Em uma sociedade que estamos constantemente buscando realizar atividades em um menor tempo, principalmente quando se fala no desenvolvimento de projetos para lançar no mercado, a necessidade de metodologias rápidas e assertivas na tomada de decisões só aumenta a cada dia. Foi pensando nisso que foi criado o Design Sprint, uma metodologia rápida, que entrega em 5 dias uma proposta de solução para ser validado com os clientes.
O que é Design Sprint?
A metodologia Design Sprint foi criada pelo Jake Knapp, escritor do livro Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. O livro detalha como aplicar esta metodologia, utilizada pelo Google Ventures, que promete entregar uma solução de maneira rápida, economizando assim tempo e dinheiro.
Em suma, a ideia deste Design Sprint é entender o problema, esboçar uma solução, decidir qual solução seria viável aplicar na prática, prototipar e por fim testar. Mas qual a diferença deste método para os outros? A diferença é que este método propõe fazer todas estas etapas em 5 dias, isso mesmo, a equipe encarregada para o desenvolvimento da Design Sprint tem um dia para cada etapa, para poder em 5 dias dizer se a solução é eficaz ou não com bases nos testes feitos no último dia da metodologia.
Aplicabilidade do Design Sprint
O Design Sprint é indicado principalmente para startups em estágio inicial, ideias que precisam prosperar de forma rápida e também para projetos que são desenvolvidos dentro das empresas que tem urgência para a entrega de uma solução. Assim, é possível perceber que esta metodologia é principalmente aplicada quando o tempo é escasso. Assim, o desenvolvimento de uma solução deve garantir a viabilidade de um produto antes dele entrar na fase de desenvolvimento.
É importante ressaltar que a utilização desta metodologia em um projeto não necessariamente precisa ser no começo, ou seja, quando precisamos entender o conceito do produto, mas também é aplicável no meio dele, para podermos explorar mais a solução ou implementar atualizações. Nesse sentido, também pode ser utilizado quando há necessidade de introduzir novos membros em projetos já em andamento. Portanto, utilizamos deste método para igualar o nível do time ou até mesmo para fazer as etapas de maneira mais rápida e assertiva.
Quem deve fazer parte do time de Design Sprint?
Para o Desenvolvimento desta metodologia, seu objetivo é solucionar o problema de forma rápida. Portanto, é importante que seja uma equipe diversificada e que consiga resolver os problemas de todas as áreas necessárias. Dessa forma, o time vai ser escolhido conforme o projeto escolhido, podendo contar com pessoas das mais diversas áreas. Essas áreas são financeira, stakeholders, UX/UI, engenheiros, pesquisadores e obrigatoriamente um Sprint Master que será o responsável por gerenciar o progresso do projeto.
Um exemplo de equipe seria: Pelo menos um Designer, o responsável pela ideia, um Product Manager, um membro atue na área do produto, um desenvolvedor e um Sprint Master. Dessa forma, seu time deve sempre ter em torno de sete ou menos pessoas. O importante aqui é escalar pessoas determinadas e focadas, pois só assim este método é aplicável e funcional.
Mas quais são os benefícios desse método?
Além da agilidade, que já foi citada no decorrer do texto, este método traz a possibilidade de inovação e uma integração maior entre áreas da empresa. Isso porque o método propõe que pessoas de diferentes times trabalhem juntas. Dessa forma, diferentes pessoas tem outro tipo de colaboração dentro do ambiente de trabalho. Além disso, o desenvolvimento de projetos que tem alto risco, custo e que provavelmente teriam risco de estagnar, são desenvolvidos de maneira rápida e criativa.
Etapas para a implementação
Para facilitar a implementação do Design Sprint no seu projeto, segue agora os passos e cronograma de seu desenvolvimento:
Dia 1: Entender e Mapear
O objetivo é entender o gargalo proposto pelo cliente, utilizando de dados de pesquisa, conversas com especialistas, entendendo realmente qual será o problema abordado. Assim, será possível concluir com o time qual possível caminho será seguido para chegar na solução, com base no público e evento-alvo escolhido nesta etapa.
Dia 2: Esboçar
Esta etapa consiste em desenhar ideias de possíveis soluções, visando obter o máximo de possibilidades possíveis. Sempre estimule os membros da equipe a desenhar as ideias por mais loucas que pareçam para que seja possível obter o maior número de esboços possíveis e assim fazer sentido a próxima etapa.
Dia 3: Decidir
Nesse dia, o propósito é filtrar as melhores ideias e por fim escolher aquela que será desenvolvida para ser testada. Nesta etapa, é importante levar em consideração as pesquisas feitas anteriormente com publico alvo. Incentive um debate na equipe para ver se realmente aquela ideia que foi eleita foi a melhor para seguir os próximos passos.
Dia 4: Prototipar
Crie um MVP (Produto mínimo viável), que seria algo bem semelhante com o produto final, porém feito de maneira bem mais rápida e simples. Dessa forma o protótipo pode ser testado na última etapa desta metodologia. É importante lembrar que o protótipo também será desenvolvido em um dia.
Dia 5: Testar e Validar
Nesta ultima etapa é realizada os testes com os possíveis usuários, para poder mapear melhorias, validar hipóteses e assim poder determinar se o projeto tem o potencial de ser realmente desenvolvido ou não.
É importante ressaltar que as decisões serão tomadas primordialmente pelo Sprint Master, nem sempre a equipe estará de acordo, mas a ideia desta metodologia é realmente esta, escolher as ideias mais desafiadoras para que sejam validadas ou invalidadas de maneira rápidas
E quais são as diferenças entre Design Sprint e Design Tinking?
Por fim, é importante analisar as diferenças entre Design Sprint e Design Thinking, já que a base deles são muito parecidas que visa chegar em uma solução comercial, porém com focos diferentes, aqui tem listados as principais diferenças:
- Design Sprint é uma sequência de etapas, já o Design Thinking são as ferramentas para nos ajudar a executar essas etapas de cada Sprint;
- O Design Thinking pode ser utilizado por todos que tenha uma ideia, o Design Sprint é focados em grupos que estão desenvolvendo um produto;
- Para a execução do Design Sprint é necessário que se tenha uma maior experiência, pesquisa e entendimento do campo que será desenvolvido o projeto;
- O Design Thinking é focado no desenvolvimento do pré-projeto o que consiste em maior tempo de coleta de dados, usuários e contexto. Já o Design Sprint visa fazer isso em um dia, para que isso funcione é necessário que haja uma pesquisa pré-existente para que essa sprint seja eficaz;
Leia nosso artigo completo sobre Design Thinking!
É importante ressaltar que o ideal é mesclar os dois métodos já que um seria como se fosse uma receita (Design Sprint) e o outro os ingredientes (Design Thinking) para que assim seja possível resolver em 5 dias a melhor proposta de solução e assim obter a resposta se aquele projeto a ser desenvolvido é viável ou não.
Texto escrito por Brena Marques, consultora do Núcleo de Tecnologia da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos
0 comentários