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3 métodos que vão inovar a resolução de problemas na sua empresa
20 de junho de 2022
3 métodos que vão inovar a resolução de problemas na sua empresa

O que são métodos de resolução de problemas?

Para encontrar soluções de problemas que lidamos constantemente, é imprescindível utilizar metodologias ágeis, as quais consistem em um conjunto de estratégias orientadas a melhorar os processos de forma contínua, alcançando resultados de forma eficiente e organizada, fator determinante para o desempenho do negócio.

Esses métodos têm como finalidade aprimorar a gestão da sua empresa, mobilizando conhecimentos que permitam o planejamento, execução de estratégias e melhoria da capacidade de resolução de problemas.

Nesse sentido, eles possibilitam alavancar o desempenho dos processos produtivos e colaboram para que a empresa esteja sempre alinhada com as frequentes mudanças do mercado, e, dessa forma, inovando e adaptando-se gradativamente para conquistar destaque perante à concorrência.

O ciclo PDCA

O ciclo PDCA é uma técnica de melhoria contínua dos processos que consiste em quatro etapas: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar), Action (agir)

Esse método de gestão tem como objetivo acelerar e aperfeiçoar as atividades de uma empresa identificando seus problemas, as causas e suas possíveis soluções.

A cada aplicação, encontram-se resultados distintos e eles serão utilizados de forma cumulativa posteriormente. Ou seja, o seu uso contínuo alcança maior sucesso na resolução de problemas. 

Além disso, o PDCA permite a identificação de falhas e pode ser utilizado tanto como método de implementação de novas ideias quanto para a solução de problemas, podendo ser desdobrado em vários níveis de uma organização sendo desde a direção até a operação conjunto de estratégias orientadas.

  1. Plan (planejamento):

Nessa etapa um plano de ação é realizado, o qual define os passos a serem seguidos para que os problemas levantados sejam resolvidos. Nela, estratégias serão desenvolvidas, elencando:

  • Os objetivos e metas a serem atingidas;
  • O caminho a ser percorrido;
  • As ferramentas que vão ser utilizadas;
  • Quais serão os responsáveis pela execução do PDCA.
  1. Do (execução):

De acordo com o plano de ação estabelecido, nesta segunda etapa será realizado o trabalho que foi planejado.

  1. Check (checar):

O terceiro passo checa os resultados obtidos, analisando diferenças entre o que foi estabelecido na primeira etapa e as ações realizadas. Assim, é possível verificar erros e falhas.

  1. Action (agir): 

Nessa última etapa, a atuação é feita com base nos resultados distintos visando mitigar o problema existente. Caso não haja, é traçado um padrão e conclui-se o plano.

Para exemplificar, essa ilustração aborda os passos a passos do método:

Fonte: WCA.

Design thinking

Assim como o PDCA, o design thinking é outra abordagem para resolução de problemas que se utiliza da criatividade e inovação de forma prática para a elaboração produtos e serviços a partir de diversas ideias com foco no usuário, para que possamos entregar da melhor forma possível. Essa abordagem é dividida em 5 etapas, sendo elas: imersão, síntese, ideação, prototipação e testes.

  1. Preliminar

Nesta etapa, temos como objetivo central entender o problema, buscando sempre ouvir, anotar e ver as dores e necessidades do usuário.. Para isso, é comum haver ações como entrevistas quantitativas e qualitativas, pesquisas do tipo pra quem, onde, quando, quem, como será feito para que possamos mapear o problema como um todo da melhor maneira possível.

  1. Síntese

É nessa etapa onde fazemos o tratamento dos dados da etapa preliminar, ou seja, a análise, organização e criação de relações dos dados. É considerada a etapa mais densa e longa e é nela onde são utilizadas diversas ferramentas, como mapa de empatia, mapa de experiência do usuário, diagrama de Venn para que os dados coletados sejam organizados de forma eficiente e intuitiva.

  1. Ideação

Organizado os dados, agora é o momento onde ocorre o brainstorming e organização de idéias e insights de soluções focadas no usuário. É importante ressaltar que todas ideias devem ser ouvidas e nenhuma deve ser julgada ainda, pois todas possuem o mesmo potencial de gerar grandes resultados.

  1. Prototipação

Essa é a fase nas quais as ideias geradas na etapa anterior são tiradas do papel e colocadas em prática. Para isso, são feitos protótipos baseados nos insights e é observado se este atende aos objetivos para que consigamos validá-los. Vale ressaltar que serão feitos vários protótipos e eles vão sendo aprimorados conforme vemos sua viabilidade, isto é, se é possível e se faz sentido produzi-lo.

  1. Teste

É nessa última etapa que os protótipos que fizemos são testados no mercado para que recebam feedbacks dos usuários, garantindo um constante aprimoramento do produto ou serviço.

Nominal group technique (NGT)

Nominal group technique ou NGT é mais uma metodologia utilizada para resolução de problemas que você pode aplicar no seu negócio, na qual consiste em cinco etapas:

  1. Introdução

Nesta etapa, um membro da equipe, denominado facilitador, explica para o restante do grupo sobre o problema e como o processo funcionará, assegurando que todos entendam por completo

  1. Silêncio

Esclarecido todas as informações iniciais sobre o problema, agora todos os membros da equipe ficam em silêncio de 5 a 10 minutos para que pensem em todas as ideias que vierem na mente (brainstorming) e escrevam em um papel, seja ele post-it ou qualquer outra folha. Vale ressaltar que não pode haver nenhuma comunicação nesse período e ninguém pode ler as anotações do outro para que possamos garantir um momento de concentração para todos.

  1. Compartilhamento das ideias

Neste momento, o facilitador define uma ordem de fala para que os membros falem em turnos 1 ideia de cada vez, garantindo que todos possam contribuir de forma igualitária. Enquanto isso, o facilitador vai anotando em uma lousa ou qualquer outro lugar visível para que todos possam visualizar. Não é permitido nenhuma discussão ou julgamento das ideias, porém os membros da equipe podem sim ir anotando mais ideias que vierem na mente durante o período de compartilhamento.

  1. Discussão

Agora é feito uma discussão em turnos, no qual se discutirá cada ideia que foi anotada individualmente. Vale ressaltar que nesse momento é permitido apenas perguntas para entender melhor a ideia e consequentes respostas de explicação, ou seja, sem julgamentos e sem ranquear as ideias. Cabe ao facilitador assegurar que todos contribuam e que não passe um tempo longo em uma ideia individual, para que não crie um momento cansativo e desgastante.

  1. Ranqueamento

Neste momento as ideias são ranqueadas utilizando o voto múltiplo (multi voting), que consiste em várias etapas:

  • primeiramente, enumera-se todas as ideias;
  • após isso, decide-se quantas ideias vão estar no final do processo
  • agora, cada participante selecionará uma quantidade de ideias (definida na etapa anterior e dará uma nota para cada uma, no qual quanto mais alto maior a prioridade dela
  • em seguida, haverá a contagem de votos, em que o facilitador coletará os papéis de cada participante e escreverá em um lugar visível, somando a pontuação de cada ideia escolhida

Essa forma de voto garante que os participantes da equipe não sejam influenciados pelo voto dos outros. Como resultado do processo, haverá um ranking das ideias mais votadas até as menos votadas de forma honesta e eficaz.

Como a EESC jr. pode te ajudar?

Após você ter conhecido melhor sobre os métodos de resolução de problemas (PDCA, Design Thinking, Nominal Group Technique), é possível aplicá-los para acelerar e aperfeiçoar o desenvolvimento da sua empresa. Porém, há diversas variáveis que precisam ser consideradas para que os problemas sejam de fato solucionados e sua gestão seja eficiente.

Na EESC jr., nós somos marcados por executar soluções personalizadas para a gestão da sua empresa, priorizando a melhor forma de resolver um determinado problema, conforme a sua complexidade. Para isso, contamos com diversas metodologias ágeis que promovem a melhoria contínua dos processos.

Esses métodos consistem em técnicas relevantes e eficazes que identificam o problema, suas causas e as possíveis soluções para que você consiga otimizar sua produção, seja tomando a melhor decisão com sua equipe, fabricando um determinado produto ou até mesmo fornecendo um serviço de maneira eficiente e personalizada para seu cliente.

Com essas soluções, é possível compreender mais a fundo sobre o funcionamento da sua empresa e suas respectivas necessidades, desdobrando todos os níveis de organização do seu empreendimento e, dessa forma, visualizando de forma assertiva os gargalos da produção, o que gera como resultado uma evolução na gestão do seu negócio, além de solucionar os problemas encontrados.

Que tal conhecer um pouco mais sobre nossas soluções, os seus benefícios e sua aplicação na prática?

Texto escrito por Surieli Garcia e Gabriel Jun Hendo Sakamoto, consultores do Núcleo de Engenharia de Produção da EESC jr. – Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura da USP de São Carlos.

Postado por:

Caroline Kanehira

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