Blog

Mapeamento de processos: o que é e qual é sua importância?
18 de abril de 2017
Mapeamento de processos: o que é e qual é sua importância?

O mapeamento de processos é de grande importância para a padronização de serviços, definição de falhas do empreendimento e criação de uma vantagem competitiva. Mas antes de falarmos sobre o que é o mapeamento e algumas metodologias para fazê-lo, achamos importante explicar o que é um processo.  

 

Mas então, o que é um processo?

 

Segundo Hammer e Champy, 1994, um processo é um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes.

Por isso, para um processo acontecer ele precisa de uma entrada (um estímulo), uma atividade e uma saída (o resultado).

Mapeamento de processosPor exemplo, uma cafeteria tem todo um procedimento para servir o seu cliente. O estímulo inicial para esse serviço é o pedido do cliente. Em seguida os funcionários realizam as suas atividades até que o pedido fique pronto. E como saída a garçonete entrega o produto final para o mesmo cliente. Tudo isso é um processo que gera um valor para o cliente, e que se é cumprido o que ele espera, há fidelização e retorno.

 

Legal, e qual é a importância de mapear um processo?

 

Fazer o mapeamento de processos trás, sem dúvidas, muitas vantagens. Entre elas se encontram:

  • Entender os pontos fortes e gargalos e oportunidades. Por exemplo, a complexidade na operação, redução de custos, gargalos nas operações, falhas de integração, atividades redundantes e entre outros.
  • Possibilidade de análises para identificar, priorizar e entender problemas, gerando uma melhoria e amadurecimento no negócio. Tais análises são fundamentais para implementar novos processos chave para o seu sucesso

E como podemos fazê-lo?

Existem diversas maneiras de fazer um mapeamento de processos. Entre eles se encontram:

  • Entrevistas, questionários, reuniões e workshops;
  • Observação de campo;
  • Análise da documentação existente
  • Análise de sistemas legados;
  • Coleta de evidências.

 

Conclusão:

Dessa forma, a partir do mapeamento de processos é possível aumentar a satisfação dos seus clientes, garantir um melhor serviços e como consequência aumentar o desempenho do seu negócio.

Saiba também como melhorar a gestão do seu estoque por meio do mapeamento de processos

Caroline Kanehira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias