Blog

Aumentando a produtividade por meio da eliminação de gargalos
26 de novembro de 2020
Aumentando a produtividade por meio da eliminação de gargalos

Quando o assunto é o aumento de produtividade devemos, inicialmente, analisar a situação na qual o seu processo produtivo se encontra. Quando realizamos esse estudo, temos como um dos critérios mais importantes o quanto é produzido em um determinado período de tempo. No entanto, somente esse fator não é suficiente para ter uma visão geral da produção. O aumento da produtividade somente ocorre quando todos os processos presentes em uma empresa estão alinhados, ou seja, cada um, com a sua determinada produtividade. Assim, não interferindo negativamente na capacidade produtiva de outros processos.

Você sabia que o que impede sua empresa de crescer ou se consolidar no mercado é a ausência de um plano de negócios? saiba mais…

Produção atravancada: os temidos gargalos

Os temidos gargalos que podem existir em um processo produtivo são justamente essas etapas ou atividades que “atravancam” o restante da produção. Ou seja, por conta da sua baixa produtividade, problemas nos maquinários utilizados, poucos funcionários realizando aquela tarefa, entre outros fatores, que fazem com que o fluxo produtivo não se mantenha constante. Acarretando em uma queda da produtividade e, consequentemente, em custos mais elevados de produção.

Mas como identificar esses gargalos?

Primeiramente, para identificar um gargalo, é necessário de que você tenha uma noção detalhada de todos os processos. Nesse quesito, uma ferramenta que pode, e muito, auxiliar é o mapeamento de processos. Através desse procedimento é possível identificar com exatidão as entradas (recursos necessários para a execução do processo) e saídas (finalidade do processo) de cada etapa da produção. Também é possível visualizar como ocorre o fluxo desse processo, ou seja, como se dá o ordenamento das diversas atividades. Com isso, fica muito mais fácil identificar em quais das etapas do processo produtivo pode estar ocorrendo um gargalo.

Além do mapeamento de processos, outro ferramental que auxilia na identificação dos gargalos é o diagrama VSM, que é um mapa de fluxo de valor. Através do VSM é possível não apenas mapear os fluxos de materiais e de informações, mas também visualizar o tempo de execução associado à produção (lead time), que se correlaciona aos estoques intermediários e a outros atributos de cada um dos processos individuais. Dessa forma, ao se analisar esse diagrama, é possível identificar quais processos são candidatos a serem os gargalos da produção, ou seja, aqueles que não estarão agregando o devido valor.

Pronto para aumentar a produtividade da sua empresa?

A EESC jr. oferece projetos de mapeamento de processos e de produção enxuta justamente com o objetivo de auxiliar as empresas que estão a procura dos gargalos existentes nos seus processos produtivos.
Após sua identificação, o planejamento das medidas a serem tomadas para aumentar a produtividade torna-se muito mais simples, visto que o foco será dirigido justamente a esses gargalos encontrados.
E ai? Quer ver a produtividade da sua empresa aumentar? Faça já um diagnóstico gratuito com a gente!

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias