Blog

Sensores e aquisição de dados em máquinas
4 de fevereiro de 2020
Sensores e aquisição de dados em máquinas

Nos dias atuais, os sensores estão presentes em todos os segmentos do nosso cotidiano. Desde pequenos dispositivos, como celulares, até grandes máquinas das indústrias, eles estão desenvolvendo um trabalho muito importante na aquisição de dados. Além disso, no contexto das indústrias, falar de automação industrial e não citar sensores é uma tarefa impossível.

O que são sensores?

Sensores são dispositivos capazes de detectar diversos eventos ou variações no seu ambiente e transformá-los em informações a serem processadas. Sendo assim, é necessário que os sensores sejam montados com equipamentos eletrônicos capazes de interpretar essas informações.

Seu funcionamento depende muito de suas aplicações, o primeiro grande grupo que pode ser dividido é entre sensor analógico e sensor digital. O sensor analógico, por exemplo, pode assumir qualquer valor de saída, ou seja, qualquer valor que o sensor emite para ser interpretado, usados nas medições de variação de temperatura. O digital, por sua vez, assume valores como verdadeiro e falso, usados, por exemplo, na detecção de passagem de objetos.

Algumas aplicações

No ambiente industrial, os sensores trazem inúmeras vantagens como uma maior segurança na linha de produção, pois diminuem o número de acidentes de trabalho e causam um aumento da produtividade e redução de custos e uma melhora na qualidade do produto final. Sendo assim, é imprescindível que, para o bom funcionamento de máquinas ou dispositivos, os sensores empregados estejam funcionando corretamente.

Para o uso em máquinas, podemos usar a analogia da máquina com o corpo humano. Enquanto o motor é o coração, os sensores seriam os órgãos de captação de sentidos. Dessa forma, os sensores possuem imensa importância na concepção de uma máquina. A rotina de trabalho da máquina irá depender de informações adquiridas pelos sensores, pois estes irão ordenar que a máquina continue com o seu trabalho ou não.

Interessado em desenvolvimento de máquina também? Leia já sobre como transformar sua ideia em realidade!

Os tipos de sensores

Existem diversos tipos diferentes de sensores, tantos que não seria possível citar todos eles. Entenda um pouco de como funcionam os mais comuns no nosso dia a dia.

Sensor de proximidade ou presença: Esse tipo de sensor é capaz de detectar a presença ou a distância de um objeto sem tocá-lo, apenas emitindo campos ou feixes de ondas eletromagnéticas. Possui grande vantagem por ser de simples funcionamento e por não conter nenhum dispositivo mecânico. Dessa forma, possui grande vida útil. Muito presente no nosso cotidiano em sensores de estacionamento dos automóveis, sensores de presença para o acionamento das luzes, smartphones, equipamentos de segurança, porta automáticas etc.

Sensor de luminosidade: O sensor de luminosidade, ou fotoresistor, é capaz de detectar uma variação na quantidade de luz do ambiente. O seu funcionamento se dá por conta do seu material diminuir sua resistência à passagem da corrente elétrica com o aumento da luz recebida. Muito utilizado no acionamento de faróis de carros, smartphones, lâmpadas programáveis, etc.

Sensores de temperatura acoplado a uma parede.

Sensores de temperatura: Existem diversos tipos como o termostato, termômetro e termopar. É importante, pois permite manter uma constância de temperatura, evitando assim que a temperatura do sistema varie além de certos limites definidos. Por conta disso,  é muito aplicado em equipamentos frigoríficos, ar condicionado, caldeiras e sistemas de arrefecimento em geral.

Sensores de som: O microfone pode não parecer um sensor, mas o seu funcionamento consiste em captar mudanças de som no ambiente e os converter em sinais elétricos. Eles são muito empregados no controle de ruído de máquinas, smartphones, estúdios de música, análise de vibrações, etc.

Quer saber outros meios de otimizar seus negócios? Clique aqui e saiba como as engenharias mecânica e mecatrônica podem te ajudar!

Você tem interesse em saber mais ou até mesmo utilizar algum tipo de sensor em sua empresa? Contate a EESC jr. e receba um orçamento no seu e-mail!

[av_button label=’Faça um orçamento !’ link=’manually,https://conteudo.eescjr.com.br/quero-solucao-mecanica’ link_target=” size=’x-large’ position=’center’ icon_select=’yes’ icon=’ue832′ font=’entypo-fontello’ color=’orange’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]

 

Texto escrito por Pedro Alencar, Consultor de Engenharia Mecânica e Mecatrônica da EESC jr. – Empresa Júnior de Arquitetura e Engenharia da USP São Carlos

Marcela Rampani

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produção & Ambiental

Categorias