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Design Sprint: Como realizar um projeto de maneira rápida?
16 de setembro de 2021
Design Sprint: Como realizar um projeto de maneira rápida?

Em uma sociedade que estamos constantemente buscando realizar atividades em um menor tempo, principalmente quando se fala no desenvolvimento de projetos para lançar no mercado, a necessidade de metodologias rápidas e assertivas na tomada de decisões só aumenta a cada dia. Foi pensando nisso que foi criado o Design Sprint, uma metodologia rápida, que entrega em 5 dias uma proposta de solução para ser validado com os clientes.

O que é Design Sprint?

A metodologia Design Sprint foi criada pelo Jake Knapp, escritor do livro Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. O livro detalha como aplicar esta metodologia, utilizada pelo Google Ventures, que promete entregar uma solução de maneira rápida, economizando assim tempo e dinheiro.

Em suma, a ideia deste Design Sprint é entender o problema, esboçar uma solução, decidir qual solução seria viável aplicar na prática, prototipar e por fim testar. Mas qual a diferença deste método para os outros? A diferença é que este método propõe fazer todas estas etapas em 5 dias, isso mesmo, a equipe encarregada para o desenvolvimento da Design Sprint tem um dia para cada etapa, para poder em 5 dias dizer se a solução é eficaz ou não com bases nos testes feitos no último dia da metodologia.

Design Sprint

Aplicabilidade do Design Sprint

O Design Sprint é indicado principalmente para startups em estágio inicial, ideias que precisam prosperar de forma rápida e também para projetos que são desenvolvidos dentro  das empresas que tem urgência para a entrega de uma solução. Assim, é possível perceber que esta metodologia é principalmente aplicada quando o tempo é escasso. Assim, o desenvolvimento de uma solução deve garantir a viabilidade de um produto antes dele entrar na fase de desenvolvimento.

É importante  ressaltar  que  a  utilização  desta  metodologia  em  um  projeto  não  necessariamente precisa  ser  no  começo, ou seja,  quando  precisamos  entender o conceito do produto, mas também é aplicável no meio dele, para podermos explorar mais a solução ou implementar atualizações. Nesse sentido, também pode ser utilizado  quando há necessidade de introduzir novos membros em projetos já em andamento. Portanto, utilizamos deste método para igualar o nível do time ou até mesmo  para fazer as etapas de maneira mais rápida e assertiva.

Quem deve fazer parte do time de Design Sprint?

Para o Desenvolvimento desta metodologia, seu objetivo é solucionar o problema de forma rápida. Portanto, é importante que seja uma equipe diversificada e que consiga resolver os problemas de todas as áreas necessárias. Dessa forma, o time vai ser escolhido conforme o projeto escolhido, podendo contar com pessoas das mais diversas áreas. Essas áreas são financeira, stakeholders, UX/UI, engenheiros, pesquisadores e obrigatoriamente um Sprint Master que será o responsável por gerenciar o progresso do projeto.

Um  exemplo  de  equipe  seria:  Pelo  menos  um  Designer,  o  responsável  pela  ideia,  um Product Manager,  um membro  atue  na  área  do  produto,  um  desenvolvedor  e  um  Sprint Master. Dessa forma, seu time deve sempre ter em torno de  sete  ou  menos  pessoas. O  importante  aqui  é  escalar pessoas determinadas e focadas, pois só assim este método é aplicável e funcional.

Mas quais são os benefícios desse método?

Além da agilidade, que já foi citada no decorrer do texto, este método traz a possibilidade de inovação e uma integração maior entre áreas da empresa. Isso porque o método propõe que pessoas de diferentes times trabalhem juntas. Dessa forma, diferentes pessoas tem outro tipo de colaboração dentro do ambiente de trabalho. Além disso, o desenvolvimento de projetos que tem alto risco, custo e que provavelmente teriam risco de estagnar, são desenvolvidos de maneira rápida e criativa.

Etapas para a implementação

Para facilitar a implementação do Design Sprint no seu projeto, segue agora os passos e cronograma de seu desenvolvimento:

Dia 1: Entender e Mapear

O objetivo é entender o gargalo proposto pelo cliente, utilizando de dados de pesquisa, conversas com especialistas, entendendo realmente qual será o problema abordado. Assim, será possível concluir com o time qual possível caminho será seguido para chegar na solução, com base no público e evento-alvo escolhido nesta etapa.

Dia 2: Esboçar

Esta etapa consiste em desenhar ideias de possíveis soluções, visando obter o máximo de possibilidades possíveis. Sempre estimule os membros da equipe a desenhar as ideias por mais loucas que pareçam para que seja possível obter o maior número de esboços possíveis e assim fazer sentido a próxima etapa.

Dia 3: Decidir

Nesse dia, o propósito é filtrar as melhores ideias e por fim escolher aquela que será desenvolvida para ser testada. Nesta etapa, é importante levar em consideração as pesquisas feitas anteriormente com publico alvo. Incentive um debate na equipe para ver se realmente aquela ideia que foi eleita foi a melhor para seguir os próximos passos.

Dia 4: Prototipar

Crie um MVP (Produto mínimo viável), que seria algo bem semelhante com o produto final, porém feito de maneira bem mais rápida e simples. Dessa forma o protótipo pode ser testado na última etapa desta metodologia. É importante lembrar que o protótipo também será desenvolvido em um dia.

Dia 5: Testar e Validar

Nesta ultima etapa é realizada os testes com os possíveis usuários, para poder mapear melhorias, validar hipóteses e assim poder determinar se o projeto tem o potencial de ser realmente desenvolvido ou não.

É importante ressaltar que as decisões serão tomadas primordialmente pelo Sprint Master, nem sempre a equipe estará de acordo, mas a ideia desta metodologia é realmente esta, escolher as ideias mais desafiadoras para que sejam validadas ou invalidadas de maneira rápidas

E quais são as diferenças entre Design Sprint e Design Tinking?

Por fim, é importante analisar as diferenças entre Design Sprint e Design Thinking, já que a base deles são muito parecidas que visa chegar em uma solução comercial, porém com focos diferentes, aqui tem listados as principais diferenças:

  • Design Sprint é uma sequência de etapas, já o Design Thinking são as ferramentas para nos ajudar a executar essas etapas de cada Sprint;
  • O Design Thinking pode ser utilizado por todos que tenha uma ideia, o Design Sprint é focados em grupos que estão desenvolvendo um produto;
  • Para a execução do Design Sprint é necessário que se tenha uma maior experiência, pesquisa e entendimento do campo que será desenvolvido o projeto;
  • O Design Thinking é focado no desenvolvimento do pré-projeto o que consiste em maior tempo de coleta de dados, usuários e contexto. Já o Design Sprint visa fazer isso em um dia, para que isso funcione é necessário que haja uma pesquisa pré-existente para que essa sprint seja eficaz;

Leia nosso artigo completo sobre Design Thinking!

É importante ressaltar que o ideal é mesclar os dois métodos já que um seria como se fosse uma receita (Design Sprint) e o outro os ingredientes (Design Thinking) para que assim seja possível resolver em 5 dias a melhor proposta de solução e assim obter a resposta se aquele projeto a ser desenvolvido é viável ou não.

Texto escrito por Brena Marques, consultora do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos

Caroline Kanehira

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