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Design Thinking: Focando nas soluções e não nos problemas!
14 de janeiro de 2021
Design Thinking: Focando nas soluções e não nos problemas!

Inicialmente, devemos começar este artigo introduzindo o conceito de design. De acordo com a International Council of Societies of Industrial Design, entende-se por design uma melhoria no que diz respeito aos aspectos funcionais, visuais e ergonômicos do produto. Isso tem como finalidade atender as necessidades dos usuários, garantindo conforto, segurança e satisfação dos mesmos.   

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Por outro ângulo, em um ambiente onde a abordagem é focada na empatia com o cliente e o alvo primordial é o usuário, cuja teoria é idealizada pelo antropocentrismo, surge o Design Thinking. Este é definido como um método de inovação, o qual busca soluções em um cenário composto por pessoas colaborativas, criativas e com pensamentos diferentes (multidisciplinaridade). Com isso, muitas ideias vêm à tona, no chamado brainstorm, e a possibilidade de algumas delas serem inovadoras e “fora da caixinha” é altíssima. 

Assim, o Desing Thinking é uma ótima ferramenta para ser utilizada no desenvolvimento de projetos, devido a sua metodologia focada na busca por soluções criativas e práticas, tendo uma abordagem cujo foco é o consumidor. 

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Logo, neste artigo, você entenderá como implementar o Desing Thinking. A ferramenta tem como objetivo maximizar o número de ideias e opções para uma solução, por meio do ambiente colaborativo, ao invés de focar no problema, pois, quando isso ocorre, poucas ideias são desenvolvidas. 

3 Etapas para a implementação do Design Thinking !

Por mais que essa ferramenta não seja baseada em técnicas ou etapas obrigatórias, a seguir serão exibidas propostas e direções de como aplicar o Design Thinking. Esse passo a passo irá auxiliar na implementação desse conceito na sua empresa.   

Etapas do design thinking

1. Imersão

Nesta etapa, o time que desenvolve o projeto deverá promover a aproximação dos participantes durante a discussão sobre a problemática, envolvendo no processo desde o contratante do serviço até os possíveis consumidores finais do produto. Para isso, serão realizadas observações do problema, pesquisas e o levantamentos de informações. Vale ressaltar, ainda, que o processo de imersão ocorre a partir da realização de uma pesquisa de opinião com o público alvo, priorizando a qualidade da amostra, ao invés da quantidade.

É nesse momento que o seu time pode obter os chamados insights. Estes, por sua vez, constituem os gatilhos de soluções inovadoras e revolucionárias. Além disso, os insights podem ser gerados a partir das observações feitas pelo time, por meio de uma abordagem empática para com o cliente.  

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Ao término dessa fase, você terá definido o escopo do seu projeto e o perfil do usuário, os quais são pontos chaves para o êxito da proposta. Dessa forma, será possível fazer o mapeamento das áreas de interesse a serem exploradas, fornecendo os dados necessários para a elaboração dos temas que serão investigados.

2. Análise e Ideação

Ao final desse primeiro passo, o seu time já terá em mente alguns insights, sendo possível realizar a análise e a síntese dos mesmos. Esta sintetização tem como finalidade filtrar as principais propostas, viabilizando a geração de ideias para o projeto em discussão. 

Nesse momento, enquanto o grupo estiver reunido para a discussão, surge um fenômeno denominado por brainstorm. Este pode ser definido pela ocorrência de um fluxo volumoso de ideias em um curto período, estimulado pela capacidade criativa dos integrantes. 

Design thinking

Assim, ao final desta etapa, será possível visualizar com mais clareza quais das ideias propostas apresentam boas perspectivas quanto à inovação, à criatividade e à possibilidade de serem implementadas. 

3. Prototipagem e teste

Posteriormente à fase de decisão de quais são as ideias mais vantajosas no que tange à inovação, à criatividade e à implementação, chegou a hora de simular o funcionamento do seu produto. Este é o momento de dar forma ao que fora pensado. Vale ressaltar que não há a necessidade de o modelo se mostrar em estágio avançado de desenvolvimento. Pois é possível prototipar a sua invenção com algumas funcionalidades reduzidas. A fim de visualizar se o seu produto satisfaz as dores do cliente ou não. Neste instante, é de suma importância a realização de uma análise elaborada acerca da experiência e da interação do usuário com o seu produto. Dessa maneira será possível identificar pontos de melhorias no seu produto final.

Conclusão

Portanto, pode-se afirmar que o Design Thinking é uma ótima ferramenta para ser utilizada no desenvolvimento de projetos dentro da sua empresa. Assim, focar em um ambiente que proporcione aos integrantes uma experiência multidisciplinar, colaborativa e criativa, tem como resultado o surgimento de muitas ideias inovadoras. As quais serão essenciais para o sucesso do produto final. 

Assim, na EESC jr. somos altamente capacitados para desenvolver as suas ideias, conforme com as exigências requisitadas pelo mercado. Tendo isso em vista, através da aplicação doDesign Thinking, faremos a sua ideia se tornar realidade, por meio de todo processo mencionado neste artigo. Com qualidade USP nas entregas, somos destaque na região. Portanto, entre já em contato conosco e agende um diagnóstico gratuito, para que não perca mais tempo, afinal “tempo é dinheiro”.

Texto escrito por Icaro Marino Bittencourt,  Consultor do Núcleo de Engenharia de Produção.  – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Caroline Kanehira

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