Os benefícios do planejamento financeiro de uma obra
O projeto estrutural é necessário em todas as obras, pois é através dos cálculos e dimensionamento de estruturas de sustentação do projeto estrutural que é possível a construção da obra. Antes da construção, é preciso cálculos e estudos estruturais para que se tenha uma boa qualidade e segurança na obra. Além disso, com o projeto estrutural e o planejamento financeiro de obras é possível evitar o desperdício de material, garantindo uma clareza no custo da obra e identificar falhas antecipadamente, falhas como patologias de construção*.
Confira aqui sobre Laudo de Patologias e os indícios que o seu imovél precisa de uma atenção.
Mas o que muitas pessoas não sabem é que antes de fazer um projeto estrutural, é importante fazer um planejamento financeiro de obras. Esse planejamento tem alguns passos essenciais, o primeiro é o estudo de viabilidade de obra, ou seja, analisar se o dinheiro disponível para a obra é suficiente; o segundo é fazer um orçamento de obra, detalhando todos os gastos que serão feitos; posteriormente é elaborado um cronograma físico-financeiro, em que é realizado uma distribuição de custos por data e etapa da obra; depois é feito a regularização da obra, que é necessário, pois permissões e licenças podem adiar a sua obra. Antes do quinto passo é feito o Projeto Estrutural da obra, explicado anteriormente. O quinto passo é acompanhar as atividades da construção, sendo avaliada constantemente; o penúltimo passo é o ajuste dos prazos finais caso seja necessário e o último é o acabamento da obra, ou seja, verificar se a entrega do imóvel já está encaminhada. Esses sete passos do Planejamento Financeiro são muito importantes, veja porquê:
Abaixo seguem os benefícios de fazer um Planejamento Financeiro de Obras, antes do Projeto Estrutural.
Interessado em um projeto estrutural? Solicite um orçamento médio do seu projeto em menos de 1 dia! É online e rápido. Clique aqui!
Benefícios do Planejamento Financeiro de Obras:
- Redução de até 50% dos custos: com um bom planejamento financeiro é possível reduzir o custo com a mão de obra e materiais que serão utilizados, pois com o cronograma de cada etapa da obra é possível obter a redução ou otimização destas.
- Otimização de tempo: o planejamento financeiro da obra pode ajudar a otimizar o tempo também, pois fazendo o cronograma e regularizando a sua obra da maneira correta, é possível ganhar tempo com as burocracias, cotação e compra de materiais, por exemplo.
- Rapidez em identificar problemas: com o cronograma do planejamento financeiro é possível identificar falhas no acompanhamento das atividades da construção, pois nesse acompanhamento é necessária uma avaliação constante e por meio desta é possível a identificação de problemas e a possibilidade de resolução antecipada.
- Sem problemas futuros: com a avaliação citada no item 3, é possível identificar uma falha e resolvê-la no momento, assim não surgirão problemas futuros como patologias e erros de logística; rachaduras, umidade, tinta de má qualidade, entre outras.
Se interessou pelo Planejamento Financeiro de Obras, ou mesmo pelo Projeto Estrutural? Solicite o contato da EESC jr. Nós podemos te ajudar! Ainda não tem certeza sobre isso? Leia sobre o que é uma Empresa júnior e o porque de contratar uma
Maravilhosos! Muito obrigado!!
PERGUNTA
Uma empresa terceirizada executa obra estrutural fazendo as garagens no subsolo e acima garagens no térreo descobertas. O empreendedor entregou para o condomínio, O condomínio precisa de laudo estrutural para fazer as garagens no térreo. A empresa se nega a fornecer. Pergunta a obrigação de fornecer é da empresa contratada pelo empreendedor e que executou o projeto? Ou o condomínio pede para o empreendedor e este pede para o executor da obra? O empreendedor já entregou para o condomínio e a empresa executora deve fornecer direto para o condomínio?