facilitam a visualização e a edição do projeto. Essas tecnologias em conjunto com os softwares mais utilizados são capazes de realizar projeções e vistas das três dimensões da edificação,como visto nas imagens abaixo, facilitando, dessa forma, a visualização de eventuais erros e melhorando a percepção do próprio projetista, que, a partir dessas vistas, é capaz de pensar em soluções diferentes e mais eficientes para as necessidades do cliente. Além disso, essa diminuição dos erros possibilitada por essas novas tecnologias reduz o tempo necessário para o desenvolvimento do projeto, diminuindo o tempo gasto com retrabalho, e, consequentemente, aumenta a eficiência do projetista.

3. Aumento da qualidade e assertividade

Além das vantagens citadas anteriormente, o uso de novas tecnologias também promove uma maior assertividade e qualidade nos projetos, visto que é possível promover uma imersão completa do cliente nos projetos. Imersão essa que facilita o entendimento do projeto por parte do cliente, além de estreitar os laços entre projetistas e clientes, tornando o trabalho muito mais prazeroso e eficiente. Por fim, esse contato mais íntimo com o cliente faz com que ele exponha cada vez mais suas dores e necessidades para a equipe responsável pelo projeto, fazendo com que estes formulem soluções personalizadas e assertivas.

Conclusão

As novas tecnologias já são realidade na construção civil, pensando nisso, nós da EESC jr., investimos constantemente em novos equipamentos e softwares, sempre com o intuito de melhorar a experiência e entregar transformação para nossos clientes.

Texto escrito por João Victor Mazza, consultor do Núcleo de Engenharia Civil e Arquitetura da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP São Carlos.

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias