Design de Interiores: mais do que um espaço bonito
Há tempos atrás, o termo Design de Interiores logo remetia a um fator supérfluo, a mera decoração de um determinado espaço, abrangendo as cores e os móveis que deveriam ser utilizados no local. Entretanto, o Design de Interiores representa algo muito maior e, com o passar do tempo, a importância de um espaço sendo cuidado por um especialista ou arquiteto cresceu e tornou-se mais reconhecida.
O Design de Interiores representa todo um estudo que é responsável por gerar um conjunto de soluções, com importante valoração estética, mas também responsável por tornar mais eficiente o usufruto do espaço em questão. Tendo como objetivo principal, a melhora da experiência daqueles que utilizarão o local através da devida gestão do ambiente disponível.
Nos dias atuais, cada vez mais os imóveis se tornam menores, dessa forma, é imprescindível que se saiba aproveitar o máximo de espaço possível. Entretanto, isso não quer dizer que você deve preencher sua casa ou local de trabalho com o máximo de móveis, decorações e plantas possíveis, mas que deve haver um estudo profissional, como uma consultoria em arquitetura, capaz de dosar os elementos a serem dispostos no espaço para que este seja otimizado, aliando design, conforto e praticidade.
O Design de Interiores como transformador de hábitos
A primeira vista pode parecer estranho falarmos que a disposição de móveis, a iluminação do ambiente, a decoração e a quantidade de plantas possa influenciar diretamente em nossos hábitos. Entretanto, uma breve análise dos designs que encontramos no nosso dia-a-dia pode desmistificar esta primeira impressão.
Esta ideia da disposição do espaço se mostra presente no cotidiano e acontece, por exemplo, com a intensidade da luz. Um ambiente que pretende deixar o público mais despertos e atentos pode optar por uma luz mais forte, enquanto outros ambientes, como alguns restaurantes, a fim de estimularem a aproximação e o relaxamento durante as refeições, talvez opte por uma iluminação mais branda.
Assim sendo, fica claro como o Design de Interiores pode ser responsável pelas atitudes e hábitos que aqueles que frequentam determinado espaço podem demonstrar. Muitas vezes, seguir determinadas tendências não bastam para seu ambiente, é necessário que a ambientação do local transpareça seus objetivos. Dessa forma, a disposição do seu espaço deve cuidar para passar a mensagem correta a seus frequentadores, pois isso com certeza influenciará em suas atitudes, inclusive as de compra.
Saiba que além de um ótimo design é essencial um Projeto Estrutural para adequar o ambiente! Veja mais aqui
Os benefícios para aqueles que investem em Design de Interiores
-
Economia de Espaço
Como visto anteriormente, os espaços disponibilizados pelos imóveis tem diminuído significativamente com o passar dos anos. Assim sendo, estudar um ambiente para que a disposição de elementos seja o mais eficaz possível, a fim de conferir aos frequentadores, conforto e comodidade, é essencial. O profissional ou a empresa certa será responsável por orientá-lo a fim de planejar seus ambientes para melhor utilizar seus espaços. O resultado disso é a otimização das áreas de circulação, acrescentando aquilo que deve ser acrescentado, realocando o que já existe e eliminando o excedente.
-
Aumento da Qualidade de Vida
O planejamento e o estudo de um ambiente devem levar em consideração, não apenas seus objetivos, como também as preferências e necessidades daqueles que frequentarão este espaço. Um exemplo é o que acontece com a iluminação. que quando mal planejada, pode acarretar em problemas de visão, depressão e, no caso de empresas, baixa produtividade.
-
Economia de Dinheiro
Com a contratação do profissional certo, mesmo que advindo de um gasto, pode fazê-lo economizar e, até mesmo ganhar dinheiro. Isto, porque é capaz de evitar erros caros de design. Por exemplo: um piso mal escolhido, uma pintura insatisfatória, um lustre que desarmonizou o ambiente, entre outras situações, além de ser responsável por valorizar o imóvel caso seja necessário vende-lo.
- Planejamento Espacial
E por fim, é de suma importância um profissional capacitado. Além de propiciar todos os benefícios acima, será capaz de realizar o devido planejamento do espaço, visando a funcionalidade do mesmo. É preciso locar corretamente: tomadas, interruptores e equipamentos, aliando o aspecto funcional ao estético. Para a alocação de tomadas e interruptores é ideal que haja um projeto elétrico local para enviar curtos circuitos e impactar positivamente na economia.
O Banco do Brasil Seguros confiou nesse trabalho e nos deu o desafio de fazer o design de interior do seu escritório em São Paulo. Confira esse Case de Sucesso e os resultados do projeto!
[av_button label=’Faça seu Orçamento!’ link=’manually,http://conteudo.eescjr.com.br/solucao-projeto-paisagistico’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’purple’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!