A produção enxuta (ou lean manufacturing), termo originado das práticas adotadas pela Toyota em meados do século XX que possibilitaram um crescimento extraordinário da empresa frente às grandes companhias americanas (como Ford e General Motors), tem como principal objetivo entregar ao cliente o que ele quer, na quantidade exata e no tempo desejado, de forma que não haja mais desperdícios que o necessário.
Para que isso aconteça, existem diversas ferramentas e métodos que podem ser implementados para que se tenha um sistema de produção que gaste a menor quantidade de recursos possível. Uma dessas ferramentas é o takt time, que pode ser utilizado para sincronizar a produção e fazer com que tudo seja produzido na melhor velocidade, de acordo com as necessidades dos clientes.
Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre essa ferramenta, sua importância para qualquer negócio e como aplicá-la na prática.
O que é takt time?
A palavra “takt” vem do alemão e tem relação com o ritmo de uma música. Dessa forma, ela foi introduzida no contexto empresarial pelos japoneses com o sentido de “ritmo de produção”. Ou seja, o takt time é o ritmo de produção necessário para atender a demanda dos clientes
Com isso, o takt time é dado a partir de dois parâmetros: a demanda do mercado (traduzida pela necessidade dos clientes) e o tempo disponível para que a produção seja realizada. Assim, ele pode ser calculado a partir da seguinte fórmula:
Takt time = Tempo disponível / Demanda do mercado
O principal objetivo do takt time é alinhar os ritmos de produção e de vendas, de forma que seja possível produzir apenas o que é vendido, para que, em última análise, não existam grandes quantidades de estoque, reduzindo, assim, desperdícios durante a produção.
Com isso, a partir de um cálculo correto e implementação do takt time evita-se dois cenários repreendidos pela produção enxuta: a superprodução e a produção insuficiente de itens, fazendo com que se estabeleça um ritmo produtivo para atender, exatamente, a demanda do mercado.
Qual a importância do takt time para a sua empresa?
Definir o takt time do sistema produtivo da sua empresa e utilizá-lo na implementação de ações durante o dia a dia é essencial para a otimização da sua produção. Assim como já citado anteriormente, o takt time equivale ao ritmo “perfeito” de produção, evitando que seja produzida uma quantidade de itens acima e abaixo do necessário, evitando, respectivamente, gastos desnecessários com pessoal e estoque e perda de vendas por escassez de produtos.
Além disso, o takt time ajuda na organização e no planejamento do sistema produtivo, já que ele é fundamental para o estabelecimento de um fluxo contínuo e de um balanceamento da produção, de forma que os colaboradores dos processos trabalhem apenas o necessário.
Vale ressaltar, ainda, que, para além dos benefícios já citados, o cálculo do takt time permite que seja realizada uma análise profunda acerca da produção e dos processos atuais na sua empresa. Ou seja, a partir desse valor é possível analisar onde estão as oportunidades de melhoria e quais são os processos que devem ser otimizados.
Como calcular o takt time de forma prática?
Vamos aplicar o conceito de takt time de forma prática, fazendo todos os cálculos necessários para se chegar ao seu valor. Para isso, podemos pensar em uma fábrica fictícia que produz e vende suco de laranja.
Para começar, devem ser levantados alguns dados sobre o funcionamento dessa fábrica, que podem ser observados abaixo:
- Turnos de produção: A produção é realizada em 3 turnos, de 8 horas cada
- Intervalos: Em cada turno há dois intervalos de 15 minutos para descanso dos colaboradores
- Tempo de setup: Uma das máquinas necessária para a embalagem sempre precisa de um tempo de setup de 20 minutos, fazendo com que a produção pare nesse momento
- Demanda: A fábrica tem uma demanda média de 600 garrafas de suco de laranja por dia
A partir dessas informações, pode-se calcular o takt time. Assim, o primeiro passo é definir o tempo total disponível por dia para a produção das unidades acabadas. Assim, passando todos os tempos dados para segundos, tem-se:
Tempo disponível = 86.400 – 5.400 – 3.600 = 77.400 segundos
Com isso, aplicando a fórmula já apresentada para o cálculo do takt time, tem-se:
Takt time = Tempo disponível / Demanda do mercado = 77.400 / 600 = 129 segundos / unidade
Dessa forma, conclui-se que a empresa deve produzir uma garrafa de suco de laranja a cada 129 segundos, de forma que, caso a produção ocorra em um tempo maior, devem ser buscadas oportunidades de melhorias nos processo, e caso ocorra em um tempo menor, o ritmo de produção deve ser ajustado para evitar a superprodução.
O que a EESC jr. pode fazer para você?
Para que o cálculo do takt time seja feito da forma mais fiel à realidade da sua empresa, é necessário que seja feito um bom mapeamento dos processos envolvidos na produção e a coleta de tempos de produção, paradas, manutenção, entre outros.
Somente a partir desses dois aspectos é que se pode ter uma visão sistêmica de tudo aquilo que envolve a produção e ter em mãos os dados necessários para a realização de uma análise eficiente.
Assim, através do takt time, é possível identificar oportunidades de melhoria e processos que devam ser otimizados, de forma que qualquer plano de ação traçado seja assertivo na direção de possibilitar que a sua empresa seja cada vez mais eficiente.
Texto escrito por Lucas Lopes, consultor do Núcleo de engenharia de produção da EESC jr.– Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.
Postado por:
0 comentários