O lean manufacturing é uma linha de gestão que consiste no aumento da produção com a menor quantidade de recursos. Portanto, é uma produção enxuta que está pautada na geração de produto baseada na demanda. Esse meio possibilita eliminar os desperdícios e propiciar o estabelecimento de estoques mínimos.
O surgimento dessa metodologia entre grandes empresas decorreu de problemas produtivos sentidos pela Toyota no período pós Segunda Guerra Mundial. O cenário era de uma necessidade de priorizar a alta taxa de produtividade, porém estabelecer uma maneira de suprir a demanda e equilibrar o uso de materiais.
Nesse contexto, empresas de variadas áreas iniciaram uma alteração da sua estrutura interna para adequar-se ao novo cenário de preocupação com a sustentabilidade do processo de produção. Mas de que maneira cada uma projetou-se para a implementação dessa produção enxuta?
Conheça 5 empresas de diferentes ramos empresariais que aplicaram a metodologia e obtiveram sucesso:
Toyota: pioneira no Lean Manufacturing
Assim como pontuado anteriormente, a Toyota foi a precursora, entre as grandes empresas, do lean manufacturing. Um modelo que permitisse eliminar o desperdício e, concomitantemente, o aprimoramento de técnicas para minimizar produtos defeituosos, era o procurado pela empresa no momento de crise que a metodologia surgiu.
O lean manufacturing analisado da perspectiva da Toyota é formado sobre dois pilares. O Just-in-Time é o responsável por uma produção em sistema contínuo, em que as etapas anteriores determinam o início das subsequentes de acordo com seu término. Nesse sentido, se algum erro é observado em determinado microprocesso, o macro é interrompido, o que impede a finalização de um processo que geraria um produto defeituoso.
Por outro lado, o Jidoka se preocupa com a “mecanização humanizada”. Isso significa que, apesar de automatizado, o processo produtivo deve ser supervisionado pelo homem de maneira a garantir uma alta qualidade do serviço realizado pelas máquinas. Através desses pilares, a Toyota atingiu o topo de seu mercado, com uma produção enxuta e altamente lucrativa.
Ford e a perspectiva do Lean Manufacturing
Ainda no setor automobilístico, podemos citar outra empresa que aplica o Lean Manufacturing: a Ford. Sendo assim, a empresa, que também é destaque na área, aplica os aspectos da produção enxuta em sua linha de montagem. A fabricação de automóveis em grandes quantidades de modelos padrão torna seu sistema eficiente, com processos produtivos padronizados.
Os trabalhadores têm seu dever próprio, executando apenas uma pequena parte do processo produtivo. O sistema entra em uma consequente harmonia, pautado pelo gerenciamento visual, a confirmação de processos e o gerenciamento de tempo e dados.
Dessa forma, com os respectivos pilares adotados pela empresa, pautados no lean manufacturing, foi possível otimizar a produção regularizando o desperdício de processo e material. Além disso, a garantia de uma maior qualidade dos produtos e padronização do trabalho também se tornou realidade, dando estabilidade para a empresa.
Nike: reformulação do setor esportivo
A Nike é outra empresa que adota a mesma postura de produzir priorizando a alta produtividade e uso reduzido de recursos. O lean manufacturing na versão da empresa esportiva também está fundamentado em 2 princípios: Make Today Better e Design the Future.
O termo Make Today Better diz respeito a produção enxuta em sua essência, ou seja, produzir em alta qualidade e eliminar o desperdício. Desde que entram na empresa, os funcionários já são ensinados que fazem parte de uma engrenagem e são peças que devem otimizar as operações.
Já o segundo, Design the Future, se encontra totalmente ligado com a questão de inovação que impulsiona a Nike para a liderança do mercado esportivo. Nesse aspecto, a empresa norteia-se por subprincípios. Eles envolvem criar recursos de inovação sustentável, um índice para medir como a sustentabilidade é integrada no portfólio e ferramentas para medir o impacto de suas ações.
Dessa maneira, o que mais impressiona é o fato de que a Nike conseguiu fazer a junção sustentável de uma metodologia enxuta e inovadora. A concepção é passada aos funcionários, que compreendem as práticas e reproduzem em seu trabalho. Cria-se um ambiente em que todos os setores permanecem interligados e contribuem para a harmonia da empresa.
A tecnologia integrada da Intel com o Lean Manufacturing
A Intel implantou o lean manufacturing pensando na formação de uma potência conjunta com a alta tecnologia. A implantação em suas fábricas inteligentes foi integrada com o uso de computação de ponta e com a Internet das Coisas (IoT) para permitir sistemas de controle automatizados com dados em tempo real. Os dados são categorizados e priorizados em sistemas off-line para análise e tomada de decisões.
O lean manufacturing é base para fornecer informações precisas e que, nas mãos dos engenheiros, são aprimorados o tempo de ciclo do produto, de atividade do maquinário e de manutenção. Além disso, a automatização é arma para um roteamento dinâmico, que gera uma redução de gargalos e tempos de espera. Portanto, se obtém um produto final com uma qualidade melhorada, através de um controle estatístico dos processos, que fornecem resultados consistentes.
Caterpillar: máquinas mais eficiente e econômicas
No setor de máquinas, a Caterpillar é empresa referência. Para atingir esse patamar foi necessário criar uma estratégia intitulada como Sistema de Produção Caterpillar (ou CPS). A empresa adotou essa postura e priorizou 3 tipos de processos: o núcleo, a governança e o gerenciamento.
O núcleo inclui processos de chão de fábrica fundamentais, de planejamento da demanda à entrega de produtos. O governo administra as atividades de controle e medição de segurança, qualidade e benefícios. Por fim, o gerenciamento engloba informações, pessoas, cultura e transformações de cadeia de valor.
Esses 3 processos têm seus gerentes que desenvolvem estratégias de processo, criam e gerenciam também os processos multigerenciais e avaliam melhorias. Portanto, é possível criar micro e macroprocessos dentro da cadeia produtiva, com o objetivo de otimizá-los e ter uma entrega sustentável de alta qualidade. Dessa maneira, a Caterpillar dominou seu setor com seus produtos de excelência disponíveis no mercado.
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Conclusão
É possível observar que, apesar de utilizarem a mesma metodologia do lean manufacturing, cada empresa criou suas estratégias próprias para atingir o resultado desejado. Ademais, as empresas citadas são todas referência em seus respectivos mercados, através da união sustentabilidade e qualidade. Com um gerenciamento de estoque a possibilidade de aumentar a produtividade de forma direcionada e inteligente é facilitada. Portanto, o lean manufacturing cresce como uma metodologia do futuro.
Como a EESC jr. pode ajudar?
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Texto escrito por Giovana Leme consultora da área de Otimização de Produção da EESC jr. – Empresa júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos
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