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Você sabia que o que impede sua empresa de crescer ou se consolidar no mercado é a ausência de um plano de negócios?
9 de setembro de 2020
Você sabia que o que impede sua empresa de crescer ou se consolidar no mercado é a ausência de um plano de negócios?

Para o seu negócio crescer e se destacar no mercado é necessário ter um plano de negócios bem estruturado. Dessa forma, um projeto de planejamento tem como objetivo nortear as ações do empreendedor e evitar que erros sejam cometidos desde o início do empreendimento. Para isso, é preciso estudar as variáveis essenciais para concluir se a ideia do cliente pode ser executada e qual a melhor maneira de fazê-la. Assim, é imprescindível incluir informações reais e atuais para se obter um cenário que realmente retrate a situação da empresa. Como resultado final, teremos um documento que contém os objetivos do negócio e quais passos devem ser seguidos para se atingir tais objetivos.

Neste artigo, serão mostrados os motivos essenciais para incluir um plano de negócios em seu empreendimento e como geralmente esse projeto é executado. 

Por que devo investir em um  plano de negócios para a minha empresa?

O plano de negócios é importante tanto para quem deseja abrir um empreendimento quanto para quem deseja ampliá-lo. Este planejamento não elimina os riscos porém ele evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, consequentemente diminuindo as incertezas do seu negócio. 

Um gerenciamento de forma estruturada e planejada aumenta as taxas de sucesso do seu empreendimento. Por isso, ele é organizado em etapas bem definidas para facilitar a visualização dos processos e informações que devem ser estudadas no seu negócio.

O que esse plano te proporciona:

  • Ideias mapeadas para iniciar um novo empreendimento;
  • Orientação para a expansão de empresas;
  • Auxílio na administração do negócio (em números ou até estratégias);
  • Facilidade na comunicação com todos os envolvidos (sócios, funcionários, fornecedores etc);
plano de negócios

Empresas de pequeno porte também necessitam de um plano de negócios? Por quê?

A abertura de um empreendimento está cercada de diversos riscos tanto de curto quanto a longo prazo. Entre os mais recorrentes estão o baixo faturamento e  a escolha de uma má localização, que dificulta ou até impede, o acesso dos clientes. Esses e outros erros são capazes de levar o empreendimento à falência e podem ser evitados com a implementação de um plano de negócios.

Enfatizando quando se trata de um pequeno empreendedor, não é tão fácil se estabelecer e continuar no mercado, por isso o plano de negócios é uma ferramenta fundamental. Logo, entender a viabilidade do negócio e as particularidades de determinado mercado é o ponto chave para o sucesso. Tendo-se uma previsão, o empreendedor dá passos mais seguros na trajetória de ter e manter seu próprio negócio. 

Ainda não sabe se o seu negócio é viável? Entenda um pouco mais sobre estudo de viabilidade com o nosso conteúdo!

Muitos novos empreendedores passam por dificuldades nos meses iniciais de abertura do seu negócio. Sendo assim, com o investimento em um plano de negócios você possuirá todas as informações essenciais para determinar se seu negócio irá prosperar. Além de também determinar estratégias e planos de ação que devem ser seguidos. Caso você já tenha seu próprio negócio, e ainda não tenha seu planejamento de negócios, não significa que você não possa elaborar um agora. Na verdade, já passou da hora de você ir atrás desse projeto, com ele você poderá avaliar se sua empresa está no caminho certo ou se é necessário mudar a rota, perspectivas ou estratégias.

Vale lembrar que diferentemente do que muitos pensam, o plano de negócios não deve ser elaborado e esquecido, entretanto, este deve ser atualizado constantemente, seguindo a mudança de mercado e os novos cenários.

A importância do conhecimento técnico para um Plano de Negócios: 

Muitas pessoas não entendem a relevância de um plano de negócios e muito menos a necessidade de um profissional da área para elaborá-lo. Na maioria das vezes que um empreendedor elabora seu planejamento sem o conhecimento técnico necessário o seu empreendimento não prospera. Isso deve-se ao fato de que um plano de negócios apresenta elevada complexidade e grande dedicação e horas trabalhadas.

Sendo assim, para um plano eficiente, é preciso realizar muitas pesquisas e um estudo de mercado complexo. Além disso, é necessário assumir suposições, prevendo certas ocasiões e acontecimentos que podem vir a ocorrer durante o funcionamento do seu negócio e testá-las, mesmo que em uma escala menor, diminuindo riscos ao colocar o plano realmente em prática. Complementarmente, é essencial ter o conhecimento de outras disciplinas como de direito do trabalho, direito empresarial e tributário, contabilidade, logística, matemática financeira, análise financeira, administração de estoques. Portanto, devido as tantas áreas que são envolvidas para a produção de um plano de negócios, torna-se essencial a contratação de um profissional. 

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Etapas de um plano de negócios:

Esse projeto é desenvolvido em cinco principais macro etapas: análise de mercado, plano de marketing, plano operacional, análise financeira e planejamento estratégico. 

Análise de Mercado:

Esta etapa é importante para buscar entender a demanda do negócio identificando os possíveis clientes e seu perfil. Também são traçados os concorrentes, fornecedores para produto ou serviço idealizado, a estimativa de produção e o histórico do produto no mercado. Com esses aspectos muito bem estruturados, é possível traçar a proposta de valor da marca e tomar decisões estratégicas definidas e também trazer um atendimento que esteja de acordo com as expectativas do público consumidor.

Plano de Marketing:

Nesta parte, pesquisa-se e explora-se os melhores canais de divulgação para o negócio, além de determinar sobre o posicionamento do produto, qualidade e custo-benefício. Tendo como resultado os preços, as estratégias de promoção e divulgação, a localização do empreendimento, a estrutura para a venda. Ações de marketing são fundamentais para a divulgação uma empresa diante dos seus clientes em potencial, garantindo uma elevação nas vendas e a fidelização de clientes.

Plano Operacional:

É a etapa em que se determina e é alinhada toda a operação do negócio na prática. Portanto, será definido como a empresa será estruturada, determinando toda a infraestrutura (instalações físicas e equipamentos necessários) e junto a isso a  necessidade de mão de obra e tarefas atribuídas aos funcionários. é muito importante obter as regulamentações e certificações envolvidas e a estimativa da capacidade produtiva.

Análise Financeira: 

É estimado quanto deverá ser investido para concretizar sua ideia, trazendo insumos deixando claro se é ou não viável a abertura, manutenção ou expansão. São feitas as estimativas de custos iniciais, despesas e receitas de capital, de giro e fluxo de caixas, e lucros. Complementarmente são definidos indicadores de rentabilidade para se obter o mínimo de produtos a ser vendido para garantir o negócio e o payback.

Dessa forma, são feitas projeções de cenários, pessimistas e otimistas, análise de riscos e  traçadas estratégias para que o empreendimento se previna das adversidades e potencialize situações favoráveis. 

Planejamento Estratégico:

São traçadas estratégias para que o empreendimento possa atingir as metas pré determinadas e definir como a empresa competirá e se destacará no mercado. Logo, serão analisados os pontos fortes e fracos do negócio, assim como suas ameaças e oportunidades. 

Sumário Executivo (opcional):

Consiste em um resumo de todas as etapas importantes desenvolvidas no plano de negócios, uma espécie de relatório. Pode conter, adicionalmente, a missão, valores, objetivos, enquadramento tributário e forma jurídica do empreendimento. Sendo esta etapa a última a ser realizada, mas a primeira a ser apresentada no entrega do projeto. 

E por onde devo começar? 

Conclui-se que ter um plano de negócios irá apenas fazer bem para a sua empresa, é um investimento que traz recompensas. Por isso, a não realização deste acarretar em futuros prejuízos para o empresário, sem um planejamento do que se pretende com a empresa. 

Não perca mais tempo! Entre em contato conosco e agende uma reunião. Nós da EESC jr. realizamos projetos de plano de negócios, e podemos mudar o futuro do seu empreendimento. Com um planejamento feito conosco, você terá seu passos traçados, impedindo-o de tomar decisões erradas que prejudiquem o seu empreendimento. Além disso, nossos serviços são feitos de forma totalmente exclusiva, você poderá ter acesso de perto do andamento do projeto com objetivo de que ele siga suas expectativas e traga o melhor resultado para você. Portanto, nossa missão é transformar vidas por meio de engenharia e arquitetura e esperamos que você seja o próximo nessa experiência única.    

Texto escrito por Ana Laura Varela consultora da área de Otimização de Produção da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos

Marcela Rampani

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