O mapeamento de processos é uma técnica muito utilizada por empresas de diversos setores, a fim de facilitar a administração do curso produtivo. Essa técnica envolve a identificação de todos os processos realizados e a criação de gráficos e diagramas que facilitem a visualização de sua ordem, custo, tempo, dentre outras características.
Aqui estão 5 benefícios que mostram o porquê dessa técnica ser tão utilizada hoje em dia.
O gerenciamento do negócio se torna uma tarefa mais simples quando seus processos estão mapeados
Ao possuir um mapa com todos os processos da empresa, qualquer pessoa com um cargo de gerenciamento passa a ter uma visão mais ampla do que ocorre. Devido a isso, qualquer decisão tomada passa a levar em conta efeitos que antes não seriam considerados. Dessa forma, as decisões tomadas possuem menos chance de levarem a problemas operacionais e organizacionais, melhorando a eficiência do negócio.
Os erros deixam de representar grandes problemas
Inicialmente, com um mapeamento de processos feito, os erros que antes eram acontecimentos comuns, passam a ser coisa rara. Isso acontece porque várias etapas que poderiam levar à geração de erros são identificadas, sendo muitas vezes utilizados conceitos como o 5S para poder modificá-los e alterá-los. Dessa forma, os processos passam a ser executados de forma mais eficiente e padronizada, levando a uma menor ocorrência de equívocos.
Além disso, com um mapa de tudo o que ocorre durante a produção, quaisquer erros que ocorram passam a ser mais facilmente identificáveis. Por conta disso, a sua remediação e prevenção se tornem mais rápidas e eficientes. Isso leva a uma situação na qual o impacto gerado pelos equívocos seja muito menor.
O treinamento dos funcionários se torna mais fácil
Com todos os processos da empresa identificados, torna-se mais fácil mostrar a novos funcionários quais são suas funções e quais problemas podem surgir. Dessa forma, os treinamentos fornecidos para capacitar sua equipe se tornam mais rápidos e eficientes, o que resulta em profissionais de alta qualidade e bom conhecimento da organização.
Quer entender melhor o que é mapeamento de processos? Temos um artigo que pode lhe ajudar!
Melhor comunicação dentro do ambiente de trabalho
Com uma situação organizacional na qual todos foram treinados para saber os efeitos de suas tarefas, os contatos entre pessoas de diferentes setores ocorrerá de maneira correta e mais dinâmica. Dessa forma, com todos os funcionários a par de como a empresa funciona, muito menos tempo é perdido.
Aumento da confiança na empresa
Ao permitir uma maior capacitação dos trabalhadores, reduzir o número de empecilhos do processo produtivo e diminuir o número de erros cometidos, um mapeamento de processos faz com que qualquer produto tenha o seu nível de qualidade aumentado.
Sendo assim, todos os clientes passam a perceber a empresa com novos olhos, entendendo que ela pode realmente levá-los a suceder no que desejam. Dessa forma, o nível de confiança que esse negócio tem certamente passa a ser maior.
Confira nosso case de sucesso, Fellipelli 1.0, de mapeamento de processos!
Mas por que e como mapear os processos da minha empresa?
Com a competitividade que existe no mercado hoje em dia, as empresas precisam se adequar às novas formas de lidar com seus negócios e de gerenciamento interno, para se igualarem aos seus concorrentes. Sendo assim, é necessário, para toda empresa que deseja ser altamente competitiva, que a sua gerência se dê de forma mais embasada, racional, rápida e objetiva, e poucas ferramentas possibilitam isso como um bom mapeamento de processos.
Ficou interessado? Nós, da EESC jr. podemos lhe ajudar! Contamos com uma equipe qualificada de consultores, que apresenta experiência com mapeamento de processos. Ficaremos felizes de poder impactar positivamente o crescimento de mais um negócio.
[av_button label=’Entre em contato e faça uma consultoria!’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-producao’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’green’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]
Texto escrito por Matheus Lins Adler, Consultor de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos
0 comentários