Blog

Os 4 indícios que seu imóvel precisa urgente de um Relatório de Patologia.
27 de abril de 2018
Os 4 indícios que seu imóvel precisa urgente de um Relatório de Patologia.

Os 4 indícios que seu imóvel precisa urgente de um Relatório de Patologia!

Patologia Civil. Dentro da indústria alimentícia as empresas são obrigadas a estabelecer o prazo de validade dos produtos. Analogamente, na construção civil, os imóveis têm uma vida útil para cumprir, que pode ser ampliada com manutenção adequada. Entretanto, devido a problemas na execução, projeto ou utilização do edifício, esse prazo de validade pode diminuir e com isso, surgirem danos na edificação.

Esses danos são chamados de “patologias” e essas podem ser superficiais como uma pintura que descascou até perigosas como uma infiltração que trouxe bolores prejudiciais as pessoas que vivem no local. Portanto, é importante sabermos identificar os sintomas que indicam perigo em nossos imóveis, e buscarmos uma análise de Laudo de Patologias mais profunda seguida de uma reparação ou reforço.

Assim, listaremos os quatro indícios mais perigosos para seu imóvel:

Infiltrações

As infiltrações são muito recorrentes nas construções. Se iniciam com pequenas manchas, bolhas e mofo, mas a poluição visual é o menor dos problemas desse sintoma. A presença de água próxima ao concreto armado pode garantir a corrosão do aço e, dessa forma, o elemento em questão se torna frágil, debilitando a segurança do imóvel após certo tempo. Além disso, a presença de água no interior da parede cria condições ideais para a formação de bolores que são prejudiciais para a saúde daqueles que vivem na edificação.

Trincas muito espessas ou à 45 graus

As fissuras nas edificações são muito recorrentes, a maior parte delas não é perigosa, seja por serem muito pequenas ou por aparecerem em locais que não causam preocupações, porém existem aquelas que chamam atenção para a segurança do imóvel. As mais recorrentes e perigosas são as muito espessas e as que formam ângulos de 45 graus. As primeiras abrem caminho para o contato externo de agentes, como a água, com o interior dos elementos da edificação, causando assim consequências parecidas com as deficiências geradas pelas infiltrações.

Já as trincas com 45 graus são indícios sérios da possibilidade de ruína de parte da

construção, pois essas, geralmente indicam um recalque diferencial, ou seja, uma

movimentação do solo sob o imóvel, ou cargas não consideradas no projeto que causam esse tipo de trinca sobre as portas e janelas.

Manchas avermelhadas

Outro sintoma associado ao desempenho da armadura é a presença de manchas de coloração avermelhada. Essa cor indica que o aço presente no interior do concreto está enferrujando e tal fato, como já dito, prejudica o desempenho da estrutura. Geralmente esse sintoma aparece após a formação de uma fissura e com a passagem de água por essa trinca.

Armadura aparente

A presença de aço aparente em uma construção é mais um indício de patologia. Para a armadura estar em contato com o meio externo todo o concreto que estava sobre ela já deve ter sido lixiviado, portanto, a estrutura já não está com o desempenho que foi determinado em projeto e, ainda, nessa situação o aço pode entrar em contato com agentes corrosivos perdendo seu funcionamento.

Conclusão sobre Patologia Civil

Assim como adoecer é algo inevitável para nós, humanos, é muito difícil uma construção não ter patologias. Entretanto, do mesmo modo que tratamos nossas doenças, devemos tratar e prevenir esses problemas das edificações. O primeiro passo para tratarmos as patologias é fazer um diagnóstico através de um Laudo de Patologias qualificado seguido de um plano de ações para executar e solucionar os problemas.

 

Texto escrito por Lucas Modotte, graduando de Engenharia Civil e Trainee do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos -.

 

Se interessou sobre Laudo de Patologias? Confira outro conteúdo sobre como e porque se prevenir com essa solução. Leia mais aqui!

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias