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Use o segredo do McDonald’s para impulsionar a sua Startup!
1 de outubro de 2018
Use o segredo do McDonald’s para impulsionar a sua Startup!

Você já ouviu falar que a maior rede de restaurantes do mundo começou suas atividades em condições muito próximas às de uma startup? Se parece mentira, confira os detalhes no filme “The Founder” (2016). O filme mostra como a empresa começou com uma estrutura muito enxuta e um modelo de negócio bastante flexível.

McDonald’s: de Startup para grande Corporação

Para começar, o cardápio do McDonald’s era mínimo. Assim, quando abraçaram a ideia de criar um serviço de comida rápida, uma das primeiras ações foi reduzir o número de opções. Dessa forma, identificaram-se que 87% da receita vinha da venda de 11% dos itens. Então, porque oferecer mais que isso?

Quanto ao modelo de negócio, um ponto interessante da trajetória da rede foi quando ela começou a comprar os terrenos e alugá-los aos franqueados. Assim, diminuiu-se a dependência em relação aos royalties da marca, e transformou o McDonald’s em uma das maiores imobiliárias do mundo.

O inacreditável é que uma das maiores corporações do mundo foi criada e idealizada por pessoas que não tinham muito dinheiro, nem um modelo pronto. Por isso, o que toda startup pode e deve aprender é a fazer o que elas fizeram. Ou seja, aprender a resolver os seus problemas e a impulsionar o seu negócio.

O Segredo do Sucesso

Em primeiro lugar, como todos os fundadores de startups de sucesso, os CEOs originais do McDonald’s tinham uma ideia inovadora. Assim, eles imaginaram um serviço de comida rápida e fácil de replicar. Com isso, criaram uma proposta que atendia a uma grande demanda e que tinha grande potencial de expansão.

Hoje, o sonho é uma realidade: existe uma franquia em qualquer lugar no mundo. O McDonald’s conquistou com o atendimento ágil, hambúrguer grelhado ao ponto e batatas fritas secas e crocantes. Dessa forma, os resultados entregues são alinhados com a proposta da organização, o que garante clientes satisfeitos e crescimento impulsionado.

mc donalds e startup

Um McDonald’s é uma refeição rápida e gostosa.

Mas como eles superaram as dificuldades de empreender no setor de alimentação? Como contornar as variações naturais dos ingredientes, que modificam o sabor? Como garantir um produto perfeito, se 70% dos funcionários têm menos de 21 anos de idade e estão em seu primeiro emprego?

A solução desenvolvida se chama Speedee Service System. O método consiste basicamente na adoção de rígidos padrões de layout da cozinha e de conduta dos funcionários, em todos os processos. Do atendimento ao cliente à produção do alimento, todos os detalhes estão previstos e as ordens são claras. O resultado? Controle de qualidade, rapidez na entrega e redução dos desperdícios, impulsionando o negócio.

Teoria e Prática

O filme que mencionamos no início do texto mostra a criação do Speedee. O irmão Richard desenha o layout de uma cozinha em uma quadra de tênis, e simula um dia normal de trabalho. Assim, ele tenta antecipar situações problemáticas, por tentativa e erro, e pensar em modos de evitá-las.

mapeamento de processos mcdonalds

Cenas do filme “The Founder” (2016): o Speedee na teoria e na prática.

Em linguagem sofisticada, o que ele faz é mapear o fluxo de produtos, informações e pessoas no ambiente. Esse mapeamento consiste em analisar todos os processos que acontecem na lanchonete. A partir dessas informações, ele organiza o espaço e cria um guia de boas práticas para os funcionários, de modo a evitar qualquer confusão na rotina.

produção mcdonalds

Com instruções claras e detalhadas, como a temperatura ideal do óleo e a quantidade de picles em casa lanche, o controle sobre as operações cresce. Com isso, problemas comuns, como a batata que está úmida ou o funcionário que costuma queimar o hambúrguer, são resolvidos com lógica e disciplina.

Como aplicar essa teoria na minha Startup?

Pense na sua startup: quando um cliente novo chega, você sabe quais são os passos exatos que deve seguir para fazer um bom atendimento? Como deve ser a logística do seu produto ou as entregas do seu serviço? Quando um novo funcionário ingressa, você sabe quanto recurso é gasto até que ele seja capacitado para as atividades? Qual é a probabilidade de que erros grosseiros aconteçam?

Para criar um plano de otimização como o do McDonald’s para a sua startup, independente de qual seja o setor dela, o mapeamento de todos os processos é a peça fundamental. É preciso destrinchar o seu negócio em partes, e analisar cada um desses pedaços minuciosamente. Ademais, alguns erros comuns que startups cometem envolvem principalmente a falta de um mapeamento de processos. Ademais, outros erros acabam sendo cometidos devida a falta de um mapa de processos bem detalhado, como:

  1. Tentar fazer tudo sozinho.
  2. Focar no produto, e não no cliente.
  3. Não investir em um plano de marketing.
  4. Ser desorganizado financeiramente.
  5. Não ter processos claramente definidos.
  6. Não ter um mindset de crescimento.

Com essa visão detalhada dos processos, é possível avaliar quais são os problemas mais comuns em cada operação. Dessa forma, pode-se tomar medidas preventivas e avaliar o valor que cada rotina agrega ao produto ou serviço oferecido. Com isso, é possível elaborar um plano de redução de custos.

Mapeia os seus processos!

Faça como o McDonald’s: descubra quais são os seus processos, mapeie a user experience e otimize cada rotina. Assim sendo, procure a ajuda de profissionais capacitados para realizar essa tarefa. Dessa forma, garanta resultados consistentes, clientes satisfeitos e a otimização dos recursos. Esse é o caminho para impulsionar a sua startup!

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Texto Escrito por Ana Caroline Vieira Lobo, Consultora da EESC jr. | Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

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