Inspeção predial representa os serviços de manutenção e avaliação de construções, através da análise do estado geral da edificação e de se seus sistemas construtivos.
Ela é importante pois as estruturas de casas, apartamentos e edificações comerciais sofrem com desgastes naturais ao longo do tempo. Assim, se não olhada com atenção, pode causar patologias e reduzir a vida útil da construção.
Nesse contexto, a inspeção predial diminui o risco de acidentes e permite um melhor direcionamento dos investimentos nos condomínios e adequações do plano de manutenção.
A inspeção predial é um ato preventivo para sua construção, pois ela permite evitar riscos futuros antes mesmo de serem apresentados. Ademais, os sistemas de instalações hidráulicas, de combate a incêndios, instalações elétricas e de gás, revestimento de fachadas, entre outros, têm problemas que nem sempre são evidentes.
Conheça os nossos serviços de Arquitetura e Engenharia Civil!
Por isso, a inspeção predial evita possíveis danos como perda de funcionalidade e segurança, colapsos parciais ou até colapsos totais dos sistemas. Dessa forma, se atividades preventivas corretivas não forem realizadas, a construção estará sujeita a acidentes graves. Assim, é possível entender, no gráfico a seguir, a ocorrência dos tipos de acidentes e porque a inspeção predial é tão importante diante de tais.
Mas, quem é responsável por essa tarefa?
A inspeção predial deve ser encaminhada pelo sujeito responsável pela manutenção do condomínio (sindíco), do edifício comercial ou da casa, pois é a tarefa que permite manter o estado de conservação da construção. Assim, ela deve ser terceirizada e direcionada para profissionais da área, habilitados para execução do laudo de patologias e de inspeção predial (profissionais, engenheiros e arquitetos, legalmente habilitados pelo CREA).
Além da preservação e valorização do patrimônio, esse serviço oferece a possibilidade de o gestor do edifício ou o síndico a ter uma visão detalhada do imóvel. Com isso, e quando o serviço é feito com frequência, é possível normalizar qualquer patologia antes de se tornar crítica e permitir a sustentabilidade dos recursos disponíveis.
Cabe também ao síndico ou gestor condominial a tomada de decisões para o cumprimento dos procedimentos apresentados no laudo de inspeções prediais realizado por um profissional.
A inspeção predial é obrigatória?
Dada sua extrema importância, ela vem se tornando obrigatória em diversos estados e municípios. Além das leis, os projetos de leis também vem aumentando em número. Assim, você pode conferir a obrigatoriedade da inspeção predial da sua região no mapa a seguir.
Quais são as diretrizes das inspeções?
O método para inspeções prediais, definido pelo IBAPE-SP, se baseia nos seguintes procedimentos:
- determinação do nível e tipo de inspeção;
- verificação da documentação;
- inspeção dos tópicos da listagem de verificação;
- classificação do grau de urgência;
- indicação das recomendações e classificação do escopo de conservação;
- elaboração do laudo.
A listagem de verificação, mencionada no item 3, determina a ordem de verificação de cada setor do sistema construtivo. Com isso, os 9 primeiro itens inspecionados são listados a seguir.
- Estrutura; Alvenaria; Revestimentos;
- Impermeabilizações; Esquadrias; Cobertura;
- Paisagismo; Instalações elétricas, hidráulicas, gás
- Sistema Proteção contra descargas atmosféricas (SPDA);
- Telefonia; Automação; Ar condicionado;
- Proteção contra incêndio; Ar condicionado;
- Segurança; Iluminação de emergência;
- Máquinas e Equipamentos: Elevadores;
- Caldeiras; Geradores;
- Pressurizadores; Bombas e filtros;
A inspeção estrutural (item 1) é feita com base em alguns problemas já previstos, que seguem o esquema a seguir:
Outra ferramenta utilizada para as inspeções prediais são as normas ABNT. Ademais, elas são Normas Técnicas envolvidas no processo de inspeção predial em todo o Brasil (vistoria técnica ou autovistoria). São elas:
- ABNT NBR 5.674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção;
- ABNT NBR 14.037 – Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos;
- ABNT NBR 16.280 – Reforma em edificações – Sistema de gestão de reformas – Requisitos.
- ABNT NBR 15.575 – Desempenho de Edificações Habitacionais
Conclusão:
Mora em um condomínio? Apartamentos ou mesmo em uma casa residencial? Cobre o seu síndico ou locatório para buscar se regulamentar e realizar um projeto de Inspeção Predial.
Como vimos, durante o artigo, a inspeção predial é fundamental para uma construção, seja qual que seja sua finalidade. Dessa forma, é possível garantir a prevenção de riscos e a valorização do imóvel. Assim, deixar de realizar o projeto pode acabar causando riscos permanentes na construção ou até comprometer a estrutura civil.
Além disso, as inspeções prediais são reconhecidas pelo governo como uma forma de manter a segurança do local, sendo assim, é confiável o uso de normas como as ABNTs citadas. Dessa forma, não deixe de procurar o responsável pela sua construção e adeque-se agora!
Não sabe por onde começar?
Podemos te ajudar! Entre em contato para um diagnóstico gratuito da sua construção e peça um orçamento do projeto!
[av_button label=’Agende um diagnóstico gratuito!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-civil’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Paula Nardini, Consultora do Núcleo de Arquitetura e Engenharia Civil da EESC jr. Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos -.
0 comentários