Usualmente ouvimos falar sobre restaurações em obras de arte e igrejas. Entretanto os profissionais dessa área também podem fazer restaurações em casas antigas. Assim, é possível trazer diversos benefícios que, ao colocarmos na balança, verificamos que fazer uma restauração pode ser mais eficiente.
A restauração de uma casa antiga:
Uma restauração conserva a identidade do imóvel, resguardando sua história e sua finalidade original. Esses pontos diferem a restauração de uma reforma que olha os imóveis sob outra perspectiva e busca aproveitar as áreas que agradam na casa e, sem alterar sua parte estrutural, fazem alterações que podem ser irreversíveis.
Citaremos, portanto, os sete motivos para restaurar uma casa antiga para morar:
1 – O Charme
A elegância das construções antigas é indiscutível. As portas e janelas grandes, o pé direito alto, os acabamentos rústicos e estruturas robustas chamam atenção e colocam o morador em uma cena de filme clássico. Com a restauração é possível manter esse design e além disso garantir a segurança da estrutura.
E não pense que essas características estão obsoletas, atualmente, são criados pisos, revestimentos e pinturas que imitam o ambiente rústico dos imóveis mais velhos. No entanto, não conseguem atingir a mesma qualidade, principalmente devido ao fato de que não encontramos mais os mesmos materiais que eram usados no século XIX ou XX.
Interessado em um projeto estrutural? Solicite um orçamento médio do seu projeto em menos de 1 dia! É online e rápido. Clique aqui!
2 – A qualidade estrutural
Antigamente as casas eram construídas para durar muitos anos, então eram feitas residências com uma estrutura muito resistente. Esse fato não acontece tanto nos dias de hoje, já que existe o tempo mínimo de vida útil de 50 anos. Sem a manutenção adequada a casa pode passar por problemas de trincas, fissuras e outros tipos de patologias.
Portanto, após uma restauração bem feita, o usuário poderá desfrutar do seu lar por vários anos ainda. Vale ressaltar, a importância de prevenção, a partir de uma inspeção predial ou uma análise de patologias.
Conheça os 4 indícios de que o seu imóvel precisa de um Laudo de Patologias!
3 – Os grandes terrenos
No passado os terrenos das casas eram bem maiores que das residências regulares de hoje. Portanto, muito espaço é economizado para, posteriormente, serem feitas varandas, jardins e até mesmo piscinas.
Outra vantagem desses terrenos é a área verde. Uma vez que, a maioria das casas antigas tinha jardins ao seu redor que hoje são árvores que trazem frescor e sombra ao local.
Atualmente para que esse espaço seja melhor aproveitado é possível contratar um design de interiores que realiza a adequação entre os espaços e a vivência na residencia.
4 – A mescla de estilos
Ao morar em uma casa antiga restaurada é indubitável que o usuário vá inserir sua personalidade e as novas tecnologias para a residência o que traz um visual muito interessante de uma mistura de estilos.
O arranjo dos móveis novos com os antigos e da arquitetura clássica com a contemporânea pode garantir um design de interiores muito bacana para a morada. Com isso o imóvel será aconchegante e também atenderá as tendências contemporâneas da atualidade.
5 – Respeito ao patrimônio imóvel
Garantir a conservação de um imóvel resguarda a arquitetura, a cultura e a história da cidade. As construções de um município mostram sua trajetória, o modo de vida dos seus habitantes e o trabalho dos arquitetos do lugar. Assim, e por essas razões o valor histórico delas pode ser inestimável.
Veja aqui como resolvemos o problema de patologias em uma casa construída em 1893
7 – Incentivo à arte
Do mesmo modo que a concepção de uma nova obra é uma arte, a remodelagem, a reparação e, por fim, a restauração da obra não deixam de ser um processo artístico e cauteloso que demanda dom e prática para o profissional da área.
A preservação de manifestações artísticas é ideal para preservar a história e cultura local. Uma restauração mantém esses aspectos e além disso traz a garantia da segurança da estrutura.
Para exemplificar esse fato temos o restauro de pinturas murais. Esse processo se inicia com o diagnóstico das causas da degradação, passando pela estratigrafia e seguindo para a pesquisa histórica e análise de materiais para fazer a intervenção final. Assim, essa intervenção renova a pintura do imóvel garantindo maior conforto estético para o local.
Quem devo procurar para realizar a restauração do meu imóvel?
A EESC jr. conta com consultores especializados na área além de ter todo o apoio de docentes da USP. Nós garantimos a uma solução completa e personalizada para o seu problema. Se identificou com o assunto? Agende já um diagnóstico gratuito!
[av_button label=’Entre em Contato!’ link=’manually,https://eescjr.com.br/contato/’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Artigo escrito por Nivalmir Santana e Maria Helena Fogo – Parceiros da EESC jr. – Empresa júnior de Arquitetura e Engenharia Civil
SOU PINTOR E RESTAURADOR E MINHA EMPRESA FICOU UM POUCO MAIS CONHECIDA QUANDO RESTAUREI UMA MANSÃO ANTIGA NA AVENIDA BRASIL EM SP, E VEJO QUE TEM POUCOS RESTAURADORES DE PATRIMÔNIOS ANTIGOS EM NOSSO PAÍS. ENTÃO TEMOS QUE DAR VALOR A ELES.
Não conhecia o trabalho de vocês encontrei por acaso na internet e quero parabeniza-los pelo maravilhoso trabalho e apoio em restaurar os imóveis em vez de destruir, isso é ser um verdadeiro profissional, é igual a um “cirurgião” na na construçao, reconstruindo o quebrado, desprezado, dando valor ao que parecia estar perdido! 💗